Sola gratia, (lat.para só pela graça), a
frase expressa a iniciativa absoluta e a suficiência de Deus para a salvação, assim creem os protestantes, como o reformador Martinho creu. Esse assunto é tão coerente quanto ao assunto da sola fide, para
os protestantes a salvação é concedida somente pela graça como absoluta, e os
católicos pensam meio diferente disso, porque a salvação é pela graça de Deus e
mediante as obras da fé em Cristo Jesus.
Na verdade expressando-se assim os protestantes
dizem que uma vez que Jesus morreu por todos basta, é somente a fé porque a graça
já está com todos. De acordo com
essa tese, eles apoiam- se em certos capítulos que eles mesmo as deturpam.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura.
16. Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado (Mc 16,15-16)
16. Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado (Mc 16,15-16)
Jesus ao dizer quem crer será salvo, não
quer dizer que pela graça é necessário só crer para ser salvo, mas um passo
grande para a salvação das almas de cada um, o que resta a frutificação que
cada um daria crendo nas palavras dele. Segue-se
outra.
Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a
fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.
9. Não provém das obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2,8-9)
9. Não provém das obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2,8-9)
Nós católicos, sabemos bem que a salvação
é pura graça de Deus, mas porque são Paulo fala que não provém das obras? Isso
porque é da vontade de Deus que todos se salvem, mas acompanhada com as obras, ora,
a forma de o protestantismo crer na sola gratia é totalmente contestável pelas
escrituras, porque o apóstolo são João diz.
Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os
seus mandamentos.
4. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele (1 Jo 2,3-4)
4. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele (1 Jo 2,3-4)
Aqui, podemos ver um erro protestante, se
a sola gratia basta, porque são João diz que a guarda dos mandamentos é importante
para se saber quem é de Cristo e quem não é? Os católicos creem que para alguém
se salvar tem que haver a graça de Deus e a cooperação do homem, mas os
protestantes dizem que é somente a graça de Deus, nesse caso do entendimento
protestante, é o mesmo que dizer que por mais pecados que alguém possa cometer,
ele vai ser salvo. Como incitava o pai Martinho dos hereges. Seja um pecador, e peca fortemente, mas creia ainda mais fortemente
(Grisar:206).
Essa, é a frase de Lutero, assim podemos
dizer que crendo na sola gratia, somente reverteria á muitos problemas quanto
ao nosso modo de viver e a nossa vida espiritual, mas os protestantes ao crer
também nisso, ficam com uma plena certeza de salvação. Quer dizer, pela graça de Deus todos já estão salvos, mas de
facto nós católicos sabemos que não é assim, porque a bíblia mostra e destrói a
sola gratia toda.
Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em
servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros
(1 Coríntios 9,27)
Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia
(1corintio 10,12)
Enquanto, pois, subsiste a promessa de entrar no seu
descanso, tenhamos cuidado em que ninguém de nós corra o risco de ser excluído
(Hebreu 4,1)
Com a esperança de conseguir a ressurreição dentre
os mortos.
12. Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo.
13. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente,
14. Persigo o alvo, rumo ao prémio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo (Filipenses 3,11-14)
12. Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo.
13. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente,
14. Persigo o alvo, rumo ao prémio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo (Filipenses 3,11-14)
Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar
até o fim será salvo". Estas são as próprias palavras de Jesus.
Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim,
renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me..."
(Lucas 9,23-24)
Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não
relaxarmos" (Gálatas 6,9)
Com esses capítulos, podemos ver que apenas a graça não é a suficiência
absoluta de salvação, porque a bíblia toda mostra a ambiguidade de salvação
para muitos, inclusive o apóstolo são Paulo, porque há pecados que nos tiram a
graça santificante, falo do pecado mortal que a bíblia diz:
toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte (1 Jo 5,17). Com
efeito, a graça só, não basta, porque essa graça pode ser apagada com o pecado
mortal, e o apóstolo são Paulo tinha receio de perder essa graça da salvação, o
protestante que pensa ser salvo só por meio da graça, está enganado, por isso
Jesus deixou o sacramento da penitência que nos devolve a graça depois de
termos pecado seguidamente do baptismo.
Obter a salvação é cooperar com a graça
de Deus mediante a fé, (Tg 2,21-22), é cumprir os
mandamentos: Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer
de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus:
17. Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.
18. Quais? Perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,
19. Honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo (Mt 19,16-19). Obter a salvação, é se esforçar em ser santo e perfeito como o pai.
17. Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.
18. Quais? Perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,
19. Honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo (Mt 19,16-19). Obter a salvação, é se esforçar em ser santo e perfeito como o pai.
Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai
celeste é perfeito (Mt 5,48)
A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede
também vós santos em todas as vossas acções, pois está escrito (1Pd 1,15)
Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a
santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor (Hb 12,14)
Bem, é ser santo e perfeito que possuiremos
a salvação, porque com a santidade se vê a Deus, e essa santidade, conseguimos
exclusivamente através das nossas obras pela graça que nos foi dada, e não
somente da graça, porque a graça foi derramada por todos inclusive aos mundanos. Agora vai me dizer que os mundanos
também serão salvos?
De facto, seremos salvos pelas nossas obras mediante
a fé e a graça que já nos foi dada e que devemos conquistar cada vez mais, pelas
nossas boas obras (Mt 25,31-46.2; Coríntios 5,10).
Escrito por: Benedictus Manuel
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