segunda-feira, 14 de março de 2016

São Pedro e o primado














Queria poder fazer essa matéria em sua defesa, porque há muita ignorância bíblica e histórica no que tem haver com o primado de são Pedro. Muitos dizem que Pedro não tinha nenhuma primazia entre os apóstolos. Assim como a bíblia e não eu, ela diz.

E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus (16,18-19)

Jesus, escolhe Pedro para ser o primeiro e fundar sua Igreja, a ser a pedra visível da unidade dela, e promete a Pedro todo o poder sobre a Igreja, de acordo com o trecho lido.

 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.

Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas (joão 21,15-17)

Jesus, escolhe Pedro para ser pastor máximo de toda Igreja, e a ninguém mais.

Eu, porém, rezei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos». (Lucas 22,32)

Pedro é o fundamento visível da unidade da Igreja, e que deve fortalecer os outros apóstolos na fé.

Nesse caso também, podemos ver Pedro sempre o primeiro a ser mencionado nas listas. (Mt 10,2; Mc 3,16; Lc 6,14. E o mais impressionante é que Pedro é o único aquém Jesus trocou o nome, a que exprime uma missão muitíssima especial. Marcos 3,16; João 1,42.

Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; (Marcos 3,16)
Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra). João 1,42.

Ficamos a saber que a troca de nome na bíblia, exprime o chamamento a uma missão mais especial que Deus nos concede, assim acontece com Abraão, Gn 17:5.vejamos:

De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos (Gn 17,5)

Indo de acordo com o mesmo, a bíblia mostra ainda a primazia de Pedro quando ele se levantou e presidiu a escolha de Matias para ocupar o lugar de Judas. (Actos 1,15-26), ainda, foi Pedro que fez a primeira pregação ao povo, no dia de Pentecostes. (Actos 2,14).

Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras (Actos 2,14).

Também Pedro presidiu o primeiro concilio na Igreja.

Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem (Actos 15,7)

No entanto, a bíblia mostra que Pedro tinha a sua primazia entre os apóstolos, agora o protestante que contraria, estorva a bíblia e a verdade de Deus. Sabendo disso, muitos protestantes ainda dizem que são Pedro nunca exerceu sua primazia em Roma. Será isso verdade? Há quanto tempo o protestante existe para tentar explicar isso? Vamos ver em Historia Eclesiástica.

Depois do martírio de Paulo e de Pedro, o primeiro a ser eleito para o episcopado da Igreja de Roma foi Lino. Ele é mencionado por Paulo quando escreve de Roma a Timóteo, na despedida ao final da carta[1].(Historia Eclesiastica Livro III cap II.
 
[1] 2 Tm 4:21.
Só assim,  Eusébio já mostra que Pedro esteve em roma. Só falta mostrar  do seu ministério.

Dos restantes seguidores de Paulo, está provado que Crescente foi enviado por ele à Gália[2]; e Lino, que é mencionado na II carta a Timóteo indican­do que se encontra com ele em Roma[3], já foi demonstrado anteriormente que foi designado para o episcopado da igreja de Roma, o primeiro depois de Pedro.( Historia Eclesiástica Livro III cap IV.8)
.

Também, no ano 180-190, santo Irineu atribuía a fundação da igreja de Roma aos gloriosos apóstolos, Pedro e Paulo, apresenta a lista dos bispos de Roma desde Pedro até o seu tempo.

Desse modo fica claro, que Pedro não só esteve em Roma, mas também lá exerceu seu episcopado e continuando a ser pastor visível da Igreja de Jesus, e como vimos, depois que sucedeu foi são Lino, assim foi as sucessões até aos nossos dias com o papa Francisco, o actual Pedro. Exercendo a primazia entre os demais bispos. Depois o protestante diz que não houve sucessões. Isso mostra que o protestante não está só a falta de conhecimento bíblico mais também histórico.

Escrito por: Benedictus Manuel






Sem comentários:

Enviar um comentário