sábado, 27 de fevereiro de 2016

Fora da Igreja não há salvação







Como entender esse dogma? Vamos deixar que o catecismo Responda, e depois seguirémos com a nossa explicação:

846 Como entender esta afirmação, com freqüência repetida pelos Padres da Igreja? Formulada de maneira positiva, ela significa que toda salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é seu Corpo:
Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, [o Concílio] ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação. O único mediador e caminho da salvação é Cristo, que se nos torna presente em seu Corpo, que é a Igreja. Ele, porém, inculcando com palavras expressas a necessidade da fé e do batismo,
ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo Batismo, como que por uma porta. Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus
por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiserem nela entrar ou nela perseverar. (Parágrafos relacionados 161,1257)
847 Esta afirmação não visa àqueles que, sem culpa, desconhecem Cristo e sua Igreja: "Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas buscam a Deus com coração sincero
e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida por meio do ditame da consciência podem conseguir a salvação eterna”.
848 "Deus pode, por caminhos dele conhecidos, levar à fé todos os homens que sem culpa própria ignoram o Evangelho. Pois 'sem a fé é impossível agradar-lhe'. Mesmo assim, cabe à Igreja o dever e também o direito sagrado de evangelizar " todos os homens (CIC 846-848).

Segundo essa declaração que foi promulgada aqui, que vem directamente do ensino da santa igreja, quero dizer que a salvação que é somente pela Igreja Católica, não incorpora os ignorantes, isso é, todos que ignoram a Igreja de Jesus sem pleno conhecimento e culpa. Desse modo o que podemos afirmar é que o protestantismo é perverso, assim o objectivo é levar muitas almas no inferno.

Esse dogma, também favorece os protestantes ignorantes, que não conhecem que a Igreja Católica é a Igreja verdadeira de Jesus Cristo, assim, por causa da fé desses protestantes e o desejo em procurar o único Deus e ama-lo de coração sincero, pode leva-los a salvação.

Esse dogma ainda, também alerta os protestantes que têm pleno conhecimento de que a Igreja Católica é a verdade, mas mesmo assim caluniam e difamam para assim destrui-la. Também, o dogma visa os católicos protestantes, ora tem católicos com crenças protestantes e que também contribuem pela mesma destruição. E o mesmo diz que todos que depois de conhecerem a verdade se negam a abraçar ela ou abandona-la, também não podem obter a salvação. Somente os ignorantes que sob o influxo da graça e da ordem moral, seguem fielmente com caridade, e promovem o amor ao próximo, podem se salvar.

Esse dogma, afeta a ausência dos sacramentos vivos da santa igreja, que são sinais visíveis da presença de Cristo na sua Igreja. Sendo assim, cada um com a ausência desses sacramentos, colocam em perigo a sua salvação. Por isso a igreja tem o dever de evangelizar todos (sem acepção de ninguém, até os protestantes), conforme disse nosso senhor Jesus Cristo. (Mt 28,19-20).

Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.(Mt 28,19-20).

Escrito por: Benedictus Manuel

Esplendor da Verdade Católica

Sem comentários:

Enviar um comentário