Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a
terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também
desligado no céu.(Mt 18,18)
Jesus autoriza seus apóstolos a
autorizarem, bem é de tanta atenção e amor que devemos saber quem são na verdade
os demais apóstolos e os bispos, qual a sua missão? Ora, a intenção não é a de
falar sobre o apóstolo são Pedro e o papa, porque disso já escrevi muito,
portanto depois dessas matérias sobre são Pedro e o papa, gostaria de falar
dessa que fala exclusivamente dos demais apóstolos e os bispos. Porque se fala então de apóstolos sem descartar os bispos?
Com efeito, sabemos que a Igreja de
Jesus é organizada, então, essa Igreja tem verdadeiros pastores que são guiados
pelo Espírito Santo de Deus, a Igreja Católica que foi fundada por Jesus, tendo
como seu pastor visível universal o papa, também tem verdadeiros apóstolos que
governam a Igreja junto a ele. A
missão de pastorear a Igreja, não deu Jesus só a Pedro, mas a todos apóstolos. Desse modo a bíblia diz :
Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o
poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.
2. Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.
3. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.
4. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.(Mt 10,1-4) Matias veio a substituir Judas,o traidor(Actos 1,15-26). Paulo,por chamamento especial (Actos 9,1; 26,16),Juntou-se ao grupo dos doze, como verdadeiro Apóstolo. (Galatas 1,1;1Timóteo 2,7;).
2. Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.
3. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.
4. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.(Mt 10,1-4) Matias veio a substituir Judas,o traidor(Actos 1,15-26). Paulo,por chamamento especial (Actos 9,1; 26,16),Juntou-se ao grupo dos doze, como verdadeiro Apóstolo. (Galatas 1,1;1Timóteo 2,7;).
Esses são os apóstolos de Jesus, mas a
medida que a Igreja de Jesus ia crescendo, os apóstolos escolheram outros
homens que lhes sucedessem no governo da mesma Igreja, porque eles bem sabiam
que sozinhos nada pudessem fazer, porque Jesus disse que sereis minhas
testemunhas até aos confins do mundo. (Actos
1,8), anunciai a boa nova a toda criatura» (Marcos 16,15); eu
estarei sempre convosco, até ao fim do mundo» (Mateus 28,18-20). Bem, eles eram só doze e sabiam que
iam morrer (João 21,19). Por isso, constituíram bispos e presbíteros, para lhes sucederem como pastores no governo
de toda Igreja, Com todos os poderes que Cristo lhes dera.
Assim nos diz o Acto dos apóstolos a exortação do apóstolo
são Paulo aos outros administradores da Igreja.
Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o
qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus,
que ele adquiriu com o seu próprio sangue.(Actos 20,28)
Vendo as cartas do apóstolo são Paulo ainda,
veremos que Timóteo era bispo da Igreja de Éfeso (1 Timóteo1,3) e Tito era
bispo da Igreja de Creta (Tito 1,5-9), o Apóstolo são Paulo ainda, indica as
qualidades que um bispo deve ter, ou seja, aquele que deseja o episcopado (1
Timóteo 3,1-7). Portanto, essas são as sucessões apostólica que tinha e tem na Igreja,
os apóstolos escolheram muitos que lhes sucederam, e esses, eram bispos que substituíam os apóstolos, e assim como Cristo deu todos os poderes aos apóstolos,» Em
verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo
o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. (Mt 18,18). Os
apóstolos passaram também aos seus sucessores, todos os poderes que Cristo lhes
entregara, e esses mesmos, eram passadas pela imposição das mãos que é o sacramento
da ordem, porque assim a bíblia nos diz: Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a
chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. (2 Timóteo 1,6. E 1Timóteo 4,14).
Não só isso, também sabemos que os bispos
ordenados pelos apóstolos, tinham poder para ordenar também outros bispos, assim
o apóstolo são Paulo diz:
A ninguém imponhas as mãos inconsideradamente, para
que não venhas a tornar-te cúmplice dos pecados alheios. Conserva-te puro( 1
Timóteo 5,22)
Eu te deixei em Creta para acabares de organizar
tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te
tracei.(Tito 1,5).
Os bispos são esses
sucessores dos apóstolos hoje em dia, porque só os bispos da Igreja católica
têm sucessão direita dos apóstolos, porque a Igreja católica é a única Igreja de
Cristo, A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador depois de
sua Ressurreição, entregou
a Pedro para que fosse seu pastor
e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta
Igreja, constituída e organizada
neste mundo como uma sociedade, subsiste na ( "subsistit in") Igreja
Católica
governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em
comunhão com ele[a11] ":(CIC 816).
E é somente essa Igreja que está fundada sobre os apóstolos (Ef 2,20), por isso os bispos têm ligação directa com os
apóstolos, podemos dizer que eles são os únicos autênticos apóstolos de Jesus,
desse modo, o papa e os bispos são os pastores dessa Igreja.Cristo, ao instituir os Doze,
"instituiu-os à maneira de colégio ou grupo estável, ao qual propôs Pedro,
escolhido dentre eles." Assim como, por disposição do Senhor, São Pedro e
os outros apóstolos constituem um único colégio apostólico, de modo semelhante
o Romano Pontífice, sucessor de Pedro, e os Bispos, sucessores dos Apóstolos,
estão unidos entre si.(CIC 880)
"Os Bispos individualmente são o visível
princípio e fundamento da unidade em suas Igrejas particulares. " Nesta
qualidade, "exercem sua autoridade pastoral sobre a porção do povo de Deus
que lhes foi confiada" assistidos pelos presbíteros c pelos diáconos.
Todavia, como membros do colégio
Episcopal, cada um deles
participa da solicitude por todas as Igrejas, solicitude esta que exercem primeiramente
"governando bem sua própria Igreja como uma porção da Igreja
universal", contribuindo, assim, "para o bem de todo o Corpo Místico,
que é também o Corpo das Igrejas". Esta solicitude estenderse- á
particularmente aos pobres, aos perseguidos por causa da fé, assim como aos
missionários que
atuam em toda a terra. (Parágrafos relacionados
1560,833,2448 CIC 886).
Existe também, os testemunhos dos
primeiros cristãos, sobre a sucessão e funções dos bispos e presbíteros. Por exemplo, São Clemente, que foi o
3ª bispo de Roma, e viveu no tempo dos apóstolos, escreveu aos cristãos de Corinto:« Os apóstolos deram ordens que, quando tivessem morrido, outros homens experimentados lhes sucedessem em seu ministério» e santo Inácio sobre as
funções dos bispos e dos presbíteros e diáconos diz: Nada façais sem o bispo.
O bispo representa Deus na comunidade, e os presbíteros e diáconos estão-lhes
ao lado.
Portanto, a
palavra «Bispo» quer dizer
«vigilante» e «Presbítero» quer
dizer «Ancião»,«velho».
Por vezes no
Novo testamento, os bispos também
são chamados de Presbíteros (Anciãos.
Velhos) e isso sucede por exemplo, na
1ª carta de são Pedro: Faço uma
admoestação aos presbíteros que estão entre vós, eu que sou presbítero como
eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que vai ser
revelada:
2 cuidai do rebanho de Deus que vos foi confiado, não por imposição,
mas de livre e espontânea vontade, como Deus quer; não por causa de lucro, mas
com generosidade;
3 não como donos daqueles que vos foram confiados, mas como modelos
para o rebanho.
4 Deste
modo, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa de glória que não
murcha. ( 1 Pd 5,1-4).
O próprio são Pedro chama « presbíteros» aos
bispos que, juntamente com ele, governam a
igreja. E por fim, meto o testemunho de Eusébio de Cesárea.
IV
[Sobre a primeira sucessão dos apóstolos]
1.
Que Paulo pregou aos gentios
e que, desde Jerusalém até o Ilírico, deitou os alicerces das igrejas, está bem
claro em suas próprias palavras[1]
e no que Lucas narra nos Atos.
2.
Pelas palavras de Pedro em
sua Carta, da qual já dissemos
que é aceita, e que escreve aos hebreus da diáspora, moradores do Ponto, da
Galácia, da Capadócia, da Ásia e da Bitínia, percebe-se claramente em que
províncias ele pregou a Cristo e transmitiu a doutrina do Novo
Testamento aos que procediam da circuncisão[2].
3.
Não é porém fácil dizer
quantos e quais destes, convertidos em homens de zelo genuíno, foram considerados capazes de apascentar as
igrejas fundadas por estes apóstolos, a não
ser os que podem ser vistos nos escritos de Paulo.
4. Este realmente teve inúmeros colaboradores e - como ele mesmo
os chama - companheiros de luta[3].
A maior parte ele considera digna de memória imorredoura e em suas
próprias cartas dá contínuo testemunho deles. E não somente isto, mas também Lucas nos Atos dá uma lista dos discípulos de Paulo e os
menciona pelo nome.
5.
Pelo menos sobre Timóteo refere-se que foi o
primeiro a ser designado para o episcopado
da igreja de Éfeso[4],
assim como Tito, das igrejas de Creta[5].
6.
Lucas, por outro lado, oriundo
de Antioquia por sua linhagem e médico de profissão[6],
foi durante a maior parte do tempo companheiro de Paulo. Mas seu trato
com os outros apóstolos também não foi superficial: deles adquiriu a
terapêutica das almas, da qual nos deixou exemplos em dois livros divinamente inspirados: o Evangelho, que ele confessa ter
composto segundo o que lhe transmitiram os que foram testemunhas
oculares e se fizeram servidores da doutrina, dos quais ele diz que seguiu já
desde o começo[7],
e os Atos dos Apóstolos que
compôs, já não com o que tinha ouvido, mas com o que viu com os próprios
olhos.
7.
Diz-se também que Paulo costumava mencionar o Evangelho de Lucas sempre que,
escrevendo, dizia como se se tratasse de um evangelho seu: segundo meu Evangelho[8].
8.
Dos restantes seguidores de
Paulo, está provado que Crescente foi enviado por ele à Gália[9];
e Lino, que é mencionado na IIcarta a
Timóteo indicando que se encontra com ele em
Roma[10],
já foi demonstrado anteriormente que foi designado para o
episcopado da igreja de Roma, o primeiro depois de Pedro.
9.
Paulo também atesta que
Clemente - instituído terceiro bispo da Igreja de Roma - foi
seu colaborador e companheiro de luta[11].
10. Além destes há também o areopagita chamado Dionísio, sobre o
qual Lucas escreve nos Atos[12]
que foi o primeiro que creu depois do discurso de Paulo aos
atenienses no Areópago, e de quem outro antigo Dionísio, pastor da igreja de
Corinto, conta que foi o primeiro bispo de Atenas.
11. Mas, à medida
que avançarmos no caminho, diremos oportunamente, segundo as épocas, o referente à sucessão dos apóstolos. Agora sigamos o fio da
narrativa.( História Eclesiastica Livro 3,cap 4)
Escrito por: Benedictus Manuel
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