quinta-feira, 17 de março de 2016

Os sacramentos








 “Fiéis à doutrina das Sagradas Escrituras, às tradições apostólicas (...) e ao sentimento unânimedos Padres “, professam que “os sacramentos da nova lei foram todos instituídos por Nosso Senhor Jesus
Cristo”.(CIC 1114).

No entanto, esse maravilhoso mistério, nosso Senhor Jesus deixou em sua Igreja, sei que muitos objectam dizendo que Jesus não instituiu os sacramentos da Igreja Católica e se instituísse, simplesmente seriam só dois, quer dizer que o protestantismo admite a veracidade somente de dois sacramentos, que seriam o batismo e a eucaristia.Vendo isso, podemos dizer que é muita falta de entendimento bíblico e de uma sincera humildade, porque só quem é humilde reconhece a autenticidade do catolicismo pela bíblia, mas sem dar espaço para os protestantes, gostaria de dizer que sacramentos são sinais da presença de Jesus na sua Igreja, sendo assim, é o próprio Cristo que administra esses sacramentos, não é simplesmente um facto confirmado pela tradição, mais também pela escritura sagrada. Ora os sacramentos distinguem-se por sacramentos da fé, da salvação e da vida eterna.

Para explicar cada uma delas e suas raizes bíblicas, quis então assim colocar os sacramentos segundo a Igreja de Deus.

1ªBaptismo
2ªConfirmação (crisma)
3ªEucaristia
4ªPenitencia (Reconciliação)
5ªUnção dos enfermos
6ªOrdem
7ªMatrimónio.

Esses são os sacramentos da nova aliança e da igreja de Jesus para salvação das almas, pela qual ele é o único caminho da salvação. Portanto, indo ao objectivo, gostaria de falar de uma forma ordenada ao que se vê.
 
Baptismo: 

De facto todos sabemos que Jesus instituiu esse sacramento, quando disse: Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mt 28,19). E sua extrema importância (Jo 3,5).

Confirmação (crisma):

De acordo com isso, a bíblia nos diz que: Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João.
15. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo,
16.visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus.
17. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.
18. Quando Simão viu que se dava o Espírito Santo por meio da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo (Actos 8,15-18)
Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6. E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam. (Actos 19,5-6).

Catecismo da igreja católica sobre o sacramento da confirmação

1290 Nos primeiros séculos, a Confirmação constitui em geral uma só celebração com o Baptismo, Formando com este, segundo a expressão de São Cipriano, um “sacramento duplo”. Entre outros motivos, A multiplicação dos baptizados de crianças e isto ao longo do ano todo e a multiplicação das paróquias (rurais), (multiplicação) que amplia as dioceses, não permitem mais a presença do Bispo em todas as
Celebrações batismais. No Ocidente, visto que se deseja reservar ao Bispo a complementação do Baptismo, Se instaura a separação dos dois sacramentos em dois momentos distintos. O Oriente manteve juntos os Dois sacramentos, tanto que a Confirmação é ministrada pelo presbítero que batiza. Todavia, este não o
Pode fazer senão com o “mýron” consagrado por um Bispo.

1291 Um costume da Igreja de Roma facilitou o desenvolvimento da prática ocidental graças a Uma dupla unção com o santo crisma depois do Batismo: realizada já pelo presbítero sobre o neófito, ao Sair este do banho batismal, ela é terminada por uma segunda unção, feita pelo Bispo na fronte de cada Um dos novos batizados. A primeira unção com o santo crisma, a que é dada pelo presbítero,
Permaneceu ligada ao rito batismal; ela significa a participação do batizado nas funções profética, Sacerdotal e régia de Cristo. Se o Batismo é conferido a um adulto, há uma só unção pós-batismal, a da Confirmação.

1292 A prática da Igreja do Oriente sublinha mais a unidade da iniciação cristã. A da Igreja latina Exprime mais nitidamente a comunhão do novo cristão com seu Bispo, garante e servo da unidade de sua Igreja, de sua catolicidade e de sua apostolicidade, e, com isto, o vínculo com as origens apostólicas da Igreja de Cristo. (cic 1290-1292).

Eucaristia:

Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós (Lc 22,19).

A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?
53. Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
54. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6,52-54).

Penitencia:

Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. (Jo 20,22-23)

Unção dos enfermos:

Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
15. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tg 5,14-15).

Ordem:

E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mt 16,18-19)
Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. (Mt 18,18)

Matrimónio:

Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne?
6. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. (Mt 19,5-6).

Bem, os sacramentos da nova aliança como vimos são7, e agora comparando com as citações, podemos ver quão grande erro o protestantismo professa, e sua pouca probabilidade de salvação, porque como já disse os sacramentos são muito necessario para nossa salvação, como vão ser salvos se não acreditam na eucaristia, na penitência, na unção dos enfermos, no matrimónio e sua indissolubilidade? É por isso que Jesus disse que sempre estaria com sua Igreja, por meio de seus sinais visíveis (MT 28, 20), e o Espírito Santo é o protagonista dessa tão grande graça, porque nele também está. O erro dos hereges em não admitirem esses sacramentos é totalmente astucioso, por isso em nada compreendem quando Jesus agonizava na cruz os símbolos perfeitos dos sacramentos, a água e o sangue brotado do lado de Jesus, imagem puríssima dos sacramentos e da salvação viva do mesmo, além da grande misericórdia de Deus. (João 19,34) (1Jo 5,6).

Escrito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário