segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

É pecado o consumo de bebidas alcoólicas?



                                   



Sei que tem seitas protestantes que espalham falsas ideias e até incluem no seio de suas doutrinas dizendo que consumir bebidas alcoólicas é pecado, uns até chegam a dizer que é muito grave, mas, partindo da perspectiva bíblica veremos que isso é falso e não passa de uma fala para que esses fiéis se vejam bem vistos, a verdade é que consumir meramente o álcool, não constitui nenhum pecado desde que não fuja da regra, o que certamente a bíblia contesta é a embriagues, não a embriagues pelo facto de a bebida entrar pela boca ou o que lá, porque não é o que entra no homem que nós torna impuro, mas o que sai do coração do homem, (Mt 15,11; Mc 7,18-19) Ainda, a mesma embriagues é pecado pelo facto de haver exagero quanto ao consumo, porque tudo por exagero é prejudicial a saúde, e se prejudicamos a nossa saúde é porque constitui um suicídio e um pecado, e pecamos contra o quinto mandamento de não matar, que na qual subsiste em muitos actos, desse modo devemos mostrar um interesse cuidadoso a nossa saúde.

O catecismo da igreja, una, santa, católica e apostólica mostra no quinto mandamento que devemos respeitar a vida humana.

"A vida humana é sagrada porque desde sua origem ela encerra a ação criadora de Deus e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. (2258 CIC)

Ainda o mesmo catecismo nos adverte a termos respeito a saúde

2288 A vida e a saúde física são bens preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas
com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum.
O cuidado com a saúde dos cidadãos requer a ajuda da sociedade para obter as
condições de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da saúde, ensino básico, emprego, assistência social.

2289 Se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto,
insurgindo-se contra uma concepção neopagã que tende a promover o culto do corpo, a tudo sacrificar -lhe, a idolatrar a perfeição física e o êxito esportivo. Em razão da escolha seletiva que faz entre os fortes e os fracos, tal concepção pode conduzir à perversão das relações humanas.

2290 A virtude da temperança manda evitar toda espécie de exceção, o abuso da
comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos. Aqueles que, em estado de embriaguez ou por gosto imoderado pela velocidade, põem em risco a segurança alheia e a própria, nas estradas, no mar ou no ar, tomam-se gravemente culpáveis.

2291 O uso da droga causa gravíssimos danos à saúde e à vida humana. Salvo indicações estritamente terapêuticas, constitui falta grave. A produção clandestina e o tráfico de drogas são práticas escandalosas; constituem uma cooperação direta com o mal, pois incitam a práticas gravemente contrárias à lei moral. (CIC 2288-2291)

A Proibição de certos alimentos





Esse tema será muito sucinto pelo facto de, pelo menos a igreja verdadeira entender perfeitamente, e que consiste em mais pura heresia a proibição de certos alimentos que em nada prejudicam o homem. Diversas seitas têm proibido certos alimentos como por exemplo a carne de porco e entre outros.  tudo isso não passa de deturpações de certos textos e tendo como base a lei mosaica, mas o que me surpreende, não é esses féis afirmarem que a bíblia proíbe isso, o que mais me surpreende, é eles afirmarem que são cristãos e que seguem Cristo Nosso Senhor!
Para ser bem realista, essas seitas, que dentre elas menciono, os adventistas, não passam de pseudos cristãos e de uma usurpação ao judaísmo, porque é isso né?! Se eles seguem a lei mosaica e se disfarçando de cristãos, é porque no mínimo querem ser uma usurpação do  judaísmo, mas mesmo assim, um judaísmo bagunçado.

Muitos destes se concentram em versículos como: (Levítico  cap 11; Deuteronómio 14,1-21) De acordo com essas citações mencionadas, a proibição dada aos levitas, consistia em não comer essas carnes por causa da impureza, isso porque os hebreus, devido aos costumes supersticiosos, a mentalidade popular  e os costumes idolátricos dos povos vizinhos, faziam uma grande distinção entre animais puro e impuro. Desse modo, o povo acreditava que a prática da superstição, fazia com que houvessse animal puro e impuro, mas mesmo assim, essas bases nunca são contundentes para as seitas se basearem nela, uma vez que eles próprios não cumprem exactamente com o que foi dito, escolhendo o que lhes apraz comer, é o que sucedeu com a STV ( Sociedade torre de vigia), ao negarem a doação de sangue, tudo passando de um simples capricho e não na mais pura verdade.

Uma coisa, que essas seitas devem ter em conta, é que jamais são Judeus para adotar essas crenças heréticas, quem está em Cristo, está liberto das obras da lei e está sujeito a seguir Jesus. Logo, aqui neste assunto, haverá evidências claras de que essas seitas que cometem tal proibição são falsos e com a intenção de enganar a muitos.

Para destruir essa falácia, esses pseudos cristãos devem saber que segundo a nova lei, tudo se pode comer, desde que seja com moderação e sem prejudicar a saúde. Ainda mais, nós sabemos que tudo que Deus criou é bom.