quinta-feira, 17 de março de 2016

Sola scriptura






   

   
Sola scriptura, lat.Para só pela escritura. A bíblia é o único instrumento para se saber a verdade a respeito de Deus. Essa é a frase que muitos protestantes usam, incluindo o primeiro protestante, sendo também essa frase o inicio da reforma originada por Martinho Lutero, que afirma que a escritura é a única fonte de autoridade para o cristão e a igreja.

De acordo com o sistema protestante tudo deve estar na bíblia, o que já entra em contradição com a verdade do próprio Jesus o salvador. Primeiro, antes de afirmarem abertamente isso, deviam se fazer varias perguntas sobre aquilo que eles pensam em crer. Sendo assim, gostaria eu mesmo deixar algumas perguntas aos protestantes sobre a sola scriptura:

1ªPorque a sola scriptura não definiu o Canon?
2ªPor acaso a sola scriptura fornece o número exacto da sagrada escritura?
3ªA bíblia apoia a sola scriptura?

No entanto, podemos ver que acreditando na sola scriptura seria um erro e dos mais graves, porque a mesma bíblia precisou de uma autoridade que organizasse ela, e essa autoridade não veio do papel, mas da tradição apostólica. Segundo o catecismo da Igreja, diz que:

75 "Cristo Senhor, em quem se consuma a revelação do Sumo Deus, ordenou aos Apóstolos que o Evangelho, prometido antes pelos profetas, completado por ele e por sua própria boca promulgado, fosse Por eles pregado a todos os homens como fonte de toda a verdade salvífica e de toda a disciplina de Costumes, comunicando-lhes os dons divinos."
A PREGAÇÃO APOSTÓLICA...
76 A transmissão do Evangelho, segundo a ordem do Senhor, fez-se de duas maneiras:
Ü oralmente - "pelos apóstolos, que na pregação oral, por exemplos e instituições, transmitiram Aquelas coisas que ou receberam das palavras, da convivência e das obras de Cristo ou aprenderam das Sugestões do Espírito Santo";

Ü por escrito - "como também por aqueles apóstolos e varões apostólicos que, sob inspiração do Mesmo Espírito Santo, puseram por escrito a mensagem da salvação [fca6] " (CIC 75-76)

Acabamos de ver que a Igreja afirma que a verdade de Deus se compõe de duas formas, oral e por escrita. Agora só falta vermos o que a própria bíblia diz a respeito da mesma, porque com certeza, a própria bíblia não apoia e nunca apoiou a sola scriptura.

Por isso, irmãos, permanecei firmes e conservai as tradições que vos ensinámos de viva voz ou por meio da nossa carta (2Tessalonicenses 2,15)
Elogio-vos, porque em todas as ocasiões vos lembrais de mim, e porque conservais as tradições conforme eu vo-las transmiti (1Coríntios 11,2)
O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros. (2Timóteo 2,2).

No entanto, podemos ver a própria bíblia a mostrar que a sola scriptura não é bíblica, porque ela mostra que é necessariamente a tradição apostólica e que ela não é a única norma de fé, porque há muitas coisas que não estão nela.

Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever. (João 21,25)

Apesar de ter mais coisas que vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta, mas espero estar entre vós e conversar de viva voz, para que a vossa alegria seja perfeita (2João 1,12).

Com isso, podemos ver também e não só que a própria bíblia acaba com a sola scriptura quando diz que é a Igreja a verdade.

Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade (1timoteo 3,15) 

Acaba ainda, quando Jesus manda anunciar e não escrever.

Ide, pois, e ensinai a todas as nações; baptizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo (Mateus 28,19-20).

Portanto, podemos ver a grande ignorância protestante em acreditar na sola scriptura quando a própria bíblia mostra ao contrário. O próprio Cristo deu autoridade na sua Igreja e essa igreja é dotada de toda verdade vinda da sagrada escritura e da sagrada tradição. A igreja proclama com todos meios de verdade tendo como seu intérprete o magistério, aquém o Espírito Santo protege de todo erro. Porque as portas do erro nada poderão contra ela.

Escrito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário