segunda-feira, 14 de março de 2016

O Purgatório



      



É muito comum em vários grupos religiosos desconhecerem essa verdade, porque afinal de conta tem a ver com a verdade a respeito da morte. Na verdade o assunto é muito ignorado e caluniado, mas também é uma verdade que a Igreja de Jesus, com o Espírito Santo de Deus, que é o Espírito da verdade, formulou e viu bem imposta na sagrada escritura e na tradição acerca da veracidade do purgatório.

É verdade que o termo purgatório não aparece na bíblia como várias verdades da fé, assim por exemplo: a palavra Trindade e muito mais. Assim, purgatório é um estado de purificação dos cristãos, ao deixarem essa vida com pequenas máculas, passam para um estado de purificação para assim serem purificados de toda mácula, porque nada de impuro entrará nele. No entanto, esse assunto aparenta ser ridículo para os hereges protestantes, mas duma maneira explícita e compreendida, a bíblia ensina essa verdade, assim o apóstolo são Pedro em sua primeira carta diz que:

19Foi então que Ele proclamou a vitória, inclusive para os espíritos aprisionados,
20 Falo das pessoas que foram rebeldes outrora, nos tempos de Noé, quando Deus Se demorava em castigar o mundo. Entretanto, Noé construía a arca, na qual somente oito pessoas foram salvas da água. (1Pd 3,19-20)

É impressionante notar, que o apóstolo fala de pessoas que já estavam mortos, mas que com a morte de Jesus foram anunciados a vitória. Ora, essas pessoas não estavam no inferno nem no céu, visto que no inferno já não há volta como o rico avarento, e no céu não há sentido porque já estavam salvas, portanto, era Jesus quem falava que há perdão num outro mundo, para quem pecasse contra o filho.

Quem disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem disser algo contra o Espírito Santo nunca será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo que há-de vir». (Mt 12,32).

Desse modo, podemos ver ainda um mundo onde podemos receber o perdão, e no céu jamais, muito menos no inferno. Porque quem está no céu já está salvo e é totalmente perfeito, e quem está no inferno é claro que está condenado, no entanto esse perdão que Jesus se refere aí, só pode ser no purgatório. Cristo Está anunciando uma verdade futurística, ainda Jesus de um outro jeito a mesma.

58Quando, pois, estiveres para te apresentar com o teu adversário diante do magistrado, procura resolver o caso com o adversário enquanto ides a caminho, senão este levar-te-á ao juiz, e o juiz entregar-te-á ao guarda, e o guarda meter-te-á na cadeia.
59 Eu digo-te que não sairás de lá enquanto não pagares até ao último centavo». (Lc 12,58-59), também(Mt 5,25-26)

Jesus diz que as pessoas que morrem em pecado leve, ou que durante sua peregrinação na terra não expiou seus pecados, ficará no purgatório, até que pague o último centavo, ou seja, até que fique totalmente purificado.

47 Todavia aquele empregado que, mesmo conhecendo a vontade do seu senhor, não ficou preparado, nem agiu conforme a vontade dele, será chicoteado muitas vezes.
48 Mas o empregado que não sabia e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido». (Lc 12,47-48)

Alguém no inferno levaria poucos golpes? Não, isso só mostra que o pouco golpe é a pequena purificação que as pessoas ignorantes passam no purgatório, por isso devemos estar vigilantes.

12 Se alguém constrói sobre o alicerce com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,
13 A obra de cada um ficará em evidência. No dia do julgamento, a obra ficará conhecida, pois o julgamento vai ser através do fogo, e o fogo provará o que vale a obra de cada um.
14 Se a obra construída sobre o alicerce resistir, o operário receberá uma recompensa.
15 Aquele, porém, que tiver a sua obra queimada, perderá a recompensa. Entretanto, o operário salvar-se-á, mas como alguém que escapa de incêndio (1cor 3,12-15)

O que tiver a sua obra queimada, perdera a recompensa. O operário vai se salvar, mas como alguém que escapa do incêndio. (operário vai se salvar, mas deve passar no incêndio que é a purificação, denominada purgatório)

Como podemos ver, a bíblia dum modo claro fala de palavras que os hereges difícil entendem e entram numa perdição grande, o purgatório é real, no entanto as pessoas só são purificadas lá, com  ajuda do corpo total de Cristo que é a Igreja. Nós, com as nossas orações ajudamos as almas do purgatório, as almas que morreram, e a bíblia mostra que devemos orar pelos mortos, isso é, pela confiança na ressurreição final e na recompensa imediata da alma.

43. Em seguida, fez uma colecta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição,
44. Porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.
45. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente,
46. Era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.
(2Mac 12:43-46)

    E Paulo ora por onesiforo, que já estava morto.

16 Que o Senhor conceda misericórdia à família de Onesíforo, porque ele muitas vezes me confortou e não se envergonhou de eu estar preso;
17 Pelo contrário, quando chegou a Roma, procurou-me com insistência, até me encontrar.
18 Que o Senhor lhe conceda misericórdia junto a Deus naquele Dia. E quanto aos serviços que ele me prestou em Éfeso, tu sabe-lo melhor do que eu. ,(2Tim 1:16-18).

Não podemos negar isso á um morto.

Dá de boa vontade a todos os vivos, não recuses esse benefício a um morto. (Eclo, ou Ben-sirá 7:37), cada cristão é chamado a orar pelos outros, até por aqueles que já partiram, porque suas almas podem estar ainda no purgatório.

Agora, porque as almas não totalmente justas vão ao purgatório? Porque Deus é puro e nada de impuro entrará nele.

Nela não entrará nada de profano nem ninguém que pratique abominações e mentiras, mas unicamente aqueles cujos nomes estão inscritos no livro da vida do Cordeiro (Ap 21,27).

Também, porque sem a santidade e a paz, não se vê o senhor.

Paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor (Hb 12,14).

Catecismo da igreja Católica

1030 Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, Embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de Obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.
1031 A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta Do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença e de Trento. Fazendo referência a certos textos da Escritura, a tradição da Igreja fala
De um fogo purificador: (Parágrafos relacionados 954,1472)
No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, Segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo, que, se alguém tiver pronunciado uma blasfémia Contra o Espírito Santo, não lhe será perdoada nem presente século nem no século futuro (Mt 12,32). Desta Afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que
Outras, no século futuro [a21].
1032 Este ensinamento apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, da qual já a Sagrada Escritura fala: "Eis por que ele [Judas Macabeu) mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos Que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado" (2Mc 12,46). Desde os primeiros Tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício Eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda Também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos: (Parágrafos
Relacionados 958,1372,1479)
Levemo-lhes socorre e celebremos sua memória. Se os filhos de Jó foram purificados pelo sacrifício De seu pai [a23] que deveríamos duvidar de que nossas oferendas em favor dos mortos lhes levem alguma Consolação? Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer nossas orações por eles. (CIC 1030-1032)

Da forma que podemos ver, o purgatório é real, e nisso contemplamos mais uma vez a bondade de Deus, que quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

Escrito por: Benedictus Manuel



Sem comentários:

Enviar um comentário