terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Maria Nossa Senhora


  







Maria Nossa Senhora, quem é verdadeiramente essa mulher muito importante?

Porque então amamos muito ela?
Maria sendo amada, respeitada, é a mais cheia de graça e bênção, ela é a escolhida para ser a mãe do redentor e da humanidade, assim como, a morte entra no mundo por intermédio de uma só mulher (Eva), a salvação entra também no mundo por intermédio de uma só mulher (Maria).
 
A bíblia nos diz que para Deus enviar o seu filho precisou de uma mulher e que essa mulher não poderia ser só uma qualquer, mas tinha que ter qualidades diferentes das outras, assim ela tem que ser cheia de graça, virgem, imaculada, pura, escolhida, sabendo que isso completa a imagem de uma pessoa bem apta aos olhos de Deus, a Igreja vê e venera constantemente a virgem mãe do salvador.

O catecismo diz que ela é desde sempre predestinada a ser a mãe do filho de Deus.
Deus enviou o seu filho, mas, para lhe formar um corpo, quis a livre cooperação duma criatura. Para isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a mãe do seu filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré, na galileia, virgem que era noiva de um homem da casa de David, chamado José. O nome da virgem era Maria. (Lc 1,26-27)

Ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas
Mulheres. No princípio está Eva: a despeito de sua desobediência, ela recebe a promessa de uma descendência que será vitoriosa sobre o Maligno e a de ser a mãe de todos os viventes. Em virtude dessa promessa, Sara concebe um filho, apesar de sua idade avançada. Contra toda expectativa humana, Deus escolheu o era tido como impotente e fraco para mostrar sua fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel, Débora, Rute, Judite e Ester, e muitas outras mulheres. Maria "sobressai entre (esses) humildes e pobres do Senhor, que dele esperam e recebem com confiança a Salvação. Com ela, Filha de Sião por excelência, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia" (Parágrafos relacionados: 722,410,145,64)« (CIC 489)

Maria toda encantada, não renegou a vontade de seu criador.

"FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA...

Ao anúncio de que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho do Altíssimo pela virtude do Espírito Santo[a66] , Maria respondeu com a "obediência da fé", certa de que "nada é impossível a Deus": "Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,37-38). Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tomou Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa
e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção: (Parágrafos relacionados: 2617,148,968)

   Como diz Santo Irineu, "obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo o género humano". Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: "O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou pela fé”. Comparando Maria com Eva, chamam Maria de "mãe dos viventes" e com frequência afirmam: "Veio a morte por Eva e a vida por Maria”. (Parágrafo relacionado: 726)» (CIC 494).

Por isso, amamos muito a virgem Maria como nossa e verdadeira mãe, assim como os apóstolos a tinham como sua mãe. (João 19:25-27).

Escrito por: Benedictus Manuel







Sem comentários:

Enviar um comentário