quarta-feira, 16 de março de 2016

Os demais apóstolos e os Bispos




 


Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu.(Mt  18,18)

Jesus autoriza seus apóstolos a autorizarem, bem é de tanta atenção e amor que devemos saber quem são na verdade os demais apóstolos e os bispos, qual a sua missão? Ora, a intenção não é a de falar sobre o apóstolo são Pedro e o papa, porque disso já escrevi muito, portanto depois dessas matérias sobre são Pedro e o papa, gostaria de falar dessa que fala exclusivamente dos demais apóstolos e os bispos. Porque se  fala então de apóstolos sem descartar os  bispos?

Com efeito, sabemos que a Igreja de Jesus é organizada, então, essa Igreja tem verdadeiros pastores que são guiados pelo Espírito Santo de Deus, a Igreja Católica que foi fundada por Jesus, tendo como seu pastor visível universal o papa, também tem verdadeiros apóstolos que governam a Igreja junto a ele. A missão de pastorear a Igreja, não deu Jesus só a Pedro, mas a todos apóstolos. Desse modo a bíblia diz :

Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.
2. Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.
3. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.
4. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.(Mt 10,1-4) Matias
veio a substituir  Judas,o traidor(Actos 1,15-26). Paulo,por chamamento especial (Actos 9,1; 26,16),Juntou-se ao grupo dos doze, como verdadeiro  Apóstolo. (Galatas 1,1;1Timóteo 2,7;).

Esses são os apóstolos de Jesus, mas a medida que a Igreja de Jesus ia crescendo, os apóstolos escolheram outros homens que lhes sucedessem no governo da mesma Igreja, porque eles bem sabiam que sozinhos nada pudessem fazer, porque Jesus disse que sereis minhas testemunhas até aos confins do mundo. (Actos 1,8), anunciai a boa nova a toda criatura» (Marcos 16,15); eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo» (Mateus 28,18-20). Bem, eles eram só doze e sabiam que iam morrer (João 21,19). Por isso, constituíram bispos e presbíteros, para lhes sucederem como pastores no governo de toda Igreja, Com todos os poderes que Cristo lhes dera.

Assim nos diz  o Acto dos apóstolos a exortação do apóstolo são Paulo aos outros administradores da Igreja.

Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.(Actos 20,28) 
 
Vendo as cartas do apóstolo são Paulo ainda, veremos que Timóteo era bispo da Igreja de Éfeso (1 Timóteo1,3) e Tito era bispo da Igreja de Creta (Tito 1,5-9), o Apóstolo são Paulo ainda, indica as qualidades que um bispo deve ter, ou seja, aquele que deseja o episcopado (1 Timóteo 3,1-7). Portanto, essas são as sucessões apostólica que tinha e tem na Igreja, os apóstolos escolheram muitos que lhes sucederam, e esses, eram bispos que substituíam os apóstolos, e assim como Cristo deu todos os poderes aos apóstolos,» Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. (Mt 18,18). Os apóstolos passaram também aos seus sucessores, todos os poderes que Cristo lhes entregara, e esses mesmos, eram passadas pela imposição das mãos que é o sacramento da ordem, porque assim a bíblia nos diz: Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. (2 Timóteo 1,6. E 1Timóteo 4,14).

Não só isso, também sabemos que os bispos ordenados pelos apóstolos, tinham poder para ordenar também outros bispos, assim o apóstolo são Paulo diz:

A ninguém imponhas as mãos inconsideradamente, para que não venhas a tornar-te cúmplice dos pecados alheios. Conserva-te puro( 1 Timóteo 5,22)
Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei.(Tito 1,5).

Os bispos são esses sucessores dos apóstolos hoje em dia, porque só os bispos da Igreja católica têm sucessão direita dos apóstolos, porque a Igreja católica é a única Igreja de Cristo, A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador depois de sua Ressurreição, entregou
a Pedro para que fosse seu pastor e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta
Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na ( "subsistit in") Igreja Católica
governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele[a11] ":(CIC 816).

E é somente essa Igreja que está fundada sobre os apóstolos (Ef 2,20), por  isso os bispos têm ligação directa com os apóstolos, podemos dizer que eles são os únicos autênticos apóstolos de Jesus, desse modo, o papa e os bispos são os pastores dessa Igreja.Cristo, ao instituir os Doze, "instituiu-os à maneira de colégio ou grupo estável, ao qual propôs Pedro, escolhido dentre eles." Assim como, por disposição do Senhor, São Pedro e os outros apóstolos constituem um único colégio apostólico, de modo semelhante o Romano Pontífice, sucessor de Pedro, e os Bispos, sucessores dos Apóstolos, estão unidos entre si.(CIC 880)

 "Os Bispos individualmente são o visível princípio e fundamento da unidade em suas Igrejas particulares. " Nesta qualidade, "exercem sua autoridade pastoral sobre a porção do povo de Deus que lhes foi confiada" assistidos pelos presbíteros c pelos diáconos. Todavia, como membros do colégio
Episcopal, cada um deles participa da solicitude por todas as Igrejas, solicitude esta que exercem primeiramente "governando bem sua própria Igreja como uma porção da Igreja universal", contribuindo, assim, "para o bem de todo o Corpo Místico, que é também o Corpo das Igrejas". Esta solicitude estenderse- á particularmente aos pobres, aos perseguidos por causa da fé, assim como aos missionários que
atuam em toda a terra. (Parágrafos relacionados 1560,833,2448 CIC 886).

Existe também, os testemunhos dos primeiros cristãos, sobre a sucessão e funções dos bispos e presbíteros. Por exemplo, São Clemente, que foi o 3ª bispo de Roma, e viveu no tempo dos apóstolos, escreveu aos cristãos de Corinto:« Os apóstolos deram ordens que, quando tivessem morrido, outros  homens experimentados  lhes sucedessem  em seu ministério» e santo Inácio sobre as funções dos bispos e dos presbíteros e diáconos diz: Nada façais sem o bispo. O bispo representa Deus na comunidade, e os presbíteros e diáconos estão-lhes ao lado.

Portanto, a palavra «Bispo»  quer  dizer  «vigilante»  e «Presbítero» quer dizer  «Ancião»,«velho».  Por  vezes  no  Novo testamento, os bispos  também são chamados de Presbíteros (Anciãos. Velhos) e isso sucede  por  exemplo, na  1ª carta de são Pedro: Faço uma admoestação aos presbíteros que estão entre vós, eu que sou presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que vai ser revelada:
2 cuidai do rebanho de Deus que vos foi confiado, não por imposição, mas de livre e espontânea vontade, como Deus quer; não por causa de lucro, mas com generosidade;
3 não como donos daqueles que vos foram confiados, mas como modelos para o rebanho.
4 Deste modo, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa de glória que não murcha. ( 1 Pd  5,1-4). O próprio são Pedro chama « presbíteros» aos  bispos  que, juntamente  com ele, governam  a  igreja. E por  fim, meto o testemunho de Eusébio de Cesárea.

IV
[Sobre a primeira sucessão dos apóstolos]
1.                Que Paulo pregou aos gentios e que, desde Jerusalém até o Ilírico, deitou os alicerces das igrejas, está bem claro em suas próprias palavras[1] e no que Lucas narra nos Atos.
2.       Pelas palavras de Pedro em sua Carta, da qual já dissemos que é aceita, e que escreve aos hebreus da diáspora, moradores do Ponto, da Galácia, da Capadócia, da Ásia e da Bitínia, percebe-se claramente em que províncias ele pregou a Cristo e transmitiu a doutrina do Novo Testamento aos que procediam da circuncisão[2].
3.                Não é porém fácil dizer quantos e quais destes, convertidos em homens de zelo genuíno, foram considerados capazes de apascentar as igrejas fundadas por estes apóstolos, a não ser os que podem ser vistos nos escritos de Paulo.
4.       Este realmente teve inúmeros colaboradores e - como ele mesmo os chama - companheiros de luta[3]. A maior parte ele considera digna de memória imorredoura e em suas próprias cartas dá contínuo testemunho deles. E não somente isto, mas também Lucas nos Atos dá uma lista dos discípulos de Paulo e os menciona pelo nome.
5.             Pelo menos sobre Timóteo refere-se que foi o primeiro a ser designado para o episcopado da igreja de Éfeso[4], assim como Tito, das igrejas de Creta[5].
6.             Lucas, por outro lado, oriundo de Antioquia por sua linhagem e médico de profissão[6], foi durante a maior parte do tempo companheiro de Paulo. Mas seu trato com os outros apóstolos também não foi superficial: deles adquiriu a terapêutica das almas, da qual nos deixou exemplos em dois livros divinamente inspirados: o Evangelho, que ele confessa ter composto segundo o que lhe transmitiram os que foram testemunhas oculares e se fizeram servidores da doutrina, dos quais ele diz que seguiu já desde o começo[7], e os Atos dos Apóstolos que compôs, já não com o que tinha ouvido, mas com o que viu com os próprios olhos.
7.      Diz-se também que Paulo costumava mencionar o Evangelho de Lucas sempre que, escrevendo, dizia como se se tratasse de um evangelho seu: segundo meu Evangelho[8].
8.      Dos restantes seguidores de Paulo, está provado que Crescente foi enviado por ele à Gália[9]; e Lino, que é mencionado na IIcarta a Timóteo indican­do que se encontra com ele em Roma[10], já foi demonstrado anteriormente que foi designado para o episcopado da igreja de Roma, o primeiro depois de Pedro.
9.             Paulo também atesta que Clemente - instituído terceiro bispo da Igreja de Roma - foi seu colaborador e companheiro de luta[11].

10.     Além destes há também o areopagita chamado Dionísio, sobre o qual Lucas escreve nos Atos[12] que foi o primeiro que creu depois do discurso de Paulo aos atenienses no Areópago, e de quem outro antigo Dionísio, pastor da igreja de Corinto, conta que foi o primeiro bispo de Atenas.
11. Mas, à medida que avançarmos no caminho, diremos oportunamente, segundo as épocas, o referente à sucessão dos apóstolos. Agora sigamos o fio da narrativa.( História Eclesiastica Livro 3,cap 4)

Escrito por: Benedictus  Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário