terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Virgindade perpétua de Maria



                                  
        
Nossa senhora, a mãe de Jesus e nossa mãe é tão querida aos olhos dos cristãos verdadeiro porque ela deu um exemplo maravilhoso a seguir, ser obediente, mas também é muita pena saber que muitos odeiam ela.

497 Os relatos evangélicos entendem a Conceição virginal como uma obra divina que ultrapassa toda compreensão e toda possibilidade humanas [a80]: "O que foi gerado nela vem do Espírito Santo", diz o anjo a José acerca de Maria, sua noiva (Mt 1,20). A Igreja vê aí o cumprimento da promessa divina dada pelo profeta Isaías: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho" (Is 7,14, segundo a tradução grega De Mt 1,23). «» (CIC 497)

Os católicos, confessam que Maria foi virgem antes e depois do parto, mas os hereges objectam que pelo facto de os evangelhos chamarem irmãos de Jesus significa que Maria teve mais filhos ou relações depois do parto.

O catecismo responde:

500 A isto objecta-se por vezes que a Escritura menciona Irmãos e irmãs de Jesus [a88]. A Igreja sempre entendeu que essas passagens não designam outros filhos da Virgem Maria: com efeito, Tiago e José, "irmãos de Jesus" (Mt 13,55), são os filhos de uma Maria discípula de Cristo que significativamente é designada como "a outra Maria" (Mt 28,1). Trata-se de parentes próximos de Jesus, consoante uma Expressão conhecida do Antigo Testamento.

501 Jesus é o Filho Único de Maria. Mas a maternidade espiritual de Maria estende-se a todos os homens que Ele veio salvar: "Ela gerou seu Filho, do qual Deus fez “o primogénito entre uma multidão de irmãos” (Rm 8,29), isto é, entre os fiéis, em cujo nascimento e educação Ela coopera com amor materno.
(Parágrafos relacionados: 969,970) « (CIC 500-501)

Além do catecismo ter respondido aos hereges, para mais aprofundamento é só observarem aqui nesse blogger acerca dos irmãos de Jesus e o terceiro Tiago aquém a bíblia se refere, vale ressaltar no segundo ponto do catecismo na pagina 501, onde diz que Jesus é o único filho de Maria, e isso a bíblia deixa bem claro. E uma das astúcias dos hereges, é entender que pelo facto de Jesus ser chamado de primogénito significa que Jesus teve irmãos e Maria não era virgem, muitos dizem que Jesus é chamado de primogénito em Lucas 2,7. No entanto, o facto de se designar primogénito, de forma alguma pode tomar-se como indicativo de que Maria viesse a ter outros filhos. No Judaísmo atribui-se esse titulo a todo primeiro filho, independentemente da circunstância de ter ou não irmãos (Ex 13,3)

Consagrar-me-ás todo primogénito entre os israelitas, tanto homem como animal: ele será meu.” (Ex 13,3).

Nesse caso, nessa argumentação protestante, não mostra ainda que Maria viesse a não ser virgem ou que tivera mais filhos. E no Evangelho de São Mateus lemos que: "José não conheceu Maria (não teve relações com ela) até que ela desse à luz um filho." (Mt 1,25).
Os protestantes ensinam que segundo essa frase, Maria teve relações matrimoniais com José. E isso é totalmente falso comparando com outras citações bíblicas.

E Micol, filha de Saul, não teve mais filhos até o dia de sua morte (2Samuel 6,23)
Vendo isso, não podemos dizer que Micol tivera filho depois, porque depois já estaria morta conforme o texto.
Eu estou contigo e proteger-te-ei para onde quer que vás. Depois reconduzir-te-ei a esta terra, pois nunca te abandonarei, até cumprir o que prometi». Génesis 28,15.
De acordo com o mesmo, é claro que depois de todo acontecimento Deus não abandonaria Jacó.
E deixou sair um corvo, o qual saindo, voava de um lado para outro, até que aparecesse a terra seca.Genesis 8,7.
Aqui não significa que o corvo voltou após as águas secarem, o que se quer é dar entender ao facto de que ele não voltou, mostrando que as águas finalmente secaram.

Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim Do mundo (Mateus 28,20)
Estaria de alguma forma Jesus afirmando que depois do fim deixaria sua igreja? Não. Certamente ele fica sempre, e ficará com sua igreja.
Entregará os seus reis nas tuas mãos, e tu apagarás os seus nomes debaixo dos céus. Ninguém te poderá resistir, até que os tenhas derrotado (Deuterõnomio 7,24)
Desceu com ele à prisão, e não o abandonou nas suas cadeias, até que lhe trouxe o ceptro do reino e o poder sobre os que o tinham oprimido; revelou-lhe a mentira de seus acusadores, e conferiu-lhe uma glória eterna (Sabedoria 10,14)
No entanto, há muitas provas a respeito da expressão Até, é só conferir.
(Deuteronômio 7,24) (Sabedoria 10,14) (Salmos 56,2 71,7; (Isaías 22,14) (Mateus 5,18 22,44) (Hebreus 1,13)

há um outro capitulo que muitos anti-católicos interpretam de uma forma irónica. Trata-se de Mt 1,18, onde diz: Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.

Essa interpretação que o protestante tem é totalmente errada, porque o texto mostra claramente a sua interpretação. Desse jeito não podemos entender que o termo coabitar significa relações matrimoniais entre eles, mas esse termo significa que no momento que Maria estava concebida, José ainda não habitava com ela sobre o mesmo teto, mas só depois. E José nunca quis desonrá-la, pelo facto de Maria ser a mãe do filho de Deus. José a respeitou muito. De acordo com a história bíblica, José é poucas vezes relatado, além do mais, lendo a bíblia inteira, nunca vamos encontrar uma só passagem que diz que José conheceu Maria, assim como acontecia nas histórias bíblicas antigas, quando se referia de relações, a bíblia usa o termo conhecer. Portanto, dizer que José conheceu Maria e que Maria não é virgem, só poderia vir dos perseguidores da Mulher.


Escrito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário