terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Irmãos de Jesus



 


Hoje em dia podemos ver tanto erro e ignorância bíblica, muitos que se dizem cristãos afirmando coisas absurdas.
Em vários grupos religiosos, afirma-se que Jesus teve irmãos carnais. Quer dizer Maria teve mais outros filhos. Será isso a verdade dos Evangelhos?

Em hebraico e em aramaico existe uma única palavra para designar irmão, sobrinho, primo, ou seja os parentes mais próximo. Assim por exemplo, Abraão e seu sobrinho Lot são chamados de irmão. (Gen 14,16 Gen. 11,27-31), é chamado de "seu irmão" em Gen. 13,8. 14,14-16). O termo hebraico e aramaico «ah» era usado para expressar vários tipos de graus de parentesco.

Recuperou todos os bens e trouxe também seu irmão Lot, juntamente com os bens, as mulheres e o povo. (Gen 14,16)

Com isso e com tantos outros casos, a bíblia várias vezes chama irmão a parentes próximo ou primo. No entanto nos evangelhos afirma-se também que Jesus foi o filho único de Maria. (Mc 6,3). E essa foi sempre a crença dos católicos, ora em vários passos do N.T, Fala-se dos irmãos e irmãs de Jesus (Mt 12,46. Jo 7,3.20,17), e os protestantes para apoiarem suas afirmações e crenças vão directamente em Marcos 6,3, onde diz.

Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui connosco?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus.

Muitos não católicos afirmam que esses irmãos de Jesus, trata-se literalmente irmãos de sangue de Jesus. Mas como já disse nos passos anteriores, na bíblia, irmão pode ser primo ou um parente próximo. E existe um único termo em hebraico e aramaico para o mesmo. Assim esses irmãos (Tiago, José, Judas, Simão e incluindo as irmãs de Jesus), são literalmente primos e primas dele, não podem ser irmãos uterinos de Jesus. Quanto aos dois primeiros informa-nos, Mt 27,56. Que são filho de Maria, que não é Maria a mãe de Jesus, mas esposa de Cleófas. Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena (joão19,25). E entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. (Mt 27,56.). O terceiro, Judas, é o autor da epístola conhecida por esse nome, onde ele próprio se declara irmão de Tiago. Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, aos eleitos que são amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo. (Judas 1,1).

Este Tiago, só pode ser o filho de Cleófas, Visto o outro Tiago ser irmão de São João evangelista, filho de Zebedeu. Somente resta Simão, que Hegesipo sec II, nos informa ser também filho de Cleófas.
Desse modo, podemos dizer que esses irmãos que a bíblia nos diz não são irmãos uterinos de Jesus, mas primos, pois é muito comum na bíblia primos ou parentes próximos a serem chamados de irmãos. Por exemplo: Gen 14,16.Levitico 10,4.

Assim, Jesus aparece como filho único de Maria, Mt 1,23.E a bíblia chama a ele filho de Maria e nunca chama aos outros de filhos de Maria, ou a mãe dos irmãos de Jesus.

Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito (Marcos 6,3.
A bíblia ainda mostra também em João que Maria não teve mais filhos, quando Jesus entrega sua mãe ao apóstolo amado.

Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. João 19,26.

Não teria sentido Jesus deixar sua mãe a uma pessoa que nem era irmão dele, visto que Maria ainda tinha outros filhos, então isso mostra que Jesus era o único filho de Maria, não só, em Lucas, mostra mais uma vez que já Jesus na idade dos 12 anos ia para festa da páscoa com sua mãe e seu pai, sem seus supostos irmãos. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem (Lc 2,42-43). Além do mais, não é crível que Maria se ausentasse para uma peregrinação de muitos dias, deixando em casa filhos pequenos. Se depois dessa viagem ela tivesse a ter outros filhos, eles no princípio da vida pública de Jesus não contariam ainda vinte anos e não teriam, portanto assumido (na hipótese) para com irmão mais velho.

Ainda como se não bastasse, muitos dizem que Jesus é chamado de primogénito em Lucas 2,7. No entanto o facto de se designar primogénito, de forma alguma pode tomar-se como indicativo de que Maria viesse a ter outros filhos. No Judaísmo atribui-se esse titulo a todo primeiro filho, independentemente da circunstância de ter ou não irmãos. (Ex 13,3).

Consagrar-me-ás todo primogénito entre os israelitas, tanto homem como animal: ele será meu.” (Ex 13,3).

Aqui o senhor disse todo primogénito, independente de ter ou não. Quanto as relações de Maria e José, a afirmação do evangelista em Mt 1,25, de que este não a conheceu até que ela deu a luz um filho, não há-de interpretar-se no sentido de que depois do nascimento de Jesus tenha havido entre os dois uma vida matrimonial normal. Trata-se apenas, segundo M. Kraemer, (bíblica, 45 -1-50), 1964,de uma tradução filologicamente errada, de cuja correcção resultaria o seguinte: E, embora a não tenha conhecido, ela lhe deu a luz um filho.

No entanto, Maria nossa senhora mãe de Jesus não teve mais filhos, há um outro verso que muitos anticatólicos interpretam de uma forma irónica. Trata-se de Mt 1,18, onde diz: Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.

Essa interpretação que o protestante tem, de que Maria teve relações matrimoniais com são José é totalmente errada, porque o texto mostra claramente a sua interpretação. Desse jeito não podemos entender que o termo coabitar significa relações matrimoniais entre eles, mas esse termo significa que no momento que Maria estava concebida, José ainda não morava com ela sobre o mesmo teto, mas só depois. E José nunca quis desonrá-la, pelo facto de Maria ser a mãe do filho de Deus, José a respeitou muito.
Concluindo com mais esse argumento, a tradição apostólica e a bíblia corroboram que Jesus não teve mais irmãos e nem sua mãe filhos. Essa é a fé da igreja, e essa é a fé dos verdadeiros cristãos, porque essa é a verdade, e ninguém mais pode mudar.

Escrito por: Benedictus Manuel


Sem comentários:

Enviar um comentário