segunda-feira, 14 de março de 2016

Infalibilidade papal



 


Mais uma vez, gostaria de falar acerca de mais um assunto que alarma a mente das pessoas, isso de muitos ramos fora do catolicismo. Assim, eles perguntam será mesmo que o papa é infalível? Quer dizer não pode errar?

A resposta para isso é sim, o papa é infalível mas em matéria de fé e costumes. ´vejamos por exemplo o que diz o código de direito canónico.

Cân. 749 § 1. Em virtude de seu ofício, o Sumo Pontífice goza
de infalibilidade no magistério quando, como Pastor e Doutor
Supremo de todos os fiéis, a quem cabe confirmar na fé os
Seus irmãos, proclama, por ato definitivo, que se deve aceitar
Uma doutrina sobre a fé e os costumes.

Como vimos, o papa tem esse ofício, mas não é somente ele, também os sucessores dos outros apóstolos, isso é, os outros bisposSó que estes não proclamam infalivelmente duma maneira individual, mas sim de uma maneira unida ao papa, cabeça do colégio episcopal.

2. Também o Colégio dos Bispos goza de infalibilidade no
Magistério quando, reunidos os Bispos em Concílio
Ecuménico, exercem o magistério como doutores e juízes da

fé e dos costumes, declarando para toda a Igreja que se deve

Aceitar definitivamente uma doutrina sobre a fé ou sobre os

Costumes; ou então quando, espalhados pelo mundo,

Conservando o vínculo de comunhão entre si e com o

Sucessor de Pedro, e ensinando autenticamente questões de

Fé ou costumes juntamente com o mesmo Romano Pontífice,

Concordam numa única sentença, que se deve aceitar como

Definitiva. (Código de direito canónico 749,2. §)

Aqui estou me referindo só no ministério do papa quando proclama solenemente um dogma (ex cátedra). Como sabemos que é assim, se muitas igrejas crêem diferente? O importante é que o papa tem a assistência total do Espírito Santo, não em virtudes daquilo que ele é, mas em virtude do ministério que ele exerce. Assim aparece na bíblia o mandato de fortalecer a fé de seus irmãos, sendo ele sucessor de Pedro e príncipe dos apóstolos. Além do mais, a igreja, não depende da opinião de outras igrejas, aliás, a Igreja de Jesus é uma só.

«Simão, Simão! Olha que Satanás pediu autorização para vos joeirar como trigo.
Eu, porém, rezei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, quando tiveres voltado para Mim, fortalece os teus irmãos». (Lucas 22,31-32).

Alguém que deve fortalecer os outros na fé não poderia errar em um assunto tão sério. Jesus para confirmar que alguém deve manter o povo na verdade e num ministério sadio, dá a Pedro a sua própria missão de pastor, ele que era dotado de toda infalibilidade, passa na sua amada Igreja e com o protagonista daquele que iria fazer suas vezes na terra, como vigário de Cristo.

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse: «Cuida dos meus cordeiros».
Jesus perguntou de novo a Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse: «Toma conta das minhas ovelhas».
Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele O amava. Disse a Jesus: «Senhor, Tu conheces tudo e sabes que Te amo». Jesus disse: «Cuida das minhas ovelhas. (João 21,15-17).

Com essa missão, confirma mais uma vez, que Pedro é o fundamento da unidade visível, contudo o próprio Cristo declara que Pedro deve agir de poder dentro da Igreja e que esse poder se manifesta nas grandes verdades da fé e da autoridade naquilo que se deve crer.

Por isso Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la.
Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu, e o que ligares na Terra será ligado no Céu, e o que desligares na Terra será desligado no Céu». (Mateus 16,18-19).

Essas chaves só podem ser o poder da infalibilidade do papa que poderá ser assistida com o espírito santo de Deus. Autoridade essa que também foi dada aos apóstolos e seus sucessores.

Eu vos garanto: tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu. Mt 18,18.

Muitos dizem que o papa é homem como nós, como assim que ele não pode errar? Eles perguntam, e eu respondo: Sim. Mas o papa é homem como nós e que exerce um ministério infalível e diferente de qualquer um, não porque o papa não pode falhar em tudo. Fui bem claro que o papa em matéria de fé e costume é livre de todo erro, mas é claro que se for talvez em matemática ou qualquer outra coisa de ciência e muitas outras, o papa pode cometer erro, até mesmo teológico (opinião teológica). Só em matéria de fé e costume que o papa é livre de todo erro e quando se trata de ex cátedra. Porque Jesus disse que as portas do hades não prevaleceriam contra igreja. Mt 16,18.
Entretanto, Cristo enviou seu Espírito da verdade para cuidar de seu rebanho e dos legítimos pastores da Igreja.

Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele adquiriu para Si com o sangue do seu próprio Filho. (Actos 20,28).

Podemos ver então, Jesus dizendo que enviaria o Espírito da verdade a sua Igreja, e que o mesmo guiaria eles a toda verdade.

«Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas agora não seríeis capazes de as suportar.
Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos encaminhará para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu Nome, mas dirá o que escutou e anunciar-vos-á as coisas que vão acontecer.(João 16,12-13)

O próprio Jesus disse que enviaria o Espírito Santo para Igreja, e que devia guiar a Igreja a toda verdade, só podemos dizer que a Igreja não pode errar, justo que o Espírito Santo assiste fielmente o ministério do papa e dos bispos. Afirmar que o papa não goza de infalibilidade, seria um absurdo, e falta de compreensão bíblica.


Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: «Tu és Simão, filho de João. Vais chamar-te Cefas (que quer dizer Pedra)». (João 1,42).

Se o papa não fosse infalível, certamente a Igreja católica já afundaria como muitas ramificações protestantes já caíram e que cairão.


Escrito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário