quinta-feira, 17 de março de 2016

Martinho Lutero





      


De certeza já tivestes ouvido acerca de Martinho Lutero, se nunca, hoje você vai conhecer, porque para muitos ele foi um herói, para outros um grande servo de Deus e para outros ainda um libertador, aquele que trouxe o evangelho verdadeiro, e uns até vejam ele como um assassino. Qual é a resposta exacta então? Porém vamos analisar cada aspecto e depois saberemos a verdade a respeito desse homem.

Em 10 de Dezembro de 1483, em Eisleben, na Turíngia, nascia Martinho Lutero, podemos afirmar que Martinho Lutero foi um sacerdote da igreja católica, mas porque então se tornou ele padre? Segundo o livro Martinho Lutero, sua juventude e seus anos de estudos, entre 1483 e 1505, o livro afirma que Lutero entrou no convento para não ser submetido á justiça criminal, cujo resultado teria sido, a causa de morte, por ter matado em duelo seu colega de estudo, chamado Jerónimo Buntz, foi daí que Lutero sabendo da pena que ele poderia cumprir por causa do seu crime, se refugiou no convento dos eremitas de santo Agostinho, aí é onde ele se tornara monge e depois padre Agostiniano, porém para que ele não cumprisse a sua sentença de morte, Lutero aparentava-se que estava convertido mas não, em 1529 ele confessa que queria ser monge, e queria ser piedoso, vamos ver as palavras de Lutero.

Intercessão dos santos




É de tanto interesse e atenção que eu quis fazer essa matéria, que fala relativamente acerca da intercessão dos santos. Também não só, acredito que esse é um dos assuntos que mais faz confusão na mente das pessoas já que está relacionado com a morte e a vida depois dela. O que é afinal a intercessão dos santos? A resposta a essa pergunta é que é: A comunhão entre a igreja total de Deus, mas para falar disso, tenho primeiro que colocar cada objecção e refuta-las uma por uma.

Muitas pessoas que se dizem cristãos dizem:

1ª A intercessão não pode ser bíblica porque nenhuma pessoa ou santo está no céu. Visto que Eclesiastes9, 5, fala que os mortos não sabem de nada.

Será isso a verdade? Não. O capitulo todo mostra que até os animais têm o mesmo destino que os homens, e que o ímpio e o bom também. Será isso lógico? Não, isso só mostra que os sábios daquele tempo pensavam que o fim do homem era a morte, nesse caso mesmo, podemos ver também que o versículo fala de um fim carnal e não espiritual, visto que o próprio livro fala que o animal e o homem foram feitos com a mesma matéria e com o mesmo sopro. Eclesiastes 3,19-20. Esquecendo-se literalmente que o homem foi feito imagem e semelhança de Deus e aspira a imortalidade porque foi Deus quem concedeu ao mesmo, por isso podemos dizer que a verdade a respeito da morte chegou a ser bem revelada com Jesus que conhece perfeitamente a Deus seu pai e seu reino e o que acontece na verdade com as pessoas. Apoiar a crença da mortalidade da alma após a morte terrestre nesses versículos seria uma falta de conhecimento de Deus e sua palavra, porque a palavra de Deus amostra claramente que a alma não morre e que os mortos nunca estão inconscientes mais bem cônscio do que nós imaginamos.

Quem é a besta do apocalipse?





Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios.
2. A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera: os pés como de urso, e as fauces como de leão. Deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.
3. Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera
4.e prostraram-se diante do Dragão, porque dera seu prestígio à Fera, e prostraram-se igualmente diante da Fera, dizendo: Quem é semelhante à Fera e quem poderá lutar com ela?
5. Foi-lhe dada a faculdade de proferir arrogâncias e blasfémias, e foi-lhe dado o poder de agir por quarenta e dois meses.
6. Abriu, pois, a boca em blasfémias contra Deus, para blasfemar o seu nome, o seu tabernáculo e os habitantes do céu.
7. Foi-lhe dado, também, fazer guerra aos santos e vencê-los. Recebeu autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação,
8.e hão-de adorá-la todos os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos desde a origem do mundo no livro da vida do Cordeiro imolado (apocalipse 13,1-8).

Abrindo mais uma vez a revelação de nosso senhor Jesus Cristo, sabemos, no entanto que a besta retratada aí, se refere ao império Romano como potência perseguidora considerada colectivamente na pessoa dos imperadores, representando em parte, o anticristo. Bem, vou falar ainda só do verso um, no primeiro versículo, fala estritamente do império Romano a grande babilónia que é retratado em apocalipse 17,3. 

Quem é a meretriz do apocalipse?






O apocalipse é um livro de revelação, no entanto, sendo um livro de revelação, tem coisas ou acontecimentos de tempos futuros e não só, pode ter coisas que também aconteciam no momento, mas sem deixar de dar alusões do passado para compreender o futuro, ora, uma vez assim, o futuro revelado para são João não tardaria em chegar, afastando as revelações do fim do mundo e da nova Jerusalém, da ressurreição dos mortos e entre outros. Agora, quanto as outras coisas, a besta, a grande meretriz e os números simbólicos, são coisas de um futuro próximo, outra coisa, o apocalipse não é livro de tirar interpretações, e ideias irónicas como fazem muitas pessoas, mas um livro de conforto a igreja de Deus que era perseguida, e que a vitória seria exclusivamente de Cristo e sua igreja. Nesse tópico falarei de algumas confusões que tem havido sobre quem é a prostituta do apocalipse.

A meretriz do apocalipse é uma imagem que não pode se tomar num sentido tão literal como sendo Jerusalém, até muitos dizem que é a igreja católica, e como eu disse, o livro não é para tirar conclusões irónicas, a meretriz descrita em apocalipse 17, é a Roma, Roma imperial, mas também prefigura Jerusalém.

Sola scriptura






   

   
Sola scriptura, lat.Para só pela escritura. A bíblia é o único instrumento para se saber a verdade a respeito de Deus. Essa é a frase que muitos protestantes usam, incluindo o primeiro protestante, sendo também essa frase o inicio da reforma originada por Martinho Lutero, que afirma que a escritura é a única fonte de autoridade para o cristão e a igreja.

De acordo com o sistema protestante tudo deve estar na bíblia, o que já entra em contradição com a verdade do próprio Jesus o salvador. Primeiro, antes de afirmarem abertamente isso, deviam se fazer varias perguntas sobre aquilo que eles pensam em crer. Sendo assim, gostaria eu mesmo deixar algumas perguntas aos protestantes sobre a sola scriptura:

Sola gratia








Sola gratia, (lat.para só pela graça), a frase expressa a iniciativa absoluta e a suficiência de Deus para a salvação, assim creem os protestantes, como o reformador Martinho creu. Esse assunto é tão coerente quanto ao assunto da sola fide, para os protestantes a salvação é concedida somente pela graça como absoluta, e os católicos pensam meio diferente disso, porque a salvação é pela graça de Deus e mediante as obras da fé em Cristo Jesus

Na verdade expressando-se assim os protestantes dizem que uma vez que Jesus morreu por todos basta, é somente a fé porque a graça já está com todos. De acordo com essa tese, eles apoiam- se em certos capítulos que eles mesmo as deturpam.

Os sacramentos








 “Fiéis à doutrina das Sagradas Escrituras, às tradições apostólicas (...) e ao sentimento unânimedos Padres “, professam que “os sacramentos da nova lei foram todos instituídos por Nosso Senhor Jesus
Cristo”.(CIC 1114).

No entanto, esse maravilhoso mistério, nosso Senhor Jesus deixou em sua Igreja, sei que muitos objectam dizendo que Jesus não instituiu os sacramentos da Igreja Católica e se instituísse, simplesmente seriam só dois, quer dizer que o protestantismo admite a veracidade somente de dois sacramentos, que seriam o batismo e a eucaristia.Vendo isso, podemos dizer que é muita falta de entendimento bíblico e de uma sincera humildade, porque só quem é humilde reconhece a autenticidade do catolicismo pela bíblia, mas sem dar espaço para os protestantes, gostaria de dizer que sacramentos são sinais da presença de Jesus na sua Igreja, sendo assim, é o próprio Cristo que administra esses sacramentos, não é simplesmente um facto confirmado pela tradição, mais também pela escritura sagrada. Ora os sacramentos distinguem-se por sacramentos da fé, da salvação e da vida eterna.

Os 10 mandamentos



 
 




Fiel à Escritura e de acordo com o exemplo de Jesus, a Tradição da Igreja reconheceu ao Decálogo uma importância e um significado primordial.
Desde Sto. Agostinho, os "dez mandamentos" têm um lugar preponderante na catequese dos futuros baptizados e dos fiéis. No século XV, adotou-se o costume de exprimir os preceitos do Decálogo em fórmulas rimadas, fáceis de memorizar, e positivas, que ainda estão em uso hoje. Os catecismos da Igreja com freqüência têm exposto a moral cristã seguindo a ordem dos "dez mandamentos".

quarta-feira, 16 de março de 2016

Os milagres do salvador e os falsos milagres
















Jesus de Nazaré operou muitos milagres, mas também hoje em dia avistamos tantas propagandas de milagres por parte de nossos irmãos protestantes, mas frente a isso devemos nos perguntar, será que esses milagres demonstram a verdade como indicativo de que essas seitas são criadas por Deus e que são verdadeiros milagres? bem, para sabermos a verdade, primeiro devemos entender  realmente o que são os milagres de Jesus e para qual fim.

Os milagres de Jesus é amor, são feitos para o bem do próximo e com a verdade anunciada e sem remuneração, mas para uma conversão verdadeira. Jesus acompanha suas palavras com incalculáveis "milagres, prodígios e sinais" (At 2,22) que manifestam que o Reino está presente nele. Atestam que Jesus é o Messias anunciado. Esses milagres acompanhavam as suas palavras, as palavras do evangelho, e isso igualmente aconteceu com os apóstolos, a medida que anunciavam, os milagres os seguiam, (Mc 16,20), então, os milagres do salvador é para esse fim, o amor e a conversão, por isso os milagres acompanhavam toda vida dele e a dos apóstolos. Mas como podemos dar conta de um milagre totalmente falso realizado por algumas seitas? Se presentearmos bem, nós podemos ver tantos protagonistas de milagres hoje em dia, assim como pastores, o seu objectivo não é a verdade e o amor ao próximo, não é a fé e a conversão verdadeira, tanto assim que podemos ver: igrejas universais e como a mundial do poder de Deus como as demais outras, milhares de pessoas se perdem, porque o pastor só está preocupado com o dinheiro do fiel, se falarmos das igrejas pentecostais, no caso de libertar, uma pessoa que está possessa, virá sempre acompanhada de acusações graves de feitiçaria e fortes adivinhações, pelo menos aqui em Angola acontece isso, e talvez na África toda ou no mundo inteiro.

Os demais apóstolos e os Bispos




 


Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu.(Mt  18,18)

Jesus autoriza seus apóstolos a autorizarem, bem é de tanta atenção e amor que devemos saber quem são na verdade os demais apóstolos e os bispos, qual a sua missão? Ora, a intenção não é a de falar sobre o apóstolo são Pedro e o papa, porque disso já escrevi muito, portanto depois dessas matérias sobre são Pedro e o papa, gostaria de falar dessa que fala exclusivamente dos demais apóstolos e os bispos. Porque se  fala então de apóstolos sem descartar os  bispos?

A castidade







Um dos dons mais perfeitos que o ser humano pode ter é aderir a castidade, que pressupõem numa vida quase perfeita, igual aquela a que Jesus nos disse: serdes perfeitos, serdes santos. Porque nosso Senhor nos convidou a santidade e perfeição?

Para termos a noção dessa grande beleza que é a castidade, podemos observar o ensinamento da Igreja que diz:

2348 Todo baptizado é chamado à castidade. O cristão "se vestiu de Cristo", modelo de
toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta segundo seu específico estado de vida. No momento do Batismo, o cristão se comprometeu a viver sua afetividade na castidade. (CIC 2348)

Não podemos chamar papa ou padre porque significa pai?





Não podemos esquecer falar do porquê chamamos papa que significa pai e padre que também possui mesmo significado, porque assim tem um versículo na sagrada Escritura que é bastante deturpado e violado pelos nossos irmãos protestantes.

E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. (Mt 23,9)

De acordo com isso, muitos deduziram que Jesus estaria condenando o título de papa e padre. Mas se observarmos bem no contexto do capitulo 23 no versículo 1 até 12, veremos que Jesus se referia a todos aqueles que se exaltam por lhes chamarem títulos grandes, ora, o título de pai não foi a única coisa condenada por Jesus.

Milagres da Santa Igreja



 


Os milagres são para crer desde que vai de acordo com a verdade, ao longo desses dois mil anos de caminhada, a Igreja de Jesus tem sinais extraordinário que também a acompanham, e uma delas é os milagres. Em si, podemos dizer que milagre é um mistério, algo incompreensível na mente humana, e de tanto espanto. Nosso Senhor Jesus realizou, e de maior número, mas nós cristãos somos convidados a ser verdadeiros milagres da humanidade, para além dos mais visíveis, por exemplos são milhares de milagres que já aconteceu e acontece na Igreja de Jesus, mas bem sabemos que os grandiosos milagres são os sacramentos, onde encontramos toda vida da graça, porque é nos sacramentos que nos encontramos e reencontramos com Jesus o nosso mestre, os milagres de hoje é para reforçar o modo de crer dos cristãos e o significado de que o reino de Deus está próximo, por exemplo o milagre de Lanciano, nos metem a pensar mais seriamente na eucaristia e na grande importância que a ela devemos dar, também se falarmos dos corpos incorruptos, lembramos que o corpo incorrupto da pessoa, só deve ser o modo de santidade que a pessoa viveu, mas com graças diferentes, porque nem todos santos têm seus corpos incorruptos, e bem sabemos, que há muitos sobre as curas miraculosas que a oração do santo terço já operou.

Sobre os dois Julgamentos






A crença no julgamento é uma verdade que a Santa Igreja segundo o Espírito que Jesus deixou, ela formulou bem essa verdade que é bem imposta na sagrada escritura e na sagrada tradição, assim eu vou me basear todos ensinamentos aqui posto segundo a Santa Igreja.
Juízo (lat: iudicium, julgamento ou tribunal).

Jesus julgará segundo as obras de cada um, por isso devemos nos esforçar em fazer o bem e viver no amor, porque só quem ama, conhece á Deus, porque ele é luz (1jo 1,5).

segunda-feira, 14 de março de 2016

"Igreja Não são as paredes, mas sim as pessoas?






Esse assunto de bastante controvérsia no protestantismo é um dos mais importantes tema a se referir, porque os hereges, para justificarem suas falsas igrejas acabam dizendo que "igreja não salva ninguém" e que igreja não são as paredes mas sim os fiéis. Até certo ponto não podemos negar isso, mas onde parte a heresia entao? Pois bem, a heresia consiste em afirmarem abertamente e exclusivamente que a Igreja de Cristo são os fiéis.

Para que isso se enxerga, devemos olhar na própria bíblia que é a única autoridade de fé dos protestantes e ao mesmo tempo uma das autoridades de fé para os cristãos verdadeiros e filhos da virgem santa Maria, neste pequeno tópico, chamo pequeno tópico porque será rápido desmascarar os hereges, no entanto vocês devem saber que os protestantes dizem que igreja são os fiéis e não as paredes não com entusiasmo de valorizar os cristãos, mas sim para negar a veracidade do catolicismo e se apoiarem para criar um pluralismo religioso, caindo no erro de que igreja é seu coração, não importa em que igreja estejas, "todas são boas e más, o que importa é seu coração". Essa é alegação de muitos falsos cristãos. Mas tudo bem, vamos ver o que o nosso salvador disse:

São Pedro e o primado














Queria poder fazer essa matéria em sua defesa, porque há muita ignorância bíblica e histórica no que tem haver com o primado de são Pedro. Muitos dizem que Pedro não tinha nenhuma primazia entre os apóstolos. Assim como a bíblia e não eu, ela diz.

E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus (16,18-19)

Jesus, escolhe Pedro para ser o primeiro e fundar sua Igreja, a ser a pedra visível da unidade dela, e promete a Pedro todo o poder sobre a Igreja, de acordo com o trecho lido.

Seio de Abraão





No entanto, a verdade a respeito da morte é um assunto muito importante e bastante confuso nas mentes de certas pessoas, assim, depois dos grandes assuntos como inferno e purgatório já feitas, quis fazer essa, que fala exclusivamente sobre seio de Abraão.

Para entender isso, primeiro temos que saber o que os homens acreditavam na verdade a respeito da morte e a diferença do fim do homem bom e o pecador, assim diz a bíblia.

Portanto, age com sabedoria, mas não deixes que os seus cabelos brancos desçam em paz à morada dos mortos (1Rs 2,6)
Um mesmo destino para todos: há uma sorte idêntica para o justo e para o ímpio, para aquele que é bom como para aquele que é impuro, para o que oferece sacrifícios como para o que deles se abstém. O homem bom é tratado como o pecador e o perjuro como o que respeita seu juramento.
3. Entre tudo que se faz debaixo do sol, é uma desgraça só existir para todos um mesmo destino: por isso o espírito dos homens transborda de malícia, a loucura ocupa o coração deles durante a vida, depois da qual vão para a casa dos mortos (Eclesiastes 9,2-3)

O Purgatório



      



É muito comum em vários grupos religiosos desconhecerem essa verdade, porque afinal de conta tem a ver com a verdade a respeito da morte. Na verdade o assunto é muito ignorado e caluniado, mas também é uma verdade que a Igreja de Jesus, com o Espírito Santo de Deus, que é o Espírito da verdade, formulou e viu bem imposta na sagrada escritura e na tradição acerca da veracidade do purgatório.

É verdade que o termo purgatório não aparece na bíblia como várias verdades da fé, assim por exemplo: a palavra Trindade e muito mais. Assim, purgatório é um estado de purificação dos cristãos, ao deixarem essa vida com pequenas máculas, passam para um estado de purificação para assim serem purificados de toda mácula, porque nada de impuro entrará nele. No entanto, esse assunto aparenta ser ridículo para os hereges protestantes, mas duma maneira explícita e compreendida, a bíblia ensina essa verdade, assim o apóstolo são Pedro em sua primeira carta diz que:

O Inferno



 









Inferno (do latim infernus, inferior, que fica em baixo) é o nome dado ao estado dos condenados, no antigo testamento, essa crença já era partilhada e era chamada de "sheol", lugar onde se reuniam todos os mortos, bons e maus (Dt 32,22;1Rs 2,6; Prov 9,18;etc), depois do cativeiro surge a crença de um outro lugar de punição escatológica (Is 66,24), a geena, onde os pecadores são atormentados eternamente pelo fogo, essa era na verdade uma visão do profeta, assim, a geena, era um vale ao sul de Jerusalém que era usado, para sacrifícios pagãos de crianças pelo fogo. O profeta Jeremias amaldiçoou o lugar e disse que seria um lugar de morte e corrupção. Desse modo, o termo era identificado, como o lugar de castigo eterno com torturas e fogo para os maus.

O Céu















Céu é a morada de Deus e seus anjos, em companhia com a virgem Maria e todos bem-aventurados, o céu é muito mais que aquilo que nós pensamos. Assim diz a bíblia, aquilo que não subiu ao coração do homem, e que o homem nem imaginou (1cor 2,9). Esta verdade, se encontra bem explicita na sagrada escritura e na tradição.
Então, o céu é ver a Deus tal como ele é (1Jo 3:2) o céu é contemplar Deus na sua majestade, e a sua comunhão de pai, filho e Espírito Santo, isto, é que é o céu.

Rezar pelos Mortos






 


                                                    
A crença na oração pelos mortos também é motivo de muito respeito na doutrina católica, e é para o protestantismo um problema dos mais radicais, no entanto o protestantismo condena duma maneira severa assegurando que as escrituras condena isso, mas o catolicismo ensina e incentiva a fazer tal prática que é maravilhosa aos nossos olhos. para perceber quem está certo referente o assunto, devemos entender que a Igreja é o corpo místico de Cristo. 24. Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja (Col 1,24).

Sendo assim, se nós como a Igreja de Jesus somos o corpo místico de Cristo, então essa Igreja é vasta, constituído assim por todos aqueles  que acreditam em Jesus, ora, a Igreja que é corpo de Cristo está constituído por três estados: Que são a Igreja terrestre, que é a Igreja dos peregrinos na terra, a Igreja purgante, ou seja aqueles fiéis que partiram na amizade de Deus mas não tão puros, porque precisam de serem purificados, e por fim a Igreja celeste que é a Igreja dos bem aventurados. Entretanto, a Igreja ao ensinar a prática da oração pelos mortos, coloca em causa o segundo estado que é a comunhão que nós temos com nossos irmãos falecidos que se encontram no purgatório e também faz referência a ressurreição dos mortos nos fins dos tempos. Para passar a mostrar a apologética bíblica desse assunto, devemos saber também que a bíblia aconselha a orar uns pelos outros, porque a oração do justo tem grande eficácia.

Orações



                                               
                                   
         


                                     
            

Sinal da cruz

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Glória 

Glória ao Pai e ao filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Ámen.

Pai Nosso

Pai-nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra com nos céus o pão-nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixei cair em tentação, mais livrai-nos do mal. Ámen.

Oração da Manhã

Eu vos adoro, meu Deus, e vos amo de todo o coração; dou-vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite; ofereço-vos todas as minhas acções, e peço-vos que neste dia me preserveis do pecado, e me livreis de todo o mal, Ámen.

Acto de fé

Meu Deus, eu creio tudo o que vós revelastes e a santa igreja nos ensina, porque não podeis enganar-vos nem enganar-nos. E expressamente, creio em vós único e verdadeiro Deus em três pessoas iguais e distintas: Pai, Filho, e Espírito Santo; e creio em Jesus Cristo, filho de Deus encarnado, morto e ressuscitado por nós, e que a cada um dará, segundo as suas obras, o prémio ou castigo eterno. Nesta fé quero viver e morrer. Senhor, aumentai a minha fé. Ámen. 

Acto de esperança 

Meu Deus, porque sois omnipotente, infinitamente misericordioso e fidelíssimo às Vossas promessas, eu espero da Vossa bondade que, em atenção aos méritos de Jesus Cristo, nosso Salvador, me dareis a vida eterna e as graças necessárias para a alcançar, como prometestes aos que praticassem as boas obras, que eu me proponho realizar ajudado com o auxílio da Vossa divina graça. Senhor, minha esperança, na qual quero viver e morrer: jamais serei confundido. Ámen.

Acto de caridade

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, eu Vos amo de todo o meu coração, a exemplo de Jesus; e, por Vosso amor, amo também o meu próximo como a mim mesmo. Senhor, fazei que eu Vos ame cada vez mais. Ámen.

Acto de contrição

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Ámen.

Ave-maria

Ave-maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen

Ao Anjo da guarda

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a Piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Ámen.

Dai-lhes, senhor, o eterno descanso

Dai-lhes, senhor, o eterno descanso entre os os esplendores da luz perpétua. Descansem em paz. Ámen.

Credo

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós homens foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, que procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.
Professo um só baptismo para remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há-de vir. Ámen.

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo,
Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
-Enviai, senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado,
-E renovareis a face da terra.

Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do espírito santo, fazei que apreciemos rectamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por nosso senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Alma de Cristo

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do inimigo maligno defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
Mandai-me ir para Vós,
Para que Vos louve com os Vossos Santos Pelos séculos dos séculos. Ámen.

Vem Espírito Santo

Vinde, ó santo Espírito, vinde Amor ardente,
Acendei na terra vossa luz fulgente.
Vinde, Pai dos pobres: na dor e aflições,
Vinde encher de gozo nossos corações.
Benfeitor supremo em todo o momento,
Habitando em nós sois o nosso alento.
Descanso na luta e na paz encanto,
No calor sois brisa, conforto no pranto.
Luz de santidade, que no Céu ardeis,
Abrasai as almas dos vossos fiéis,
Sem a vossa força e favor clemente,
Nada há no homem que seja inocente.
Lavai nossas manchas, a aridez regai,
Sarai os enfermos e a todos salvai.
Abrandai durezas para os caminhantes,
Animai os tristes, guiai os errantes.
Vossos sete dons concedam à alma
Do que em Vós confia:
Virtude na vida, amparo na morte,
No Céu alegria

Veni Creator Spiritus

Vem, ó Espírito Santo, E da tua luz celeste Soltando raios piedosos Nossos ânimos reveste. Pai carinhoso dos pobres. Distribuidor da riqueza, Vem, ó luz dos corações, Amparar a natureza. Vem, Consolador supremo, Das almas hóspede amável, Suavíssimo refrigério Do mortal insaciável. És no trabalho descanso, Refresco na calma ardente; És no pranto doce alívio De um ânimo penitente. Suave origem do bem, Ó fonte da luz divina, Enche nossos corações, Nossas almas ilumina. Sem o teu celeste influxo, No mortal nada há perfeito; A tudo quanto é nocivo Está o homem sujeito. Lava o que nele há de impuro, Quanto há de árido humedece; Sara-lhe quanto é moléstia, Quanto na vida padece. O que há de dureza abranda, O que há de mais frio aquece; Endireita o desvairado Que o caminho desconhece. Os sete dons com que alentas Os que humildes te confessam, Aos teus devotos concede Sempre fiéis to mereçam. Por virtudes merecidas, Dá-lhes fim que leve aos Céus; Dá-lhes eternas delícias Que aos bons prometes, meu Deus.

Angelus

V.O Anjo do senhor anunciou a Maria
R.E Ela concebeu pelo poder Espírito santo
                   Avé Maria
V.Eis a escrava do senhor.
R.Faça-se em mim, segundo a vossa palavra.
                   Avé Maria
V.E o Verbo Divino encarnou.
R.E habitou entre nós
                   Avé Maria
V.Rogai por nós, santa Mãe de Deus
R.Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Infundi, Senhor, a vossa graça, em nossas almas, para que nós, que, pela anunciação do Anjo, conhecemos a encarnação de Cristo, vosso filho, pela sua paixão e morte na cruz, sejamos conduzidos á glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo senhor nosso. Ámen.

Rainha do céu (no tempo pascal)

Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!
Ressuscitou como disse. Aleluia!
Rogai por nós a Deus. Aleluia!
D./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
C./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

      Oremos. Ó Deus, que enchestes o mundo de alegria com a ressurreição do Vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, concedei, nós vo-lo pedimos, que pela intercessão da Virgem Maria, Sua Mãe, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor nosso.

Á vossa protecção

À Vossa protecção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Santa Mãe do Redentor

Santa Mãe do Redentor, Porta do céu, estrela-do-mar socorrei o povo cristão que procura levantar-se do abismo da culpa. Vós que acolhendo a saudação do Anjo, geraste com admiração da natureza, o vosso Santo Criador, ó sempre Virgem Maria, Tende misericórdia dos Pecadores.

Rosário

Mistérios Gozosos (Segundas e Sábados)
          A anunciação do Anjo à Virgem Maria.
           A visita de Maria a Santa Isabel.
           O nascimento de Jesus em Belém.
           A apresentação de Jesus no Templo.
           A perda e encontro de Jesus no Templo.

Mistérios da Luz (Quintas Feiras)
           O baptismo de Jesus no Jordão.
           A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná.
           O anúncio do Reino e o convite à conversão.
           A transfiguração de Jesus no Tabor.
           A instituição da Eucaristia.

Mistérios Dolorosos (Terças e Sextas)
           Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
           Flagelação de Jesus, preso à coluna.
           Coração de espinhos.
           Jesus carrega a cruz a caminho do Calvário.
           Jesus é crucificado e morre na cruz.

Mistérios Gloriosos (Quartas e Domingo)
           A ressurreição de Jesus
           A ascensão de Jesus ao céu.
           A descida do Espírito Santo.
           A assunção da Santíssima Virgem ao céu.
           A coroação de Nossa Senhora, como Rainha do céu e da terra.


Salve Rainha

Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós brada, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

Oração no fim do Santo Rosário

D./ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
C./ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que, pela vida, morte e ressurreição do Vosso Filho Unigénito, nos adquiristes o premio da salvação eterna: concedei-nos, Vos pedimos, que venerando os mistérios do santíssimo Rosário da Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e alcancemos o que eles prometem. Por Cristo Senhor nosso. Ámen.

Cântico de Simeão

Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque meus olhos viram a salvação, que oferecestes a todos os povos: Luz para se revelar ás nações e glória de Israel, vosso povo.

Magnificat

A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu Israel seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

BENEDICTUS

Bendito o Senhor Deus de Israel que visitou e redimiu o seu povo, e nos deu um Salvador poderoso na casa de David, seu servo, conforme prometeu pela boca dos seus santos, os profetas dos tempos antigos, para nos libertar dos nossos inimigos, e das mãos daqueles que nos odeiam. Para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, recordando a sua sagrada aliança, e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, que nos havia de conceder esta graça: de O servirmos um dia, sem temor, livres das mãos dos nossos inimigos, em santidade e justiça, na sua presença, todos os dias da nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu povo a salvação pela remissão dos pecados, graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Lembrai-vos

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa protecção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singulares, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Ámen.

Te Deum

Nós Vos louvamos, ó Deus, nós Vos bendizemos, Senhor. Toda a terra Vos adora, Pai eterno e omnipotente. Os Anjos, os Céus e todas as Potestades, os Querubins e os Serafins Vos aclamam sem cessar: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o céu e a terra proclamam a vossa glória. O coro glorioso dos Apóstolos, a falange venerável dos Profetas, o exército resplandecente dos Mártires cantam os vossos louvores. A santa Igreja anuncia por toda a terra a glória do vosso nome: Deus de infinita majestade, Pai, Filho e Espírito Santo. Senhor Jesus Cristo, Rei da glória, Filho do Eterno Pai, para salvar o homem, tomastes a condição humana no seio da Virgem Maria. Vós despedaçastes as cadeias da morte e abristes as portas do céu. Vós estais sentado à direita de Deus, na glória do Pai, e de novo haveis de vir para julgar os vivos e os mortos. Socorrei os vossos servos, Senhor, que remistes com vosso Sangue precioso; e recebei-os na luz da glória, na assembleia dos vossos Santos. Salvai o vosso povo, Senhor, e abençoai a vossa herança; sede o seu pastor e guia através dos tempos e conduzi-o às fontes da vida eterna. Nós Vos bendiremos todos os dias da nossa vida e louvaremos para sempre o vosso nome. Dignai-Vos, Senhor, neste dia, livrar-nos do pecado. Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós. Desça sobre nós a vossa misericórdia, Porque em Vós esperamos. Em Vós espero, meu Deus, não serei confundido eternamente.

Salmo 22/23

O Senhor é meu pastor:
O Senhor é meu pastor nada me faltará.
Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes,
restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.
Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.
Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça.
A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmo 50

Tem piedade de mim:
Tem piedade de mim ó Deus, pelo teu amor!
Pela tua grande compaixão, apaga a minha culpa!
Lava-me da minha injustiça
E purifica-me do meu pecado!
Porque eu reconheço a minha culpa,
E o meu pecado está sempre na minha frente;
Pequei contra Ti, somente contra Ti,
Praticando o que é mau aos teus olhos.
Tu és justo, portanto, ao falar,
E, no julgamento, serás o inocente.
Eis que eu nasci na culpa,
E minha mãe já me concebeu pecador.
Tu amas o coração sincero,
E, no íntimo, ensinas-me a sabedoria.
Purifica-me com o hissopo, e ficarei puro.
Lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faz-me ouvir o júbilo e a alegria,
E que se alegrem os ossos que esmagaste.
Esconde dos meus pecados a tua face,
E apaga toda a minha culpa.
Ó Deus, cria em mim um coração puro,
E renova no meu peito um espírito firme.
Não me rejeites para longe da tua face,
Não retires de mim o teu santo espírito.
Devolve-me o júbilo da tua salvação,
E que um espírito generoso me sustente.
Vou ensinar os teus caminhos aos culpados,
E os pecadores voltarão para Ti.
Livra-me do sangue, ó Deus,
Ó Deus, meu salvador!
E a minha língua cantará a tua justiça.
Senhor, abre os meus lábios,
E a minha boca anunciará o teu louvor.
Pois Tu não queres sacrifício,
E nenhum holocausto Te agrada.
O meu sacrifício é um espírito contrito.
Um coração contrito e esmagado
Tu não o desprezas.
Favorece Sião, por tua bondade,
Reconstrói as muralhas de Jerusalém.
Então aceitarás os sacrifícios rituais,
Ofertas totais e holocaustos,
E no teu altar se imolarão novilhos.
Salmo 129

Do fundo do abismo, clamo a vós, Senhor;
Senhor, ouvi minha oração. Que vossos ouvidos estejam atentos à voz de minha súplica.
Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, Senhor, quem poderá subsistir diante de vós?
Mas em vós se encontra o perdão dos pecados, para que, reverentes, vos sirvamos.
Ponho a minha esperança no Senhor. Minha alma tem confiança em sua palavra.
Minha alma espera pelo Senhor, mais ansiosa do que os vigias pela manhã.
Mais do que os vigias que aguardam a manhã, espere Israel pelo Senhor, porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção.
E ele mesmo há-de remir Israel de todas as suas iniquidades.

Salmo 138/139

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Senhor, vós me perscrutais e me conheceis,
sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos.
Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos.
A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda.
Vós me cercais por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão.
Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa, ele é tão sublime que não posso atingi-lo.
Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar?
Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também.
Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar,
é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará.
Se eu dissesse: Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há-de envolver.
As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz.
Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe.
Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma.
Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.
Cada uma de minhas acções vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse.
Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios! E quão imenso é o número deles!
Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar; se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda.
Oxalá extermineis os ímpios, ó Deus, e que se apartem de mim os sanguinários!
Eles se revoltam insidiosamente contra vós, perfidamente se insurgem vossos inimigos.
Pois não hei-de odiar, Senhor, aos que vos odeiam? Aos que se levantam contra vós, não hei-de abominá-los?
Eu os odeio com ódio mortal, eu os tenho em conta de meus próprios inimigos.
Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos.
Vede se ando na senda do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade.