terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Os irmãos de Jesus (2ªparte)



 


Necessariamente, era preciso fazer essa matéria para melhor esclarecimento, sobre os irmãos de Jesus. Em vários sites protestantes, afirma-se que Jesus tinha irmãos uterino pelo facto de o Novo Testamento ser escrito em grego e usar a palavra adelphos, só porque irmãos carnais, parentes e primos há termos próprios em grego. Assim dizem que Jesus teve irmãos porque o novo testamento onde fala dos irmãos de Jesus usa a palavra adelphos.

Para entender isto devemos ir um pouco no que diz respeito a cultura hebraica. Em hebraico e em aramaico existe uma única palavra para designar «irmão», «sobrinho», «primo», ou seja parentes mais achegados. Assim, por exemplo, Abraão e seu sobrinho Lot são chamados de irmãos (Gen 14,16). Este e tantos outros casos semelhantes explicam-se pela conveniência em fugir a circunlóquios, como: «os filhos do tio», «filhos da irmã da mãe», etc.

Como os hereges protestantes dizem que há um termo exacto para irmão, primo e parentes achegados, os protestantes deviam saber também que os evangelistas, que eram semitas, descuravam corrigir a inexactidão da língua materna, porque se exprimiam em grego bíblico e faziam sob a mentalidade e categorias Judaicas. E isso vale principalmente ao apóstolo são Paulo.

O facto de em Gálatas 1,19, o apóstolo são Paulo usar a palavra adelphos, não mostra impedimento algum de acreditarmos que Jesus foi o único filho de Maria, porque assim acontece também em português, sabendo que há termos próprios para chamar os filhos de nossa tia ou tio de primos, também chamamos de irmão. Do mesmo modo acontece também com os evangelistas que eram semitas e com o apóstolo são Paulo que foi de acordo com a cultura hebraica. Além do mais o apóstolo são Paulo usa a palavra adelphos, pelo facto de Tiago e os tal dito irmãos de Jesus serem considerados na verdade irmãos dele. Por isso em 1Corintios 9,5, o apóstolo usa de novo a expressão adelphos. Também a Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento hebraico, cuja abreviatura padrão é LXX), usa o grego adelphos para Lot que, como vimos acima, era, na verdade, sobrinho.

Paulo usa as palavras adelphos pela consideração e a convivência que Jesus tinha com seus irmãos que na verdade eram primos, porque assim já registramos sobre os pais e mães desses irmãos de Jesus. Outra coisa, como o engano protestante é grande, ainda para apoiarem essa tese, falam que existia três personagens de nome Tiago e nunca apresentam duas nem três de nome José, Simão, Judas e nomes das irmãs de Jesus, para Justificar que os irmãos de Jesus não criam nele e que Tiago o irmão de Jesus que na verdade era primo não podia ser um dos doze apóstolos, mais um outro. De facto a bíblia diz que os irmãos de Jesus não criam nele, o facto de usar a expressão no plural, isso não deduzi que Tiago não cria em Jesus, porque o termo no plural os irmãos pode ser usado também só para duas ou três pessoas, pode ser que não eram todos que não criam em Jesus. Mas nem com isso a prova de que Tiago não era irmão de Jesus de sangue acaba, porque Judas em sua carta no capítulo 1,1 afirma ser irmão de Tiago e de facto vimos o pai desse Judas, que é Alféu.

Um outro ponto ainda é quando os hereges usam as comparações do Novo testamento referente aos primos e parentes de algumas personagens, dizendo que o novo testamento onde se refere a primo usa «anepsios» e parente «suggenes», um dos exemplos mais usado para primo, anepsios, é a que eles dão é Colossenses 4,10, onde fala de Marcos Primo de Barnabé. O outro, usando suggenes, é Lucas 1,36, que fala de nossa senhora e sua parenta Isabel. Portanto isso nada prova também, porque na verdade vendo esses exemplos podemos ver que Colossenses 4,10, se refere a primo no facto de o mesmo não serem primos bem achegados ou compartilhar quase da mesma convivência, o mesmo acontece com Maria e Isabel, que era parente de uma longa distância. Então isso é totalmente diferente com o salvador que pareciam que seus supostos irmãos, que na verdade são primos o conhecessem bem e talvez partilhassem a mesma convivência, além do mais é esse o termo de irmãos de Tiago, José, Judas e Simão, que as pessoas acharam o melhor método de identificar ele. (Marcos 6,3), e assim muitos consideraram esse termo inclusive os próprios apóstolos e os que criam depois nele. Na verdade é uma pena que esse termo é bastante perturbador nas mentes dos hereges, quando na verdade alguns apóstolos usavam, mas sabiam da verdade a respeito de Jesus e seus primos como irmãos.

No entanto, acerca do terceiro Tiago dito pelos protestantes, eu retratarei numa outra matéria. Mais vale ressaltar que Jesus é o único filho de Maria, e a bíblia mostra claramente quando faz as seguintes distinções sobre os irmãos de Jesus e a mãe de Jesus.

Se de facto, o que os protestantes dizem que os irmãos de Jesus são filhos de Maria, porque então a bíblia nunca os-refere como filhos de Maria? Para termos a certeza disso podemos consultar os respectivos capítulos:
 
Todos eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, juntamente com algumas mulheres, entre as quais Maria, Mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus (Actos 1,14)

Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito (Marcos 6,3).

Ainda a bíblia diz que Maria vai dar a Luz somente um filho.

Vede: a Virgem conceberá e dará à luz um Filho. Ele será chamado Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco». (Mateus 1,23).

E as profecias bíblicas antiga corroboravam também.

Pois ficai sabendo que Javé vos dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e chamá-lo-á Emanuel (Isaias 7,14)

Com isso, podemos ver quão grande falsidade nas crenças protestantes em tentar afirmar que Maria teve mais filhos se apoiando em traduções bíblicas, desconhecendo a cultura hebraica dos autores e dizer que tinha três Tiagos. No entanto no próximo passo em outra matéria falarei do tal dito o terceiro Tiago. Mas para terminar gostaria de deixar algumas perguntas aos protestantes:

1ªEntão protestantes se Maria teve mais filhos porque eles os supostos filhos de Maria não estavam na cruz quando o seu irmão mais velho estava agonizando?

2ªEntão protestantes se Maria teve mais filhos porque a bíblia nunca chama aos irmãos de Jesus de filhos de Maria nem Maria mãe dos irmãos de Jesus?

3ªEntão protestantes se Maria teve mais filhos porque Jesus não entregou sua mãe sobre os cuidados dos supostos irmãos?

 4ªEntão protestantes se Maria teve mais filhos porque a bíblia menciona só Jesus, Maria e José na festa da pascoa?

 5ªEntão protestantes se Maria teve mais filhos, porque nas bodas de caná nada se mostra da presença de algum irmão de Jesus lá, somente Jesus e sua mãe?

Assim, acaba mais uma farsa do protestantismo.


Escito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário