segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

É pecado o consumo de bebidas alcoólicas?



                                   



Sei que tem seitas protestantes que espalham falsas ideias e até incluem no seio de suas doutrinas dizendo que consumir bebidas alcoólicas é pecado, uns até chegam a dizer que é muito grave, mas, partindo da perspectiva bíblica veremos que isso é falso e não passa de uma fala para que esses fiéis se vejam bem vistos, a verdade é que consumir meramente o álcool, não constitui nenhum pecado desde que não fuja da regra, o que certamente a bíblia contesta é a embriagues, não a embriagues pelo facto de a bebida entrar pela boca ou o que lá, porque não é o que entra no homem que nós torna impuro, mas o que sai do coração do homem, (Mt 15,11; Mc 7,18-19) Ainda, a mesma embriagues é pecado pelo facto de haver exagero quanto ao consumo, porque tudo por exagero é prejudicial a saúde, e se prejudicamos a nossa saúde é porque constitui um suicídio e um pecado, e pecamos contra o quinto mandamento de não matar, que na qual subsiste em muitos actos, desse modo devemos mostrar um interesse cuidadoso a nossa saúde.

O catecismo da igreja, una, santa, católica e apostólica mostra no quinto mandamento que devemos respeitar a vida humana.

"A vida humana é sagrada porque desde sua origem ela encerra a ação criadora de Deus e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. (2258 CIC)

Ainda o mesmo catecismo nos adverte a termos respeito a saúde

2288 A vida e a saúde física são bens preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas
com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum.
O cuidado com a saúde dos cidadãos requer a ajuda da sociedade para obter as
condições de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da saúde, ensino básico, emprego, assistência social.

2289 Se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto,
insurgindo-se contra uma concepção neopagã que tende a promover o culto do corpo, a tudo sacrificar -lhe, a idolatrar a perfeição física e o êxito esportivo. Em razão da escolha seletiva que faz entre os fortes e os fracos, tal concepção pode conduzir à perversão das relações humanas.

2290 A virtude da temperança manda evitar toda espécie de exceção, o abuso da
comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos. Aqueles que, em estado de embriaguez ou por gosto imoderado pela velocidade, põem em risco a segurança alheia e a própria, nas estradas, no mar ou no ar, tomam-se gravemente culpáveis.

2291 O uso da droga causa gravíssimos danos à saúde e à vida humana. Salvo indicações estritamente terapêuticas, constitui falta grave. A produção clandestina e o tráfico de drogas são práticas escandalosas; constituem uma cooperação direta com o mal, pois incitam a práticas gravemente contrárias à lei moral. (CIC 2288-2291)

Ora, está claro que o exagero nas bebidas alcoólicas, ou seja, a embriagues e não só, é o que constitui uma falta a Deus e a própria vida moral, psíquica da pessoa, ferindo assim a sua dignidade e demonstrando desrespeito a sua própria saúde.

Agora, por que o consumo moderado é normal e é aceitável, muito menos pecado? Isso por diversas razões que as seitas deviam saber antes de ridicularizarem  alguém por consumir na normalidade. De princípio, antes de irmos no âmbito teológico, consumir no normal não leva a incitações de escândalos, de ofensas, muito menos fere a dignidade de alguém ou a saúde de alguém, a seguir, a bíblia jamais condenou o consumo de álcool na normalidade, se assim não fosse muitos antigos homens de Deus do AT não consumiriam o álcool e o próprio Jesus, considerando na nova aliança seria o primeiro a pecar, isso porque ele transformou a água em vinho nas bodas de caná.

2 Jesus também tinha sido convidado para esse casamento com os seus discípulos.
3 Faltou o vinho e a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Eles já não têm vinho!»
4 Jesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? A minha hora ainda não chegou».
5 A Mãe de Jesus disse aos servidores: «Fazei o que Ele mandar».
6 Havia ali seis talhas de pedra de uns cem litros cada uma, que serviam para os ritos de purificação dos judeus.
7 Jesus disse aos servidores: «Enchei de água essas talhas». Eles encheram as talhas até cima.
8 Depois Jesus disse: «Agora tirai e levai ao chefe de mesa». Então levaram ao chefe de mesa.
9 Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam sabiam, pois foram eles que tiraram a água. Então o chefe de mesa chamou o noivo
10 e disse: «Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbedos, servem o pior. Tu, porém, guardaste o vinho bom até agora».
11 Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus começou os seus sinais. Ele manifestou a sua glória e os seus discípulos acreditaram n'Ele.(Jo 2,2-11)

Jesus transformou a água em vinho, e, por certo, Jesus também bebeu vinho. Muitos hereges mentirosos tentam apoiar sua tese nesse aspecto, alegando que este vinho transformado por Jesus não continha álcool, mas, isso não passa de um  sonho que vive nos  protestantes pentecostais, outra prova ainda que o álcool na normalidade não é contestável é que o próprio Jesus consumia também bebidas alcoólicas.

18 Veio João, que não come nem bebe, e disseram: "Está com um demónio".
19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: "É um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores". Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».(Mt 11,18-19)

A bíblia mostra ainda que o consumo de bebidas alcoólicas na normalidade nunca foi contestado desde o momento que Jesus institui a santa missa (Eucaristia)

14 Quando chegou a hora, Jesus pôs-Se à mesa com os Apóstolos.
15 E disse: «Desejei muito comer convosco esta ceia pascal, antes de sofrer.
16 Pois digo-vos: nunca mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus».
17 Então Jesus tomou o cálice, agradeceu a Deus e disse: «Tomai e reparti entre vós;
18 pois Eu vos digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus».
19 A seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, partiu-o e distribuiu-lho, dizendo: «Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim».
20 Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vós.(Lc 22,14-20)
Inclusive Paulo, dá um conselho a Timoteo para que bebesse um pouco de vinho.

23 Não continues a beber somente água; toma um pouco de vinho, por causa do estômago e das frequentes fraquezas que tens.(1Tim 5,23)

Assim, acabei de desmascarar mais uma mentira das seitas protestantes, entre elas o pentecostalino, e desde já a farsa terminou, e digo se insistirem dizendo que consumir bebidas alcoólicas, mesmo que moderada é pecado, então primeiro aconselho a criticarem Jesus e depois os restantes.

Escrito por: Benedictus Manuel





Sem comentários:

Enviar um comentário