Sei que tem seitas protestantes
que espalham falsas ideias e até incluem no seio de suas doutrinas dizendo que
consumir bebidas alcoólicas é pecado, uns até chegam a dizer que é muito grave,
mas, partindo da perspectiva bíblica veremos que isso é falso e não passa de
uma fala para que esses fiéis se vejam bem vistos, a verdade é que consumir
meramente o álcool, não constitui nenhum pecado desde que não fuja da regra, o
que certamente a bíblia contesta é a embriagues, não a embriagues pelo facto de
a bebida entrar pela boca ou o que lá, porque não é o que entra no homem que nós
torna impuro, mas o que sai do coração do homem, (Mt 15,11; Mc 7,18-19) Ainda,
a mesma embriagues é pecado pelo facto de haver exagero quanto ao consumo,
porque tudo por exagero é prejudicial a saúde, e se prejudicamos a nossa saúde
é porque constitui um suicídio e um pecado, e pecamos contra o quinto
mandamento de não matar, que na qual subsiste em muitos actos, desse modo devemos
mostrar um interesse cuidadoso a nossa saúde.
O catecismo da igreja, una, santa,
católica e apostólica mostra no quinto mandamento que devemos respeitar a vida humana.
"A vida humana é sagrada porque desde sua origem
ela encerra a ação criadora de Deus e permanece para sempre numa relação
especial com o Criador, seu único fim. (2258 CIC)
Ainda o mesmo catecismo nos adverte a termos respeito a saúde
2288 A vida e a saúde física são bens preciosos doados
por Deus. Devemos cuidar delas
com equilíbrio, levando em conta as necessidades
alheias e o bem comum.
O cuidado com a saúde dos cidadãos requer a ajuda da
sociedade para obter as
condições de vida que permitam crescer e atingir a
maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da saúde, ensino básico, emprego,
assistência social.
2289 Se a moral apela para o respeito à vida corporal,
não faz desta um valor absoluto,
insurgindo-se contra uma concepção neopagã que tende a
promover o culto do corpo, a tudo sacrificar -lhe, a idolatrar a perfeição
física e o êxito esportivo. Em razão da escolha seletiva que faz entre os
fortes e os fracos, tal concepção pode conduzir à perversão das relações
humanas.
2290 A virtude da temperança manda evitar toda espécie
de exceção, o abuso da
comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos. Aqueles
que, em estado de embriaguez ou por gosto imoderado pela velocidade, põem em
risco a segurança alheia e a própria, nas estradas, no mar ou no ar, tomam-se
gravemente culpáveis.
2291 O uso da droga causa gravíssimos danos à saúde e
à vida humana. Salvo indicações estritamente terapêuticas, constitui falta
grave. A produção clandestina e o tráfico de drogas são práticas escandalosas;
constituem uma cooperação direta com o mal, pois incitam a práticas gravemente
contrárias à lei moral. (CIC 2288-2291)
Ora, está claro que o exagero nas bebidas alcoólicas, ou seja, a embriagues
e não só, é o que constitui uma falta a Deus e a própria vida moral, psíquica
da pessoa, ferindo assim a sua dignidade e demonstrando desrespeito a sua
própria saúde.
Agora, por que o consumo moderado é normal e é aceitável, muito menos
pecado? Isso por diversas razões que as seitas deviam saber antes de
ridicularizarem alguém por consumir na
normalidade. De princípio, antes de irmos no âmbito teológico, consumir no normal
não leva a incitações de escândalos, de ofensas, muito menos fere a dignidade de
alguém ou a saúde de alguém, a seguir, a bíblia jamais condenou o consumo de álcool
na normalidade, se assim não fosse muitos antigos homens de Deus do AT não
consumiriam o álcool e o próprio Jesus, considerando na nova aliança seria o
primeiro a pecar, isso porque ele transformou a água em vinho nas bodas de caná.
2 Jesus
também tinha sido convidado para esse casamento com os seus discípulos.
3 Faltou
o vinho e a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Eles já não têm vinho!»
4 Jesus
respondeu: «Mulher, que existe entre nós? A minha hora ainda não chegou».
5 A
Mãe de Jesus disse aos servidores: «Fazei o que Ele mandar».
6 Havia
ali seis talhas de pedra de uns cem litros cada uma, que serviam para os ritos
de purificação dos judeus.
7 Jesus
disse aos servidores: «Enchei de água essas talhas». Eles encheram as talhas
até cima.
8 Depois
Jesus disse: «Agora tirai e levai ao chefe de mesa». Então levaram ao chefe de
mesa.
9 Este
provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam
sabiam, pois foram eles que tiraram a água. Então o chefe de mesa chamou o
noivo
10 e
disse: «Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão
bêbedos, servem o pior. Tu, porém, guardaste o vinho bom até agora».
11 Foi
assim que, em Caná da Galileia, Jesus começou os seus sinais. Ele manifestou a
sua glória e os seus discípulos acreditaram n'Ele.(Jo 2,2-11)
Jesus transformou a água em vinho, e, por certo, Jesus
também bebeu vinho. Muitos hereges mentirosos tentam apoiar sua tese nesse
aspecto, alegando que este vinho transformado por Jesus não continha álcool,
mas, isso não passa de um sonho que vive
nos protestantes pentecostais, outra
prova ainda que o álcool na normalidade não é contestável é que o próprio Jesus
consumia também bebidas alcoólicas.
18 Veio
João, que não come nem bebe, e disseram: "Está com um demónio".
19 Veio
o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: "É um comilão e beberrão,
amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores". Mas a sabedoria foi
justificada pelas suas obras».(Mt 11,18-19)
A bíblia mostra ainda que o consumo de bebidas alcoólicas
na normalidade nunca foi contestado desde o momento que Jesus institui a santa
missa (Eucaristia)
14 Quando
chegou a hora, Jesus pôs-Se à mesa com os Apóstolos.
15 E
disse: «Desejei muito comer convosco esta ceia pascal, antes de sofrer.
16 Pois
digo-vos: nunca mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus».
17 Então
Jesus tomou o cálice, agradeceu a Deus e disse: «Tomai e reparti entre vós;
18 pois
Eu vos digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino
de Deus».
19 A
seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, partiu-o e distribuiu-lho,
dizendo: «Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de
Mim».
20 Depois
da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova aliança
do meu sangue, que é derramado por vós.(Lc 22,14-20)
Inclusive Paulo,
dá um conselho a Timoteo para que bebesse um pouco de vinho.
23 Não continues a beber somente água; toma
um pouco de vinho, por causa do estômago e das frequentes fraquezas que
tens.(1Tim 5,23)
Assim, acabei de
desmascarar mais uma mentira das seitas protestantes, entre elas o
pentecostalino, e desde já a farsa terminou, e digo se insistirem dizendo que
consumir bebidas alcoólicas, mesmo que moderada é pecado, então primeiro aconselho
a criticarem Jesus e depois os restantes.
Escrito por: Benedictus Manuel
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