Muitas pessoas que se dizem cristãos
dizem:
1ª A intercessão não pode ser bíblica
porque nenhuma pessoa ou santo está no céu. Visto que Eclesiastes9, 5, fala que
os mortos não sabem de nada.
Será isso a verdade? Não. O capitulo todo mostra que até os
animais têm o mesmo destino que os homens, e que o ímpio e o bom também. Será isso lógico? Não, isso só mostra
que os sábios daquele tempo pensavam que o fim do homem era a morte, nesse caso
mesmo, podemos ver também que o versículo fala de um fim carnal e não espiritual,
visto que o próprio livro fala que o animal e o homem foram feitos com a mesma
matéria e com o mesmo sopro. Eclesiastes
3,19-20. Esquecendo-se literalmente que o homem foi feito imagem e semelhança
de Deus e aspira a imortalidade porque foi Deus quem concedeu ao mesmo, por
isso podemos dizer que a verdade a respeito da morte chegou a ser bem revelada
com Jesus que conhece perfeitamente a Deus seu pai e seu reino e o que acontece
na verdade com as pessoas. Apoiar a
crença da mortalidade da alma após a morte terrestre nesses versículos seria
uma falta de conhecimento de Deus e sua palavra, porque a palavra de Deus amostra
claramente que a alma não morre e que os mortos nunca estão inconscientes mais
bem cônscio do que nós imaginamos.
Vejamos por exemplo uma das provas na bíblia.
E
eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele, (Mt 17,3).
Sabemos que Moisés já estava morto no
tempo de Jesus, e Elias já não residia no corpo, estava vivo na vida espiritual,
o que prova a imortalidade da alma, e bem vimos que no tempo de Jesus, Moisés estava
morto e Elias embora a bíblia dizer que não conheceu a morte, já não poderia
existir, porque a alma morre segundo os hereges, mas apareceram e conversavam
com Jesus. Se os mortos nada sabem e
estão dormindo, tal fenómeno nunca teria ocorrido já que o protestante crê assim. E não só, a bíblia mostra inúmeros capítulos
e versículos que confirmam e atestam a mesma realidade sobre a consciência da
alma e sua existência infinita.
Veremos agora as palavras daquele que
tem a verdade e a vida.
Não
temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes
aquele que pode precipitar a alma e o corpo na Geena. (Mt 10,28).
Mais uma vez a bíblia prova que a alma vive.
Vejamos apocalipse.
Vi
também tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de
julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de
Jesus e da palavra. (Apoc 20,4).
Desse modo aí, o
apóstolo são João mostra que as almas dos mártires estão no céu.
Sabemos,
com efeito, que ao se desfazer a tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma
casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma habitação eterna no céu.
2. E por isto suspiramos e anelamos ser sobrevestidos da nossa habitação celeste,
3.Contanto que sejamos achados vestidos e não despidos.
4. Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma veste nova por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela vida.
5. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor o seu Espírito.
6. Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor.
7. Andamos na fé e não na visão.
8. Estamos, repito cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor.
9. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe.
10. Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo. (2Corintio 5,1-10).
2. E por isto suspiramos e anelamos ser sobrevestidos da nossa habitação celeste,
3.Contanto que sejamos achados vestidos e não despidos.
4. Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma veste nova por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela vida.
5. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor o seu Espírito.
6. Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor.
7. Andamos na fé e não na visão.
8. Estamos, repito cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor.
9. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe.
10. Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo. (2Corintio 5,1-10).
Como podemos ver, o apóstolo Paulo sabia
bem do seu grande desejo e o que ia acontecer depois da sua morte, caso
aconteceria já.
Desse modo e não só, a bíblia está cheia
de vários capítulos e versículos que fala da vida após a morte. Para confirmar vejam, por exemplo: Filipenses 1,20-25; Lc 16,19-31;
Sabedoria 3,1-3.2; Pd 1,13-14; Hb12, 23; Isaías 14,9-10; 1Pd 3,19. E por fim
vejam essa que Jesus disse ao bom ladrão.
Jesus
respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23,43).
Se
Jesus fala que levaria o bom ladrão ao paraíso naquele exacto momento de hoje,
é porque sabia que depois a morte terrestre existe a vida. Agora, indo a próxima objecção.
2ª Não pode haver intercessão porque Jesus
é o único mediador, por isso não há Maria nem santos.
Outra grande falta de entendimento bíblico
é o protestantismo dizer que Jesus é o único mediador e não sabendo em qual
aspecto a mediação é só com Jesus, na verdade acho que muitas pessoas não entendem
esse termo único mediador, a bíblia ao se referir de único mediador em 1 Timóteo
2,5. Está exclusivamente dizer que Jesus é o único mediador entre a antiga
aliança e a nova, e que ele é o mais importante na história da salvação, porque
assim no versículo 6 do mesmo diz que é só Jesus que se entregou em resgate por
todos. Mas isso não é impedimento de existir intercessores, porque o mesmo
livro em seu capítulo 2,1 fala que devemos orar uns pelos outros, ou seja
interceder uns pelos outros. 1Timoteo 2,1. Além disso, são Paulo explica bem porque
Jesus é o único mediador, porque foi com Jesus que todos nós nos tornaremos
justos, vejamos. Rm 5,19. Assim como
pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim
pela obediência de um só todos se tornarão justos.
Outra particularidade, que os
protestantes deviam se perguntar é porque o apóstolo recomenda que se ore por
outros se Jesus pode muito bem-fazer isso? Portanto aí entram em uma grande contradição,
e se alguém me explicar que também o espírito santo intercede? Rm 8, 26, desse
modo podemos ainda ver que o protestantismo confunde o termo único mediador e a
intercessão dos santos, além do mais, a igreja nunca disse que Jesus não seja o
único mediador.
Os que contradizem a intercessão dos
santos dizem:
3ª É
impossível a intercessão dos santos, porque os santos não são omniscientes e omnipresentes.
Será isso também impedimento para os
santos não intercederem? Não. A própria
bíblia diz que a igreja é o corpo de Cristo, Cl 1,24. E se a igreja é o corpo
de Cristo é porque estamos unidos duma maneira totalmente inseparável, e o
apóstolo são Paulo diz que cada um é membro do outro, Rm 12,5. E ainda em Colossenses
1,18 fala que Cristo é a cabeça da igreja que é o seu corpo.
Ele
é a Cabeça do corpo, que é Igreja. Ele é o Princípio, o primogénito dentre os
mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. (Colossenses 1,18)
Nesse caso, Cristo sendo a cabeça da
igreja que é o seu corpo, faz tudo para que os membros de seu corpo funcionem
de maneira unida em direcção a cabeça que é ele mesmo, então quando um santo
intercede, é o mesmo Jesus quem intercede, pois somos um com ele como varias
vezes ele afirmou que é um com seu pai. No
entanto, Jesus faz com que seus membros funcionem de maneira unida, fazendo com
que os fiéis da terra e os santos podem interceder sim. Cristo permite essa ligação exclusivamente na sua igreja que é o
seu corpo, participando da sua omnisciência e da sua omnipresença, além do mais
se os que vivem na terra podem interceder uns pelos outros, e o que se espera
daqueles que estão mais próximo de Jesus?
4ª Não podemos dirigir nossas oraçoês a
santos porque isso é igual a invocação dos mortos, condenavelmente na bíblia.
Como podemos averiguar, essa é uma objecção
muito básica que só uma pessoa com pouco ou falta de conhecimento faz tal objecção,
porque nos termos já existe uma diferença enorme, com efeito, a intercessão dos
santos não é, invocação dos mortos, porque na invocação dos mortos a pessoa
deseja falar com um morto e ver ele, como nos atesta a própria bíblia.
Disse-lhe
então a mulher: A quem evocarei? Evoca-me Samuel.
12. E a mulher, tendo visto Samuel, soltou um grande grito: Por que me enganaste? Disse ela ao rei. Tu és Saul!
13. E o rei: Não temas! Que vês? A mulher: Vejo um deus que sobe da terra.
14. Qual é o seu aspecto? É um ancião, envolto num manto. Saul compreendeu que era Samuel, e prostrou-se com o rosto por terra.
15. Samuel disse ao rei: Por que me incomodaste, fazendo-me subir aqui? Estou em grande angústia, disse o rei. Os filisteus atacam-me e Deus se retirou de mim, não me respondendo mais, nem por profetas, nem por sonhos. Chamei-te para que me indiques o que devo fazer.
16. Samuel disse-lhe: Por que me consultas, uma vez que o Senhor se retirou de ti, tornando-se teu adversário?
17. Fez o Senhor como tinha anunciado pela minha boca: ele tira a realeza de tua mão para dá-la a outro, a Davi.
18. Não obedeceste à voz do Senhor e não fizeste sentir a Amalec o fogo de sua cólera; eis por que o Senhor te trata hoje assim.
19. E mais: o Senhor vai entregar Israel, juntamente contigo, nas mãos dos filisteus. Amanhã, tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará aos filisteus o acampamento de Israel.
20. Saul, atemorizado com as palavras de Samuel, caiu estendido por terra, pois estava extenuado, nada tendo comido todo aquele dia e toda aquela noite. (1Samuel (28,11-20).
12. E a mulher, tendo visto Samuel, soltou um grande grito: Por que me enganaste? Disse ela ao rei. Tu és Saul!
13. E o rei: Não temas! Que vês? A mulher: Vejo um deus que sobe da terra.
14. Qual é o seu aspecto? É um ancião, envolto num manto. Saul compreendeu que era Samuel, e prostrou-se com o rosto por terra.
15. Samuel disse ao rei: Por que me incomodaste, fazendo-me subir aqui? Estou em grande angústia, disse o rei. Os filisteus atacam-me e Deus se retirou de mim, não me respondendo mais, nem por profetas, nem por sonhos. Chamei-te para que me indiques o que devo fazer.
16. Samuel disse-lhe: Por que me consultas, uma vez que o Senhor se retirou de ti, tornando-se teu adversário?
17. Fez o Senhor como tinha anunciado pela minha boca: ele tira a realeza de tua mão para dá-la a outro, a Davi.
18. Não obedeceste à voz do Senhor e não fizeste sentir a Amalec o fogo de sua cólera; eis por que o Senhor te trata hoje assim.
19. E mais: o Senhor vai entregar Israel, juntamente contigo, nas mãos dos filisteus. Amanhã, tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará aos filisteus o acampamento de Israel.
20. Saul, atemorizado com as palavras de Samuel, caiu estendido por terra, pois estava extenuado, nada tendo comido todo aquele dia e toda aquela noite. (1Samuel (28,11-20).
Ora, como vimos, invocação dos mortos é
convidar alguém a aparecer a fim de falar abertamente com ele, enquanto
intercessão dos santos é pedir que se ore a favor de alguém e não um contacto
visual.
5ªNão há registos bíblicos que confirmam a
intercessão dos santos.
Será assim como pensam eles? Não, deixe
a própria bíblia provar, primeiro devemos saber que a oração do justo tem
grande eficácia e os que estão no céu já são justo.
Confessai
os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados.
A oração do justo tem grande eficácia. (Tg 5,16).
Indo directamente no assunto vamos
confirmar.
9. Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as
almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do
testemunho de que eram depositários.
10. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?
11. Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos. (Apocalipse 6,9-11).
10. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?
11. Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos. (Apocalipse 6,9-11).
Nesse ponto, gostaria que todos lembrassem
aquela passagem de são Paulo que manda rezar por todos.
Acima
de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, acções de graças por
todos os homens, (1Timoteo 2,1).
Além do mais, como já sabemos da unidade
da igreja total sendo corpo de Cristo, porque os santos de quem são João nos
fala não podem interceder por nós? Se em Apocalipse 6,9-11, eles pedem por
vingança? Também é lógico que podem e pedem a favor de nós que ainda estamos
nessa tribulação.
13. Então um dos Anciãos falou comigo e perguntou-me:
Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm?
14. Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
15. Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, (Ap 7,13-15).
14. Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
15. Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, (Ap 7,13-15).
Aqui, fala bem que os santos estão
diante do trono e servem dia e noite, imagino que esse servir não consiste só
em adorar a Deus, mas oferecer também as orações dos santos da terra como nos
fala o mesmo livro.
Quando
recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se
diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que
são as orações dos santos). (Ap 5,8).
Aqui é bem claro a intercessão dos santos. Só falta agora mostrar onde as orações
iam.
A
fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus.
AP 8,4.
As orações que se oferecia não eram para
aqueles santos que estavam no céu, visto que não teria sentido eles orarem por
eles mesmo porque já estavam salvas e eram perfeitas. Então, essas orações, eram para os fiéis da terra.
Com esses versículos, é provada a
intercessão dos santos.
Ainda encontramos alusões no antigo
testamento sobre a mesma.
Disse-me,
então, o Senhor: Mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, meu
coração não se voltaria para esse povo. Expulsai-o para longe de minha
presença! Que se afaste de mim! (Jeremias 15,1).
Ora Samuel e Moisés já estavam mortos, como
iam interceder? Bem, isso só mostra mais uma vez que Deus não pensa como os protestantes,
e porque a crença de que os santos do céu não podem interceder é satânica.
O que o
catecismo ensina sobre o mesmo?
A
intercessão dos santos. "Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos
mais intimamente Com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a
Igreja. Eles não deixam de interceder por Nós ao Pai, apresentando os méritos
que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens,
Cristo
Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o
mais valioso auxílio": (CIC, 956).
Os primeiros cristão e a intercessão dos santos.
Se um de nós partir primeiro deste mundo, não cessem as
nossas orações pelos irmãos” (Cipriano de Cartago, 200-258 d.C. Epístola 57).
O Pontífice não é o único a se unir aos orantes. Os
anjos e as almas dos justos também se unem a eles na oração” (Orígenes, 185-254
d.C. Da Oração).
Comemoramos os que adormeceram no Senhor antes de nós: patriarcas,
profetas, Apóstolos e mártires, para que Deus, por suas intercessões e orações,
se digne receberem as nossas.” (São Cirilo de Jerusalém, 315-386 d.C.
Catequeses Mistagógicas).
Não deixemos parecer para nós pouca coisa; que sejamos membros do mesmo
corpo que elas (Santa Perpétua e Santa Felicidade) (…) Nós nos maravilhamos com
elas, elas sentem compaixão de nós. Nós nos alegramos por elas, elas oram por
nós (…). Contudo, nós todos servimos um só Senhor, seguimos um só Mestre,
atendemos um só Rei. Estamos unidos a uma Cabeça; nos dirigimos a uma
Jerusalém; seguimos após um amor, envolvendo uma unidade” (Santo Agostinho,
391-430 d.C. Sermão 280,6).
Como podemos ver, a intercessão dos santos é
tão antiga como vimos nesses testemunhos dos primeiros cristãos, e não são só
esses que testemunharam, mais muitos cristãos daquela época.
Concluindo
com mais um assunto, gostaria de convidar os protestantes a lerem com muita atenção
e sem espírito de ignorância. E a
todos desejo a paz e uma boa leitura.
1. Acima de tudo, recomendo que se façam
preces, orações, súplicas, acções de graças por todos os homens,
2.Pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade.
3. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,
4.O qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. (1Timoteo 2,1-4).
2.Pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade.
3. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,
4.O qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. (1Timoteo 2,1-4).
Escrito
por: Benedictus Manuel
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