Fiel à Escritura e de acordo com o exemplo de Jesus, a Tradição da Igreja reconheceu ao Decálogo uma importância e um significado primordial.
Desde Sto.
Agostinho, os "dez mandamentos" têm um lugar preponderante na catequese
dos futuros baptizados e dos fiéis. No
século XV, adotou-se o costume de exprimir os preceitos do Decálogo em fórmulas
rimadas, fáceis de memorizar, e positivas, que ainda estão em uso hoje. Os catecismos da Igreja com
freqüência têm exposto a moral cristã seguindo a ordem dos "dez
mandamentos".
A divisão e a
numeração dos mandamentos têm variado no decorrer da história. O presente catecismo segue a divisão
dos mandamentos estabelecida por Sto. Agostinho e que se tornou tradicional na
Igreja católica. É também a das
confissões luteranas. Os padres
gregos fizeram uma divisão um tanto diferente, que se encontra nas Igrejas
ortodoxas e nas comunidades reformadas.
Os dez
mandamentos enunciam as exigências do amor de Deus e do próximo. Os três primeiros se referem mais ao
amor de Deus, e os outros sete ao amor do próximo. Como a caridade abrange dois preceitos com os quais o Senhor
relaciona toda a Lei e os
profetas (...)
assim os próprios dez preceitos estão divididos em duas tábuas. Três foram escritos
numa tábua e sete na outra.
O Concílio de
Trento ensina que os dez mandamentos obrigam os cristãos e que o homem
justificado ainda está obrigado a observá-los. E o Concílio Vaticano II afirma a mesma doutrina:
"Como
sucessores dos Apóstolos, os Bispos recebem do Senhor (...) a missão de ensinar
atodos os povos e pregar o Evangelho a toda criatura, a fim de que os homens
todos, pela fé, pelo Batismo e pela observância dos mandamentos, alcancem a
salvação" (CIC 2064-2068).
Bem,é uma obrigação cada fiel
cumprir ainda os mandamentos, porque é
de extrema importância, da forma que Jesus responde ao Jovem rico:
17. Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.
18. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,
19. honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.(Mt 19,17-19).
Quando lhe é
feita a pergunta: "Qual é o maior mandamento da lei?" (Mt 22,36),
Jesus responde: "Amarás ao Senhor, teu Deus, de
todo o teu coração, de toda a tua alma e detodo o teu entendimento. Este é o
maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante aesse: amarás o teu
próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e
os profetas" (Mt 22,37-40). O
Decálogo deve ser interpretado à luz desse duplo e único mandamento da caridade,
plenitude da lei:
Os preceitos -
não cometerão adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás e todos os
outros - se resumem nesta sentença:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o
próximo.
Portanto, a
caridade é a plenitude da lei (Rm 13,9-10).
A Lei não foi
abolida, mas o homem é convidado a reencontrá-la na pessoa de seu Mestre, que é
o cumprimento perfeito dela. (Mt 19,21),
a lei não está acima de Jesus, mas é em Jesus que cumprimos a lei perfeita.
Escrito por: Benedictus Manuel
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