quarta-feira, 29 de março de 2017

As almas do purgatório intercedem?


Não consiste em uma matéria com fim de exigir e forçar a crença que cada um tem sobre o assunto, mas consiste em dar o meu parecer e o que acho que seja o parecer da igreja também, embora, duma maneira explícita e possível a intercessão das almas do purgatório para alguns, mas para outros,  apresenta impossibilidades de uma alma do purgatório interceder. Desde já quero deixar claro, que isso não é uma contradição em si do depositum fidei, mas simplesmente divergência de pensamentos de certos teólogos, como também tenho certeza que exista a mesma divergência no seio católico. 

Alguns sites católicos e alguns católicos, para fundamentarem a crença da intercessão das almas do purgatório apoiam-se na teologia ou nos pensamentos de certos teólogos, santos e papas como por exemplo: São João Paulo II, Santa Teresa, São Francisco de Salles, Cura dars, Belarmino, Silvio e cardeal Gotti e entre outros.
De acordo com o site Tradição em foco com Roma, mostra o seguinte os ensinamentos de São João Paulo II:

... Igreja do Céu, Igreja da Terra e Igreja do Purgatório estão misteriosamente unidas nesta cooperação com Cristo para reconciliar o mundo com Deus.” (Reconciliatio et poenitentia, 12)

Numa misteriosa troca de dons, eles [no purgatório] intercedem por nós e nós oferecemos por eles a nossa oração de sufrágio.”( LR de 08/11/92, p. 11)

Os nossos defuntos continuam a viver entre nós, não só porque os seus restos mortais repousam no cemitério e a sua recordação faz parte da nossa existência, mas sobretudo porque as suas almas intercedem por nós junto de Deus”. (02/11/94)

A Tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos mortos. O fundamento da oração de sufrágio encontra-se na comunhão do Corpo Místico... Por conseguinte, recomenda a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e o sufrágio, como testemunho de esperança confiante, apesar dos sofrimentos pela separação dos entes queridos” (LR, n. 45, de 10/11/91).

O mesmo site afirma: Outros teólogos admitem que as almas do Purgatório também intercedem por nós. Fr. Suárez e R. Belarmino admitem que é possível e lícito invocar a intercessão das almas do Purgatório. Os sínodos provinciais de Vienne (1858) e Utrecht (1865) ensinam que as almas do Purgatório podem nos ajudar com sua intercessão (Coll. I.ac. v 191, 869). Leão XIII autorizou, no ano de 1889, uma oração indulgenciada na qual se invoca a ajuda das almas do Purgatório contra os perigos do corpo e alma (ASS 22, 743 s). (Nas coleções autênticas de 1937 e 1950 não se inclui tal oração).

Segue-se ainda expressões de alguns santos:

Santa Teresa: “Tudo quanto peço a Deus por intercessão das almas do purgatório me é concedido” 

São Francisco de Salles: “No purgatório as almas estão perfeitamente conformes com a vontade de Deus. Só querem o que Deus quer.Se lhes fosse aberto o Paraíso,prefeririam precipitar-se no inferno do que apresentarem-se manchadas diante de Deus” 

Cura dArs:  “Se soubéssemos quão grande é o poder das santas almas do purgatório e quantas graças podemos alcançar por sua intercessão não seriam elas tão esquecidas

Segue-se ainda pensamentos de outros doutores.

Mas muitos outros doutores, como Belarmino, Silvio, Cardeal Gotti e outros afirmam, com muita probabilidade, que se deve crer piamente que Deus manifesta-lhes nossas orações, a fim de que aquelas santas almas rezem por nós, como nós rezamos por elas. Assim se estabelecerá entre nós e elas este belíssimo intercâmbio de de caridade. Não obsta, como dizem Silvio e Gotti, o que diz o Angélico, isto é, que as almas padecentes não se acham em estado de rezar. Uma coisa é não estar em estado de rezar e outra é não poder rezar. É verdade que aquelas almas santas não se acham em estado de orar. Como diz Santo Tomás, estando em estado de expiação, elas são inferiores a nós e por isso necessitam das nossas orações. Contudo, em tal estado, bem podem rezar, porque estão na amizade de Deus. Se um pai, apesar de seu grande amor ao seu filho, conserva-o encarcerado por alguma falta cometida, o filho, em todo o caso, não está em condições de pedir alguma coisa para si mesmo. Entretanto, por que não poderá pedir pelos outros? Por que não poderá esperar ser atendido no que pede, conhecendo o afeto que lhe tem o pai? Sendo assim, as almas do purgatório, muito mais amadas de Deus e confirmadas em graça, podem rezar por nós. Mas não é costume da Igreja invocá-las e implorar sua intercessão, porque segundo a providência ordinária, elas não têm conhecimento de nossas súplicas. Todavia, acredita-se piamente, como dissemos, que o Senhor lhes faz conhecer as nossas preces e, então, cheias de caridade não deixam de pedir por nós.

Vou repetir mais uma vez, não se trata de refutar ninguém nem ao menos um site católico, mas, prestando bem atenção nas palavras do autor que escreveu sobre a intercessão das almas do purgatório do mesmo site, ele afirma que opta na perspectiva de que as almas do purgatório intercedem, como já era crença de muitos. Pois bem, não vai ser necessário citar muitos crentes que também creem de maneira diferente, simplesmente irei me fundamentar na teologia de Santo Tomás de Aquino e na interpretação clara que o catecismo da igreja católica apresenta.

Primeiramente,porque não opto na perspectiva de as almas do purgatório intercederem por nós, é porque o CIC é claro frente a doutrina da comunhão dos santos ou da intercessção dos santos.
956  A intercessão dos santos. "Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio": (Parágrafos relacionados 1370,2683)
Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida. 

O catecismo da igreja católica é explícito ao dizer que a intercessão dos santos do céu se dá pelo facto deles estarem bem próximo do cordeiro e pelo facto de eles apresentarem os méritos alcançados na terra ao pai. Claramente como sabemos, mérito é merecimento, aptidão superioridade e bom serviço no desempenho de qualquer função. Sabendo disso, é lógico pensar e ver que nenhuma alma está no purgatório por mérito porque o mérito, uma vez eles em estado de purificação por causa dos pecados veniais cometido enquanto estavam na terra, se dá a quando da sua saída lá, porque o purgatório consiste num afastamento provisório da visão beatífica. Só na visão beatífica uma alma recebe o seu mérito, desse modo, o catecismo é claro frente a intercessão dos santos e clarifica ainda mais nessa citação:

2683  As testemunhas que nos precederam no Reino[a58] , especialmente as que a Igreja reconhece como "santos", participam da tradição viva da oração pelo exemplo modelar de sua vida, pela transmissão de seus escritos e por sua oração hoje. Contemplam a Deus, louvam-no e não deixam de velar por aqueles que deixaram na terra. Entrando "na alegria" do Mestre, eles foram "postos sobre o muito". Sua intercessão é o mais alto serviço que prestam ao plano de Deus. Podemos e devemos pedir-lhes que intercedam por nós e pelo mundo inteiro.

Existe também uma mera citação do catecismo no número 958, onde diz que as nossas orações não pode só ajuda-los mas tornar mais eficáz as suas intercessões por nós. Esse talvez seja a única citação do mesmo onde muitos se baseiam. Mas analizando bem o texto, daremos conta que aquele trecho após o ponto, trata-se de uma citação posta de qualquer teólogo que cria na intercessão das almas do purgatório, e que o mesmo está para um incentivo de orarmos por elas, porque é verdade que as nossas orações por eles tornam mais eficáz as intercessões deles após estarem na visão beatífica por nós, porque essa é a única explicação lógica para isso!

Desse modo, enquanto comparando as citações da intercessão das almas do céu é clara, e é baseada na tradição e na bíblia.Quanto a intercessão dos peregrinos aqui na terra, penso que não é necessário citar porque é claro e sabemos que intercedemos uns pelos outros aqui, e também pelas almas do purgatório e que as almas do céu intercedem por nós do mesmo modo.

Agora depois exposta o que o catecismo diz, vou me fundamentar simplesmente num grande teólogo que é Santo Tomás de Aquino. Santo Tomás mostra em sua suma II que as as lamas do purgatório não podem interceder por nós.

Los que están en el purgatorio, aunque son superiores a nosotros por su impecabilidad, son, sin embargo, inferiores en cuanto a las penas que padecen. Según esto, no están en estado de orar por nosotros, sino más bien de que se ore por ellos.(Suma theo II, q.83, artigo 11, N.3)
Los que están en este mundo o en el purgatorio todavía no gozan de la visión del Verbo para que puedan conocer lo que nosotros pensamos o decimos. Y ésta es la causa de que no imploremos en nuestras oraciones sus sufragios . A los vivos, en cambio, se los pedimos en nuestras conversaciones.” (Suma theo II, q.83, artigo 4, n 3)

No entanto, Santo Tomás no artigo onze clarifica que as almas do purgatório são superiores a nós por seu estado de impecabilidade, mas em contrapartida afirma também que eles são inferiores pelas penas que padecem, diz que de acordo a isto, essas almas não estão em estado de orar por nós, mas que se deve orar por eles. No artigo 4 ainda afirma fazendo uma comparação entre os que estão na terra e os que estão no purgatório, dizendo que os da terra e os do purgatório não gozam da visão do verbo para que possam conhecer o que nós pensamos e dissemos. Mostrando assim a causa que pela qual não podemos pedir intercessão pelas almas do purgatório. Quanto aos fiéis da terra,Santo Tomás nos diz que é contrário aos fiéis em purificação porque podemos pedir suas intercessões em nossas conversas. Exemplo: o papa pedindo que se ore a favor dele aos fiéis.

Santo Tomás, ao responder as objecções contra aqueles que se oponhem as orações aos bem-aventurados, ele diz que aos bem-aventurados, como diz São Gregório em XII Moral., se lhes manifesta no Verbo o que lhe convém conhecer de nossas coisas, e inclusive de quando se refere aos movimentos internos do coração.Contudo, o que encaixa melhor com sua excelência é que conhecem as petições a eles dirigidas de palavra ou mentalmente. E por isso se inteiram, porque Deus se lhes dá a conhecer, das petições que lhes fazemos(Suma theo II, q.83, artigo 4, n 2)

De acordo com Santo Tomás, só aos bem-aventurados é revelado este mistério, justo que os peregrinos se comunicam em suas conversações. Entretanto, a teologia deste santo doutor da igreja é clara e é reafirmada, aceite em vários concílios da igreja, ele mostra que as almas do purgatório jamais possam interceder, porque apresenta impossibilidades claras, e sabemos que as nossas orações muitas das vezes é imperfeita, ou seja, mal a fizemos, se as nossas orações são imperfeitas é porque apresenta muitas das vezes a dificuldade de as almas do céu escutarem e até mesmo a de Deus Nosso Senhor ouvi-las. Se assim é, e uma vez as orações das almas do purgatório não terem acesso ao céu, porque eles nada podem fazer por si só, é porque nossas orações carregadas de falhas jamais pode chegar até eles que é a outra falha das almas do purgatório de nos escutarem e de levarem-nas até Deus!

Portanto, são três coisas que faz com que as almas do purgatório não intercedam.

A primeira é que eles não podem nos escutar!

A segunda é que se eles não podem se ajudar pedindo a Deus, é porque não podem nos ajudar também!

A terceira é que Santo Tomás afirma que só aos bem-aventurados se lhes manifesta no Verbo o que lhe convém conhecer de nossas coisas, e inclusive de quando se refere aos movimentos internos do coração e porque Deus se lhes dá a conhecer, das petições que lhes fazemos!

Diante de tantas evidências claras, posso afirmar eu, que segundo a doutrina da santa igreja e segundo a minha opção, é que as almas do purgatório não intercedem!

Escrito por: Benedictus Manuel




4 comentários:

  1. CATECISMO
    §958 A comunhão com os falecidos. "Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrestre, desde os tempos primevos da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos (...) e, `já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados' (2Mc 12,46), também ofereceu sufrágios em favor deles." Nossa oração por eles pode não somente ajudá-los, mas também tornar eficaz SUA INTERCESSÃO POR NÓS.

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  2. realmente essa parte do catecismo trata-se de citação de certos teólogos, já santo Tomás de Aquino pensava diferente. leia a suama II de Tomás de Aquino!

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  3. Bom, não irei me prolongar... mas, a Santa Igreja NÃO possue uma palavra definitiva quanto a esse assunto, não existe NENHUM documento declarando essa veracidade se sim (elas intercedem) ou não (elas não intercedem) mais o que existe são fundamentações de Santos e doutores que de forma catequética nos apresentam suas convicções.

    Veja, por exemplo, Onias, o sumo sacerdote, e Jeremias ainda não estavam no estado unitivo, pois estavam ainda no limbo dos patriarcas, mas Judas Macabeu teve uma visão em que eles intercediam pelo povo de Israel (2 Mac 15,12-14)

    Como o exemplo acima, é possível que estas também intercedam, como as almas que estavam no Limbo dos Patriarcas também intercederam.

    Ora, “Onias (…) estava com as mãos estendidas, INTERCEDENDO por toda a comunidade dos judeus. Apareceu a seguir um homem notável (…) Esse é aquele que MUITO ORA pelo povo e por toda cidade santa, é Jeremias, o Profeta de Deus.” (2Mac 15,12-14)

    Veja o que diz o grande Santo Afonso Maria de Ligório em seu escrito "A ORAÇÃO":

    “Santa Catarina de Bolonha, quando desejava alcançar alguma graça, recorria às almas do purgatório e era imediatamente atendida. Até dizia que muitas graças, que não havia obtido pela intercessão dos santos, conseguia invocando as almas do purgatório” (Santo Afonso de Ligório, A Oração, Cap. 1, n. 16)

    Eu, particularmente CREIO SIM na intercessão das santas Almas do Purgatório!

    Convido o irmão a ler os escritos da mística Maria Simma e da princesa Eugenia Von der Leyen, que tiveram experiências em vê-las e conversar com as Almas do Purgatório, além de saberem através delas tudo sobre o que acontece naquele estado.

    Salve Maria Puríssima!

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  4. Com certeza meu amigo, a Igreja não deu um parecer definitivo, tudo que temos são opiniões de teólogos e santos. Mas em um trecho do catecismo torna claro que a intercessão dos santos dá -se "Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio": (Parágrafos relacionados 1370,2683)

    Note amigo que o ensinamo da Igreja trata da intercessão dos santos pelo facto de os "habitantes do céu estarem mais unidos a Cristo " ou seja que a união da Igreja celeste é mais perfeita com Cristo, não estou dizendo que a igreja terrestre o purgante não esteja unida a Cristo, mas só que não estão de um modo perfeito unidas a Cristo. Outro porém é o facto de as almas do purgatório estarem eu um estado de necessidade perfeita e sem autoajudar-se. O que torna diferente da igreja terrena, que estão também em estado de necessidade mas com possibilidade de reverter o quadro por si só ou clamando a ajuda de outros. Portanto a minha opinião é que elas não intercedem, pois estão mais em estado de necessidade do que nós! É o que Santo Tomás sempre dizia.

    Um abraço amigo.

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