quinta-feira, 17 de março de 2016

Sola gratia








Sola gratia, (lat.para só pela graça), a frase expressa a iniciativa absoluta e a suficiência de Deus para a salvação, assim creem os protestantes, como o reformador Martinho creu. Esse assunto é tão coerente quanto ao assunto da sola fide, para os protestantes a salvação é concedida somente pela graça como absoluta, e os católicos pensam meio diferente disso, porque a salvação é pela graça de Deus e mediante as obras da fé em Cristo Jesus

Na verdade expressando-se assim os protestantes dizem que uma vez que Jesus morreu por todos basta, é somente a fé porque a graça já está com todos. De acordo com essa tese, eles apoiam- se em certos capítulos que eles mesmo as deturpam.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
16. Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado (Mc 16,15-16)

Jesus ao dizer quem crer será salvo, não quer dizer que pela graça é necessário só crer para ser salvo, mas um passo grande para a salvação das almas de cada um, o que resta a frutificação que cada um daria crendo nas palavras dele. Segue-se outra.

Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.
9. Não provém das obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2,8-9)

Nós católicos, sabemos bem que a salvação é pura graça de Deus, mas porque são Paulo fala que não provém das obras? Isso porque é da vontade de Deus que todos se salvem, mas acompanhada com as obras, ora, a forma de o protestantismo crer na sola gratia é totalmente contestável pelas escrituras, porque o apóstolo são João diz.

Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos.
4. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele (1 Jo 2,3-4)

Aqui, podemos ver um erro protestante, se a sola gratia basta, porque são João diz que a guarda dos mandamentos é importante para se saber quem é de Cristo e quem não é? Os católicos creem que para alguém se salvar tem que haver a graça de Deus e a cooperação do homem, mas os protestantes dizem que é somente a graça de Deus, nesse caso do entendimento protestante, é o mesmo que dizer que por mais pecados que alguém possa cometer, ele vai ser salvo. Como incitava o pai Martinho dos hereges. Seja um pecador, e peca fortemente, mas creia ainda mais fortemente (Grisar:206).

Essa, é a frase de Lutero, assim podemos dizer que crendo na sola gratia, somente reverteria á muitos problemas quanto ao nosso modo de viver e a nossa vida espiritual, mas os protestantes ao crer também nisso, ficam com uma plena certeza de salvação. Quer dizer, pela graça de Deus todos já estão salvos, mas de facto nós católicos sabemos que não é assim, porque a bíblia mostra e destrói a sola gratia toda.

Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros (1 Coríntios 9,27)

Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia (1corintio 10,12)

Enquanto, pois, subsiste a promessa de entrar no seu descanso, tenhamos cuidado em que ninguém de nós corra o risco de ser excluído (Hebreu 4,1)

Com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos.
12. Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo.
13. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente,
14. Persigo o alvo, rumo ao prémio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo (Filipenses 3,11-14)

Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo". Estas são as próprias palavras de Jesus.
Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me..." (Lucas 9,23-24)

Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos" (Gálatas 6,9)

Com esses capítulos, podemos ver que apenas a graça não é a suficiência absoluta de salvação, porque a bíblia toda mostra a ambiguidade de salvação para muitos, inclusive o apóstolo são Paulo, porque há pecados que nos tiram a graça santificante, falo do pecado mortal que a bíblia diz: toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte (1 Jo 5,17). Com efeito, a graça só, não basta, porque essa graça pode ser apagada com o pecado mortal, e o apóstolo são Paulo tinha receio de perder essa graça da salvação, o protestante que pensa ser salvo só por meio da graça, está enganado, por isso Jesus deixou o sacramento da penitência que nos devolve a graça depois de termos pecado seguidamente do baptismo.

Obter a salvação é cooperar com a graça de Deus mediante a fé, (Tg 2,21-22), é cumprir os mandamentos: Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus:
17. Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.
18. Quais? Perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,
19. Honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo (Mt 19,16-19).
Obter a salvação, é se esforçar em ser santo e perfeito como o pai.

Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48)

A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas acções, pois está escrito (1Pd 1,15)

Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor (Hb 12,14)

Bem, é ser santo e perfeito que possuiremos a salvação, porque com a santidade se vê a Deus, e essa santidade, conseguimos exclusivamente através das nossas obras pela graça que nos foi dada, e não somente da graça, porque a graça foi derramada por todos inclusive aos mundanos. Agora vai me dizer que os mundanos também serão salvos?

De facto, seremos salvos pelas nossas obras mediante a fé e a graça que já nos foi dada e que devemos conquistar cada vez mais, pelas nossas boas obras (Mt 25,31-46.2; Coríntios 5,10).

Escrito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário