sábado, 27 de fevereiro de 2016

As Riquezas da Igrejagreja Católica








Os filhos da serpente, inventam, e caluniam malvadamente a Santa Igreja por possuir riquezas. De principio sim, a Santa Igreja possui riquezas, mas devemos entender bem isso e não deixar que sejamos enganados por palavras caluniosas, a riqueza que a Igreja tem é para o bem comum, porque afinal de conta sabemos que ela é a organização mais caritativa do mundo inteiro, e se formos analisar bem, uma boa parte do desenvolvimento social é promovido pela Igreja Católica, podemos contar escolas, hospitais, orfanatos e mais. As pessoas, muito antes de censurarem a Santa Igreja, deviam se questionar sobre a existência de muitas instituições no mundo inteiro, desse modo, a Igreja usa bem os bens possuída por ela, condenar a riqueza da Igreja é um erro grandíssimo quando se sabe que nada do que está no Vaticano ou em certas comunidades particulares são propriedades do papa ou de bispos e padres, mas é património da própria Igreja.

Outros ainda dizem que o Vaticano possui muitas obras de artes caras, e que em geralmente as roupas dos cardeais e os ornamentos da Eucaristia também, quanto a isso falarei depois, vale citar e mostrar biblicamente que a própria bíblia defende e mostra a estruturação do templo com instrumentos valiosos.
No entanto a bíblia mostra que até a oferta dada a Deus, tinha que estar coberta de riquezas

3 Recebereis deles as seguintes ofertas: ouro, prata e bronze;
4 Púrpura violeta, vermelha e escarlate; linho e pêlo de cabra;
5 Peles de carneiro curtidas, couro fino e madeira de acácia;
6 Azeite para a lâmpada, aromas para o óleo da unção e para o incenso aromático;
7 Pedras de ónix e pedras de engaste para o efod e o peitoral.
8 Construir-Me-ás um santuário e habitarei entre eles (Exodo 25,3-8).

O santuário todo, era revestido de coisas caras, o próprio Deus é quem mandou revesti-la, entretanto é só conferirmos mais nos capítulos 25 e 27 do livro de Êxodo. 

Para esclarecer agora acerca das vestimentas dos papas e cardeais, encontramos também que a própria bíblia, a única norma de fé protestante, mostra como devem se vestir e como eram.

1 Dentre os filhos de Israel, escolhe o teu irmão Aarão e os filhos dele: Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar, para que sejam meus sacerdotes.
2 Manda fazer para o teu irmão Aarão vestes sagradas, bem ricas e enfeitadas.
3 Diz a todas as pessoas hábeis, a quem concedi espírito de sabedoria, que façam vestes para Aarão, a fim de o consagrar como meu sacerdote.
4 São estas as vestes que farão: um peitoral, um efod, um manto, uma túnica bordada, um turbante e um cinto. Farão vestes sagradas para o teu irmão Aarão e para os seus filhos, a fim de que sejam meus sacerdotes.
5 Empregarão ouro em púrpura violeta, vermelha, escarlate, e linho fino.
6 Farão o efod bordado a ouro, em púrpura violeta, vermelha e escarlate, e em linho fino retorcido (Êxodo 28,1-6).

Assim foi feita, os que condenam as riquezas da Igreja a partir das roupas dos cardeais e obras de arte, assim como os bens todo da Igreja, se opõem a vontade de Deus em deixar sua casa toda ornada. O sábio Salomão reveste também o templo de Deus com utensílios e ornamentos bastante valioso.

 13 Salomão mandou chamar Hiram, de Tiro,
14 Filho de uma viúva da tribo de Neftali, cujo pai era natural de Tiro. Hiram trabalhava em bronze, e era dotado de grande habilidade, talento e inteligência para fazer qualquer trabalho em bronze. Ele apresentou-se ao rei Salomão e executou toda a obra.
15 Fundiu duas colunas de bronze, cada uma com nove metros de altura e seis de circunferência.
16 Fez dois capitéis de bronze fundido, cada um com dois metros e meio de altura, e colocou-os no alto das colunas.
17 Para enfeitar os capitéis, fez dois entrançados em forma de corrente, um para cada capitel.
18 Depois fez as romãs; havia duas fileiras de romãs em torno de cada entrançado, para cobrir os entrançados que ficavam no alto das colunas. Fez o mesmo com o segundo capitel. (1 Reis 7,14-18)

28 Os querubins foram revestidos de ouro.
29 Salomão mandou esculpir figuras de querubins, palmeiras e flores ao redor de todas as paredes do Templo, tanto por fora como por dentro,
30 e mandou cobrir de ouro o piso interior e exterior do Templo.
31 Salomão mandou fazer a porta do Santíssimo com vigas de oliveira brava. O enquadramento da porta tinha cinco ângulos,
32 e os dois batentes eram de oliveira brava. Nos batentes foram esculpidas figuras de querubins, palmeiras e flores, tudo recoberto de ouro. Salomão mandou recobrir de ouro os querubins e as palmeiras. (1 Reis 6,28-32).

 Com o templo que o Rei Salomão tivera revestido de quase tudo de ouro, ninguém mais pode caluniar a Igreja Católica de enfeitar as igrejas de coisas bastante valiosas, e como vimos, se as paramentas dos cardeais são ou não de grande preço, é assim que devem ser, porque assim era feita entre os sacerdotes antigos por ordem querida de Deus, para tornar ainda isso tudo claro é só conferirmos no novo testamento, Jesus preparando a ultima ceia num lugar bem preparado e ornada

9. Perguntaram-lhe eles: Onde queres que a preparemos?
10. Ele respondeu: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem carregando uma bilha de água; segui-o até a casa em que ele entrar,
11. e direis ao dono da casa: O Mestre pergunta-te: Onde está a sala em que comerei a Páscoa com os meus discípulos?
12. Ele vos mostrará no andar superior uma grande sala mobiliada, e ali fazei os preparativos. (Lucas 22,9-12)

A última ceia é o antecipo da morte de Cristo na cruz, e com seguinte a santa missa é o mesmo que a ceia que Jesus preparara, desse modo, se Jesus mandou ornamentar bem a sala, de onde poderia antecipar seu sacrifício, porque não ornamentar os utensílios do altar do senhor, onde celebramos o corpo e sangue de Cristo? Reclamar das riquezas da Igreja ou dizer que a igreja tem de vender tudo que tem para dar aos pobres, é ser como Judas, que com pretexto alegava que o perfume ornamentado a Jesus teria sido vendido para dar aos pobres.

4 Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que ia trair Jesus, disse:
5 «Porque não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres?» (João 12,4-5)

Esse pretexto de Judas e de muitas pessoas de hoje em dia, foi condenado por Jesus quando disse:

Vós sempre tendes convosco os pobres e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; mas a mim não me tendes sempre. (Marcos 14,7).

Portanto, os bens da Igreja adquirida por ela a séculos, devem ser mantida, porque é o seu património e desenvolvimento do culto divino, a ajuda no entendimento da icnografia e mais, mas todos sabemos que a Igreja Católica sendo não só a mãe da civilização moderna, ela coopera no bem e no fim da pobreza, ajudando com diversas obras de caridade. Deus é rico e seu templo também.


Escrito por: Benedictus Manuel

Esplendor da Verdade Católica

Sem comentários:

Enviar um comentário