terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Quem se salva?




Existe uma grande problemática quanto a questão sobre quem se salva e quem não se salva. Ora, sobre isso talvez teria muito a dizer já que isso não abranja só no contexto divisório das igrejas, mas também sobre o ateísmo. Nesse pertinente assunto, não falarei sobre a salvação do protestantismo, já que sobre isso já falei numa matéria sobre Extra Ecclesiam nulla salus (Fora da igreja nao há salvação) Desse modo, me restritarei  só a falar sobre quem se salva, já num contexto geral, ressaltando os que se encontram no caminho da condenação.
Primeiramente devemos saber e entender que Deus quer que todos se salvem: 

11 Diz-lhes: Juro pela minha vida - oráculo do Senhor Javé: Não sinto nenhum prazer com a morte do injusto. O que Eu quero, é que ele mude de comportamento e viva. Convertei-vos, convertei-vos do vosso mau comportamento. Porque quereis morrer, israelitas? ( Ezeq 33,11)
4 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. (1 Tim 2,4).

Uma vez sabendo que Deus quer que nos salvemos, nos resta saber se é fácil ou não, claramente que não. Entrar no reino dos céus, exige um grande sacrifício, desse modo, devemos entrar pela porta estreita e não a larga, porque a larga nos  leva a perdição (Mt 7,13-14), e esse entrar pela porta estreita exige de nós, que deixemos nossas falsas paixões,e acreditar e ser baptizado (Mc 16,16; Act 2,38) Também que devemos cumprir os mandamentos (Mt 19,16-19).

Entrar, pela porta estreita, é participar na Eucaristia, recebendo o corpo e sangue de Cristo:

50 Eis aqui o pão que desceu do Céu: quem dele comer nunca morrerá».
51 E Jesus continuou: «Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que Eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida».
52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: «Como pode este homem dar-nos a sua carne a comer?»
53 Jesus respondeu: «Eu vos garanto: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia.
55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em Mim e Eu vivo nele.
57 E como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, assim aquele que me receber como alimento viverá por Mim.
58 Este é o pão que desceu do Céu. Não é como o pão que os vossos pais comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre». (Jo 6,50-58)

Entrar pela porta estreita é viver a graça santificante e confessar sempre os nossos pecados depois de baptizado.

22 E, tendo dito isto, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebei o Espírito Santo.
23 Os pecados daqueles a quem perdoardes serão perdoados. Os pecados daqueles a quem não perdoardes não serão perdoados». (Jo 20,22-23)

 9 Se reconhecemos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça.(1 Jo 1,9)

Acima de tudo para sermos salvos não é só ter fé, mas fé acompanhada com a caridade, porque sem a mesma é nula.

26 De facto, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras é cadáver. (Tg 2, 26)

Ser salvo é termos nossa vida baseada na caridade das boas obras, porque no dia do juizo, seremos julgados pelo que tivermos feito de bom ou de mal.

31 «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então sentar-Se-á no seu trono glorioso.
32 Todos os povos da Terra se reunirão diante d'Ele, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33 E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Vinde vós, os abençoados por meu Pai. Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo.
35 Pois estava com fome, e destes-Me de comer; estava com sede, e destes-Me de beber; era estrangeiro, e recebestes-Me na vossa casa;
36 estava sem roupa, e vestistes-Me; estava doente, e cuidastes de Mim; estava na prisão, e fostes visitar-Me".
37 Então os justos perguntar-Lhe-ão: "Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
38 Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?
39 Quando foi que te vimos doente ou preso e te fomos visitar?"
40 Então o Rei responder-lhes-á: "Eu vos garanto: todas as vezes que fizestes isto a um dos menores dos meus irmãos, foi a Mim que o fizestes".
41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Afastai-vos de Mim, malditos. Ide para o fogo eterno, preparado para o demónio e seus anjos.
42 Porque Eu estava com fome, e não Me destes de comer; estava com sede, e não Me destes de beber;
43 era estrangeiro, e não Me recebestes em casa; estava sem roupa, e não Me vestistes; estava doente e na prisão, e não Me fostes visitar".
44 Também estes responderão: "Senhor, quando foi que Te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não Te servimos?"
45 Então o Rei responder-lhes-á: "Eu vos garanto: todas as vezes que não fizestes isto a um destes pequeninos, foi a Mim que não o fizestes".
46 Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para vida eterna». (Mt 25,31-46)

10 De facto, todos deveremos comparecer diante do tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a recompensa daquilo que tiver feito durante a sua vida no corpo, tanto para o bem, como para o mal. (2Cor 5,10)

Quanto aos que não se salvam e que se encontram no caminho da condenação são:

 Os que, depois de terem conhecido a verdade, não têm fé em Cristo:
                                                                                            
18 Quem acredita n'Ele não está condenado; quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho único de Deus.(Jo 3,18)

16 Quem acreditar e for baptizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado.(Mc 16,16)
 
Os que não querem receber o baptismo:

5 Jesus respondeu: «Eu te garanto: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nasce da água e do Espírito.(Jo 3,5)

Os que recusam a Eucaristia:

53 Jesus respondeu: «Eu vos garanto: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.

Os que comungam mal:
27 Por isso, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.( 1Cor 11,27)

29 pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo, come e bebe a própria condenação.(1cor 11,29)
Os que vivem apegados a riqueza:

24 E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus».(Mt 19,24)

24 Mas ai de vós, os ricos, porque já tendes a vossa consolação! (Lc 6,24)

19 «Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e se banqueteava todos os dias.
20 Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava caído à porta do rico.
21 Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E ainda vinham os cães lamber-lhe as feridas.
22 Aconteceu que o pobre morreu e os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.
23 No inferno, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe Abraão, com Lázaro a seu lado.
24 Então o rico gritou: "Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque este fogo atormenta-me".
25 Mas Abraão respondeu: "Lembra-te, filho: tu recebeste os teus bens durante a vida, enquanto Lázaro recebeu males. Agora, porém, ele encontra consolo aqui e tu és atormentado.
26 Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vós, nem os daí poderiam atravessar para junto de nós".
27 O rico insistiu: "Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai,
28 porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também para este lugar de tormento".
29 Mas Abraão respondeu: "Eles têm Moisés e os profetas: que os escutem!"
30 O rico insistiu: "Não, pai Abraão! Se um dos mortos for até eles, eles vão converter-se".
31 Mas Abraão disse-lhe: "Se eles não escutam Moisés e os profetas, mesmo que um dos mortos ressuscite, eles não ficarão convencidos"». (Lc 16,19-31)


10 Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por causa dessa ânsia de dinheiro, alguns afastaram-se da fé e afligem-se a si mesmos com muitos tormentos. (1 TIM 6,10)

1 E agora vós, ó ricos: chorai em altos gritos por causa das desgraças que estão para cair sobre vós.
2 As vossas riquezas estão podres e as vossas roupas foram roídas pela traça;
3 o vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem será testemunha contra vós, e devorará a vossa carne como o fogo. Amontoastes tesouros para o fim dos tempos.
4 Vede o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos vossos campos; retido por vós, esse salário clama, e os protestos dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.
5 Tivestes na Terra uma vida de conforto e luxo; estais a ficar gordos para o dia da matança!
6 Condenastes o justo, e ele não conseguiu defender-se.(Tg 5,1-6)

Os que praticam o mal

9 Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos iludais! Nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados,
10 nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os caluniadores irão herdar o Reino de Deus. (1Cor 6,9-10)

19 Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem,
20 idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo,
21 inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gl 5,19-21)

Os que não têm a caridade de Cristo:

14 Nós sabemos que passámos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte.
15 Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e sabeis que nenhum assassino tem dentro de si a vida eterna. (1 Jo 3,14-15)


Portanto, assim, está claro quanto aos que se salvam e os que não se salvam, vale lembrar, que aqui nesse tema não se incorpora os que sem culpa ignoram o evangelho de Jesus e sua igreja. Desse modo, a salvação eterna depende da graça de Deus e da livre vontade do homem!



Escrito por: Benedictus Manuel

Fonte: livro os Cristãos perguntam 

1 comentário: