segunda-feira, 14 de março de 2016

O Céu















Céu é a morada de Deus e seus anjos, em companhia com a virgem Maria e todos bem-aventurados, o céu é muito mais que aquilo que nós pensamos. Assim diz a bíblia, aquilo que não subiu ao coração do homem, e que o homem nem imaginou (1cor 2,9). Esta verdade, se encontra bem explicita na sagrada escritura e na tradição.
Então, o céu é ver a Deus tal como ele é (1Jo 3:2) o céu é contemplar Deus na sua majestade, e a sua comunhão de pai, filho e Espírito Santo, isto, é que é o céu.

Será o céu um lugar? Sobre este particular, nada declaram nem a Igreja, nem a divina revelação. A antiga imagem do mundo, que está na base das expressões bíblicas sobre o céu, encontra-se hoje muito superada pelos progressos dos conhecimentos científicos, assim como muito diferente da de hoje é a linguagem original. Do interior dessa casca de antigas ideias e modos de falar há que retirar a medula da doutrina, revelando-se-nos então o conceito do céu, mas com um sentido qualitativo, despido, quanto  possível, de afirmações locais e espacias, e que talvez  pudesse traduzir-se por  esta forma: "Céu  é o ambiente de Deus, seus anjos e santos, da consumação e da salvação"

Sabemos que o essencial do céu é uma felicidade indizível, que consiste na visão beatífica, ou seja, na manifestação, a cada um, do próprio Deus, aquém seremos semelhantes, «porque o veremos como ele é» (1Jo 3,2).

Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
21. Que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura (Flp 3,20-21)

Viver no Céu é "viver com Cristo". Os eleitos vivem "nele", mas lá conservam - ou melhor, lá encontram – sua verdadeira identidade, seu próprio nome. (Parágrafo relacionado 1011)» (CIC 1025).

Escrito por: Benedictus Manuel

Esplendor da Verdade Católica

Sem comentários:

Enviar um comentário