terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Imaculada conceição







A bula Inefabilis Deus, de 8 de Dezembro de 1854, que define a doutrina de que Maria foi concebida sem pecado original, cita em seu apoio dois textos da bíblia. O primeiro é as palavras da saudação do Anjo: «cheia de graça» (Lc 1,28, e o outro, a conhecida passagem do chamado «Proto-evangelho» do Génesis (3,15): «porei inimizade entre ti e a mulher, etc»

Primeiro, para analisar esse assunto, devemos recorrer ao livro de Génesis 3,15.

Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar(Gn 3,15).

Segundo essa linda profecia, é anunciada a vitória de Maria, junto com seu filho diante do dragão, no entanto, isso mostra a derrota de Satanás pela mulher, e para confirmar esse fato, são Lucas nos conta a quando anunciação do Anjo e suas doces palavras, ave cheia de graça (Lc 1,28), Deus achou graça diante de Maria, isso significa que ela era sem pecado.

Muitos que contrariam essa verdade dizem, que isso é impossível e que Maria foi uma mulher que faz parte dos homens. De facto Maria foi uma ser humana, mas Deus a escolheu, do mesmo modo que Jesus foi um homem e o pecado não teve poder sobre ele, conforme a doutrina Católica, Jesus é verdadeiro homem, e dizer que o pecado original afetou todos os homens sem interpretar de maneira correta, é o mesmo que dizer Jesus também foi um pecador pois foi um homem igual a nós. E muitos dos caluniadores se atrevem em dizer que a bíblia diz que todos pecaram. De um certo ponto podemos dizer que a bíblia relata sobre algo parecido, mas não da forma que os hereges interpretam:

Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram...(Rm 5,12)

com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus), (Rm 3,23)

Essas, são as bases que muitos hereges interpretam de maneira irónica, vendo esse livro, diz que todos pecaram e se encontram privados da gloria, de facto todos pecaram, mas esse pecado segundo o que diz Génesis 3,15, não afetou a nossa Senhora, porque já disse que ela foi livre de todo o pecado, e como o salário do pecado é a morte, foi por isso mesmo que nossa Senhora na sua ignorância pecaminosa não permaneceu na morte, ou seja a morte não teve dominio sobre ela. Porque isso, se vermos bem em Romanos 5,12, diz que por causa do pecado a morte passou a todo o género humano, e de facto a todo género humano. Agora faço aqui uma pergunta: será que isto faz de Maria pecadora por vier a morrer?

Lógico que não. Pois se assim fosse então Cristo não conheceria a morte também, por não ser pecador. Só podemos dizer, que Maria é a toda imaculada, por essa razão segundo a bíblia e não eu, foi por isso que ela não permaneceu na morte, porque o Senhor achou graça nela, Maria é a morada de Deus, pois Jesus é verdadeiro homem e verdadeiro Deus, e sendo a mãe de Deus, ela não pode estar manchada porque Deus é santidade perfeita e é puro.

Já havia alusão no antigo testamento sobre a predestinação de Maria.

8. Há sessenta rainhas, oitenta concubinas, e inumeráveis jovens mulheres;
9. uma, porém, é a minha pomba, uma só a minha perfeita; ela é a única de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada, rainhas e concubinas a louvam.
10. Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?( Canticos 6,8-10).

Catecismo da  igreja católica  referente a  imaculada conceição.

A IMACULADA CONCEIÇÃO

490 Para ser a Mãe do Salvador, Maria "'foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como “cheia de graça". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus. (Parágrafos relacionados: 2676,2853,2001).

491 Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, "cumulada de graça" por Deus, foi redimida desde a concepção. E isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em
1854 pelo papa Pio IX: (Parágrafo relacionado: 411)
A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus omnipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano foi preservada imune de toda mancha do pecado original.

492 Esta "santidade resplandecente, absolutamente única" da qual Maria é "enriquecida desde o primeiro instante de sua conceição [a63]. lhe vem inteiramente de Cristo: "Em vista dos méritos de seu Filho, foi redimida de um modo mais sublime[a64] ". Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a "abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo" (Ef 1,3). Ele a "escolheu nele (Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser santa e imaculada em sua presença, no amor" (Ef 1,4). (Parágrafos relacionados: 2011,1077)

493 Os Padres da tradição oriental chamam a Mãe de Deus "a toda santa" ("Pan-hagia"; pronuncie "pan-haguía"), celebram-na como "imune de toda mancha de pecado, tendo sido plasmada pelo Espírito Santo, e formada como uma nova criatura". Pela graça de Deus, Maria permaneceu pura de todo pecado
pessoal ao longo de toda a sua vida.(CIC 490-493)

Essa é uma das razões que pela qual os cristãos verdadeiros amam muito a virgem Maria, e me tranquiliza em saber que só a Igreja Católica fornece a verdade total.

Escrito por: Benedictus Manuel


Sem comentários:

Enviar um comentário