O apocalipse é um livro de revelação, no
entanto, sendo um livro de revelação, tem coisas ou acontecimentos de tempos
futuros e não só, pode ter coisas que também aconteciam no momento, mas sem deixar
de dar alusões do passado para compreender o futuro, ora, uma vez assim, o
futuro revelado para são João não tardaria em chegar, afastando as revelações
do fim do mundo e da nova Jerusalém, da ressurreição dos mortos e entre outros. Agora, quanto as outras coisas, a besta,
a grande meretriz e os números simbólicos, são coisas de um futuro próximo, outra
coisa, o apocalipse não é livro de tirar interpretações, e ideias irónicas como
fazem muitas pessoas, mas um livro de conforto a igreja de Deus que era
perseguida, e que a vitória seria exclusivamente de Cristo e sua igreja. Nesse tópico falarei de algumas
confusões que tem havido sobre quem é a prostituta do apocalipse.
A meretriz do apocalipse é uma imagem
que não pode se tomar num sentido tão literal como sendo Jerusalém, até muitos
dizem que é a igreja católica, e como eu disse, o livro não é para tirar
conclusões irónicas, a meretriz descrita em apocalipse 17, é a Roma, Roma
imperial, mas também prefigura Jerusalém.
1. Veio, então, um dos sete Anjos
que tinham as sete taças e falou comigo: Vem, e eu te mostrarei a
Condenação
da grande meretriz, que se assenta à beira das muitas águas,
2. Com a qual se contaminaram os
reis da terra. Ela inebriou os habitantes da terra com o vinho da sua luxúria.
3. Transportou-me, então, em
espírito ao deserto. Eu vi uma mulher assentada em cima de uma fera escarlate,
cheia
de nomes blasfematórios, com sete cabeças e dez chifres.
4. A mulher estava vestida de
púrpura e escarlate, adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Tinha na mão
Uma
taça de ouro, cheia de abominação e de imundície de sua prostituição.
5. Na sua fronte estava escrito um
nome simbólico: Babilónia, a Grande, a mãe da prostituição e das
abominações
da terra.
6. Vi que a mulher estava ébria do
sangue dos santos e do sangue dos mártires de Jesus; e esta visão encheu-me
De espanto
(Apocalipse 17,1-6).
Como
se refere a Roma imperial? Sabemos que por causa das imundícies que lá havia, Roma
foi considerada como babilónia, assim são Pedro em Roma descreve Roma como babilónia.
A igreja escolhida de Babilónia saúda-vos, assim
como também Marcos, meu filho.
14. Saudai-vos uns aos outros com o ósculo afectuoso. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo (1Pd 5,13-14)
14. Saudai-vos uns aos outros com o ósculo afectuoso. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo (1Pd 5,13-14)
Sendo Roma a grande meretriz, muitos
cristãos protestantes pensam que a babilónia é a igreja católica, até porque o
apocalipse se refere á uma mulher que é uma cidade, e a igreja católica não é cidade, logo, essa
mulher só pode ser uma cidade que é Roma pagã, chamada de grande cidade (Ap
17,18.18,10,16). Além do mais, o apóstolo
são Pedro ao se referir da igreja em 1 Pd 5,13, ele diz que a igreja está em babilónia
e não que babilónia seja a igreja, babilónia é a Roma pagã, onde os cristãos
eram mortos, no entanto, não pode ser a igreja católica, há um equivoco
protestante nesta interpretação.
A mulher que viste é a grande cidade, aquela que
reina sobre os reis da terra (Ap 17,18)
Nesse sentido como já disse, todas essas
revelações do apocalipse não se fala só de Roma, mas está ligada também á
Jerusalém, no entanto Jerusalém e Roma governaram sobre os reis da terra. Mas nesse caso falo mais de Roma pagã,
por causa dos imperadores como Nero e mais.
Parados ao longe, de medo de seus tormentos, eles
dirão: Ai, ai da grande cidade, Babilónia, cidade poderosa! Bastou um momento
para tua execução (Ap 18,10,).
O verso 10 desse capítulo revela que a Roma
pagã cairia e já, e não a igreja católica que já está mais de 20 séculos, pelo
que eu saiba quem caiu foi Roma pagã e Jerusalém.
Ai, ai da grande cidade, que se revestia de linho,
púrpura e escarlate, toda ornada de ouro, pedras preciosas e pérolas (Ap
18,16).
O sentido de púrpura e escarlate, aqui
não significa roupas de cardeais católicos como alguns tentam enfatizar, significa
actos pecaminosos, como Jerusalém já fez.
Pois bem, justifiquemo-nos, diz o Senhor. Se vossos pecados forem escarlates,
tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão
brancos como a lã (Isaías 1,18), não só, se púrpura escarlate significa
pecados, ou imundícies, o mesmo se aplica a Roma pagã, porque fazia o mesmo que
Jerusalém, matando os santos de Deus e a pratica a idolatria, e lembremos, o
apocalipse foi escrito no tempo da grande perseguição dos cristãos em Roma.
A púrpura e escarlate também significa
dignidade, e imagens de grande importância, porque em Jerusalém Deus manda o
tempo ser revestido de tudo isso.
“Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino
retorcido de púrpura violeta, púrpura escarlate e de carmesim, sobre as quais
alguns querubins serão artisticamente bordados (Exodo 26,1)
5.
Separai de entre vós uma oferta para o Senhor. Todo homem de coração reto trará
esta oferta ao Senhor: ouro, prata, bronze,
6. Púrpura violeta e escarlate, carmesim, linho fino, pele de cabra, (Êxodo 35,5). A púrpura e escarlate embora que fosse a cor das roupas dos cardeais ou papas e padres, da forma que muitos dizem, também não teria nada a ver com o paganismo romano antigo, ou a grande babilónia, porque assim os sacerdotes de Deus tinham que se vestir assim também.
6. Púrpura violeta e escarlate, carmesim, linho fino, pele de cabra, (Êxodo 35,5). A púrpura e escarlate embora que fosse a cor das roupas dos cardeais ou papas e padres, da forma que muitos dizem, também não teria nada a ver com o paganismo romano antigo, ou a grande babilónia, porque assim os sacerdotes de Deus tinham que se vestir assim também.
1.
Com a púrpura violeta, a púrpura escarlate e o carmesim, fizeram-se as vestes
de cerimónia para o serviço do santuário, e os ornamentos sagrados para Aarão,
como o Senhor havia ordenado a Moisés (êxodo 39,1).
A cor não tem nada a ver com as dos
cardeais, são cores dignas. No
entanto num outro sentido que não é a de vestir, significava imundices, pecados
e muitos males, e isso quem fazia era a Roma pagã e Jerusalém, mas retrato aqui
só de Roma, embora que haja mais evidências que a prostituta do apocalipse seja
Jerusalém do que Roma, mas aqui é descrita Roma e prefigurando Jerusalém.
Transportou-me,
então, em espírito ao deserto. Eu vi uma mulher assentada em cima de uma fera
escarlate,
Cheia
de nomes blasfematórios, com sete cabeças e dez chifres (Ap 17,3)
9.
Aqui se requer uma inteligência penetrante. As sete cabeças são sete montanhas
sobre as quais se assenta a mulher.
10. São também sete reis: cinco já caíram, um subsiste, o outro ainda não veio; e quando vier, deve permanecer pouco tempo. (Ap 17,9-10)
10. São também sete reis: cinco já caíram, um subsiste, o outro ainda não veio; e quando vier, deve permanecer pouco tempo. (Ap 17,9-10)
Aqui
o assunto é bastante importante, Jerusalém está sobre 7 montes, Como
Jerusalém está toda cercada de montanhas, assim o Senhor envolve seu povo,
agora e sempre (salmos 124,2), e Roma pagã estava também edificada
sobre 7 montes. Bem os montes de
Jerusalém são:
1ªEscopus
2ªNob
3ªo Monte da
Corrupção
4ªmonte Sião
5ª A colina
sudoeste
6ªo
"Monte Ofel
7ªA
Rocha", onde foi construída a fortaleza "Antónia".
Os montes de Roma são:
1ªAventino
2ªCapitólio
3ªCélio
4ªEsquilino
5ªPalatino
6ªQuirinal
7ªviminal
Esses são os montes que pela qual Roma está sentada, mas
como Roma não tem nada a ver com Vaticano, o Vaticano, onde se situa a igreja
católica está num monte só. Isso
também quer dizer que actualmente, contando as colinas de Roma com o Vaticano
que é um país dentro dela, Roma já não tem mais 7 colinas, portanto as
interpretações de que a igreja católica está sobre sete montes é totalmente
errada, o Vaticano não ocupa nenhuma das 7 colinas de Roma, porque se encontra ao
ocidente do rio tibre, e a Roma pagã com suas 7 colinas estão na parte oriental
do rio. Isso é mostrado até no mapa.
Também
ela fala de sete Reis, esses setes reis vamos conhecer:
Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez
chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças,
nomes blasfematórios. (Ap 13,1)
10.
São também sete reis: cinco já caíram, um subsiste, o outro ainda não veio; e
quando vier, deve permanecer pouco tempo.
11. Quanto à Fera que era e já não é, ela mesma é um oitavo (rei). Todavia, é um dos sete e caminha para a perdição.
12. Os dez chifres que viste são dez reis que ainda não receberam o reino, mas que receberão por um momento poder real com a Fera (Ap 17,10-12)
11. Quanto à Fera que era e já não é, ela mesma é um oitavo (rei). Todavia, é um dos sete e caminha para a perdição.
12. Os dez chifres que viste são dez reis que ainda não receberam o reino, mas que receberão por um momento poder real com a Fera (Ap 17,10-12)
São
João nos diz de dez chifres, e depois de 7 reis, então esses 10 chifres, é o
mesmo que poder e autoridade, nesse caso nada menos que os chifres se conta
também pelos sete, mas se diz dez porque só sete são chamados de reis; porque
são simplesmente 7 reis que foram considerados verdadeiramente reis e
imperadores com força suprema, os outros três, não se conta, pois não obtiveram
o poder. Os reis são, contando todos
até os não considerados:
Octávio
Augusto (31 a.c.-14 d.C.)
Tibério
(14-37)
Calígula
(37-41)
Cláudio
(41,54
Nero
(54-68) «Neron Kaisar, grego.Nero imperador, transliteradas para o hebraico
(nrwn qsr) soma 666
Galba (68-69) «não obteve reinado e não
foi considerado rei»
Oto (69) «não obteve reinado e não foi
considerado rei»
Vitélio (69) «não obteve reinado e não foi
considerado rei»
Vespasiano (69-79)
Tito (79-81)
Cinco
caíram e falta os outros, os que caíram, era contado já a partir do reinado de Octávio Augusto até Nero, e um estava no reinado, que era
Vespasiano, e os que
caminhavam para perdição, nesse caso são João só poderia se referir a Vespasiano,
e depois desse, o seu filho Tito que reinaria por pouco tempo. Quanto aos três que não foram
considerados como cabeças, porque durante uma guerra de um ano, não obtiveram o
seu reinado, acabaram de perder, então não são mais dez, mas sete, e fala de um
que ia vir, que seria Tito filho de Vespasiano, então, Tito em seu reinado
durou pouco, meramente dois anos, foi o dirigente de uma guerra que levou a
destruição de Jerusalém e não demorou o seu reinado entre os sete, foi o que
menos reinou. Portanto, nada a ver
com os papas.
Assim
é relatada a história dos três imperadores que na verdade não foram, porque nem
duraram 1 ano sequer.
Quanto
à Fera que era e já não é, ela mesma é um oitavo (rei). Todavia, é um dos sete
e caminha para a perdição (Ap 17,11)
São
João se refere a um oitavo rei que seria parte de um dos 7, e esse, era contado
como Domiciano, (Domiciano), esse imperador seria conhecido
como um novo CEZAR NERO no qual também proclamou uma perseguição aos Cristãos, porque
Nero foi um dos maiores perseguidores dos cristãos.
Domiciano deu provas de uma grande crueldade para
com muitos, dando morte sem julgamento razoável a não pequeno número de
patrícios e de homens ilustres, e castigando
com o desterro fora das fronteiras e confisco de bens a outras inúmeras personalidades sem causa alguma. Terminou por
constituir a si mesmo sucessor de Nero na animosidade e guerra contra Deus. Efetivamente ele foi o segundo a promover a
perseguição contra nós, apesar de
que seu pai Vespasiano nada de mal planejou contra nós (História Eclesiástica de Eusébio
de Cesaréia, livro III, capítulo XVII), sendo assim,
os Cristãos acharam mesmo ele como sendo um novo Nero, mas São João diz que ele
(caminhava para perdição), isso porque ele seria o fim da Sucessão
de soberanos que pertencem a uma mesma família (dinastia),
após a destruição do Templo, Domiciano foi assassinado sem deixar herdeiros, Asua
morte marcou o final da dinastia Flaviana, bem como a instauração da dinastia Antonina
Dinastia flaviana
6º) Vespasiano
(69 - 79) (o rei que Ainda está no poder)·
7º) Tito Flávio (79 - 81) (o rei que duraria pouco)
8º) Domiciano (81 - 96) (a besta que seria um dos 7 Reis)
Dinastia
nerva-antonina
Essa
dinastia foi uma de 7 imperadores que governaram o império Romano entre 96 d.C.
e 192 d.C. e não tem nada a ver com a dinastia Flaviana.
Foram
eles:
1ªNerva,
2ªTrajano,
3ªAdriano,
4ªAntonio
Pio,
5ªMarco
Aurélio,
6ªLucio
Vero e
7ªCômodo.
Isso não
quer dizer que não haveria mais imperadores e perseguições depois destas
dinastias, porque ouve ainda muita depois destas.
Passando
para outro assunto. Foi em
ti que se encontrou o sangue dos profetas e dos santos, como também de todos
aqueles que foram imolados na terra (Ap 18,24)
Bem em Jerusalém se encontrou sangue dos
profetas e alguns santos de Jesus, mas aqui é descrita como Roma, a principal
assassina, onde se encontrou o sangue de muitos santos de Deus também, inclusive
de Pedro e Paulo.
Como já disse, é contraditório dizer que
mulher em apocalipse se trata de igreja porque o capítulo 17,18, fala bem que
mulher é uma cidade, logo Roma era uma cidade pagã e a igreja estava dentro da
cidade, que eram os apóstolos e santos de Jesus.
A igreja católica nunca foi a meretriz
do apocalipse, essa meretriz é Roma, mas prefigura também Jerusalém. O apocalipse fala de Roma agregando
também Jerusalém. Nesse sentido não
podemos considerar só Jerusalém como a única meretriz, mas juntamente com Roma
antiga, a pagã, ou seja Roma imperial e todos perseguidores do evangelho e da
igreja de Jesus. Haverá, mais
detalhe quando eu falar dos 666, sobre quem é a besta.
Escrito por: Benedictus Manuel
Roma, a Grande Meretriz, a cidade dos sete Montes
ResponderEliminarTodas as VERDADES Sobre a Grande MERETRIZ
http://missionariovinisilva.blogspot.com.br/2015/08/roma-grande-meretriz-cidade-dos-sete.html
Não pode se dar a ignorância de dizer que Roma papal é a meretriz do apocalipse, porque isso está mais que claro no post. Roma pagã é sim a meretriz do apocalipse, mas como apresentei no post, podemos tomar em duplo sentido como sendo Roma e prefigurando Jerusalém
ResponderEliminarMas a Roma pagã faz parte do passado e essa Meretriz do futuro, quando Jesus voltar. Não é isso?
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