Inferno (do latim infernus, inferior, que
fica em baixo) é o nome dado ao estado dos condenados, no antigo testamento, essa
crença já era partilhada e era chamada de "sheol", lugar onde se reuniam todos os
mortos, bons e maus (Dt 32,22;1Rs 2,6; Prov 9,18;etc), depois do cativeiro surge
a crença de um outro lugar de punição escatológica (Is 66,24), a geena, onde os
pecadores são atormentados eternamente pelo fogo, essa era na verdade uma visão
do profeta, assim, a geena, era um vale ao sul de Jerusalém que era usado, para
sacrifícios pagãos de crianças pelo fogo. O profeta Jeremias amaldiçoou o lugar
e disse que seria um lugar de morte e corrupção. Desse modo, o termo era
identificado, como o lugar de castigo eterno com torturas e fogo para os maus.
O conteúdo dos termos, xeol e geena,
foram posteriormente enriquecidos pela revelação e pela evolução teológica em
função sobretudo da ideia da retribuição e da crença da ressurreição dos
mortos. Assim podemos dizer que a interpretação da existência de um estado de
condenação, não era ainda bem conhecida no seio do povo hebraico, a ideia foi
gradualmente crescendo até chegar a única e verdadeira interpretação, e como vimos,
em Isaías é apresentado já a condenação repentina dos pecadores. No entanto a ideia do xeol era a
morada de todos os mortos, tanto justos como injustos, e a geena, apresenta-se,
como o aniquilamento dos maus. Assim
a ideia ia crescendo. O assunto é bastante relevante, porque assim, muitos desconhecendo alguns textos bíblicos, dizem que o inferno não existe. E esse
tipo de heresia nosso Senhor Jesus já desmascarou muitas vezes, e numa delas
disse:
Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem
matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.
(Mt 10,28)
Jesus aqui mostra claramente que a
geena, é um lugar de precipício, alguns hereges, para justificarem que o
inferno não existe dizem que o inferno, é a morte do pecador, dizem isso pelo
facto de acreditarem que a alma morre, mas não é assim, ninguém volta ao nada, o
inferno que é a geena é um lugar de tormento e a característica mais constante
do próprio inferno é o fogo.
12.
Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas,
porém, queimá-las-á num fogo inextinguível (Mt 3,12)
22.
Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos
juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raça, será castigado pelo Grande
Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. (Mt
5,22)
e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro
e ranger de dentes(Mt 13,42)
Seria bem simples nessas palavras Jesus
dizer que essas pessoas serão condenadas a morte eterna e não na condenação
pelo fogo. Duma outra maneira Jesus
mostra também que o inferno existe na parábola do rico avarento, e no livro de
Apocalipse são João mostra isso, facto ainda que nosso Senhor mostra que depois
da morte também há um fogo ardente. (a alma arde no inferno)
Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho
finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava.
20. Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico.
21. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas.
22. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado.
23. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio.
24. Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas.
25. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento.
26. Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá. (Lc 16,19-26)
20. Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico.
21. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas.
22. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado.
23. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio.
24. Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas.
25. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento.
26. Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá. (Lc 16,19-26)
O Diabo, que os tinha seduzido a todos,
foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já se achavam a Besta e o falso
profeta. Lá serão atormentados dia e noite para sempre (Ap 20,10)
Ora, segundo o livro de apocalipse a
besta e o falso profeta já estavam no inferno, isso prova que eles estavam
antes do fim do mundo no inferno, após o término da vida deles nessa terra, e
se estavam, é porque suas almas já receberam a condenação, e o corpo ainda. E o
mesmo vai acontecer no fim do mundo (na ressurreição final), os que suas almas
já sofrem no inferno, sofrerão também com seus corpos no fim do mundo, em companhia
com a besta e o falso profeta
41.
Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de
mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demónio e aos seus anjos
(Mt
25,41)
Muitos dizem que o inferno ou a geena é a morte eterna, ora isso é falso, porque o livro de apocalipse mostra isso
bem claro.
A morte e a morada subterrânea foram lançadas no
tanque de fogo. A segunda morte é
esta: o tanque de fogo.
15. Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo (Ap 20,14-15)
Como vimos a morte e a morada subterrânea não existem mais, o que quer dizer que só existirá a condenação eterna para os pecadores. Se existissem, segundo o livro, é fácil, São João simplesmente diria que o inferno ou o fogo, seriam lançadas na morada subterrânea, que é a morte eterna. Portanto, Deus não condena ninguém para o inferno, é o homem que optando pelo mal, escolhe o seu caminho.
15. Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo (Ap 20,14-15)
Como vimos a morte e a morada subterrânea não existem mais, o que quer dizer que só existirá a condenação eterna para os pecadores. Se existissem, segundo o livro, é fácil, São João simplesmente diria que o inferno ou o fogo, seriam lançadas na morada subterrânea, que é a morte eterna. Portanto, Deus não condena ninguém para o inferno, é o homem que optando pelo mal, escolhe o seu caminho.
Catecismo da igreja católica
1034 Jesus fala muitas
vezes da "Geena", do "fogo que não se apaga", reservado aos
que recusam
Até o fim de sua vida
crer e converter -se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o
Corpo [a27]. Jesus
anuncia em termos graves que "enviar seus anjos, e eles erradicarão de seu
Reino todos
Os escândalos e os que
praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha ardente" (Mt 13,41-42), e
que
Pronunciar a
condenação: "Afastai-vos de mim malditos, para o fogo eterno!" (Mt
25,41).
1035 O ensinamento da
Igreja afirma a existência e a eternidade do inferno. As almas dos que
Morrem em estado de
pecado mortal descem imediatamente após a morte aos infernos, onde sofrem as
Penas do Inferno,
"o fogo eterno". A pena principal do Inferno consiste na separação
eterna de Deus, o
Único em quem o homem
pode ter a vida e a felicidade para as quais foi criado e às quais aspira.
(Parágrafo relacionado
393)
1036 As afirmações da
Sagrada Escritura e os ensinamentos da Igreja acerca do Inferno são um
Chamado à
responsabilidade com a qual o homem deve usar de sua liberdade em vista de seu
destino
Eterno. Constituem
também um apelo insistente à conversão: "Entrai pela porta estreita,
porque largo e
Espaçoso é o caminho
que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a
Porta e apertado o
caminho que conduz à vida. E poucos são os que o encontram" (Mt 7,13-14):
(Parágrafos
relacionados 1734,1428)
Como desconhecemos o
dia e a hora, conforme a advertência do Senhor, vigiemos
Constantemente para
que, terminado o único curso de nossa vida terrestre, possamos entrar com ele
para
As bodas e mereçamos
ser contados entre os benditos, e não sejamos, como servos maus e preguiçosos,
Obrigados a ir para o
fogo eterno, para as trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes.
1037 Deus não
predestina ninguém para o Inferno; para isso é preciso uma aversão voluntária a
Deus (um pecado mortal)
e persistir nela até o fim. Na Liturgia Eucarística e nas orações quotidianas
de seus
Fiéis, a Igreja implora
a misericórdia de Deus, que quer "que ninguém se perca, mas que todos
venham a
Converter-se" (2Pd 3,9) (CIC 1034-1036).
Escrito por: Benedictus Manuel
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