terça-feira, 1 de março de 2016

Prostrar e procissão na bíblia





Parece que todo católico sabe, que os hereges protestantes  sempre insistem em dizer que prostrar é adoração, também dizem que a bíblia não registra em nenhuma parte procissão de imagens. Assim eles dizem, que, o católico ao se prostrar diante das imagens dos santos e de anjos, da virgem Maria, é idolatria, assim também como se prostrar diante do papa. Na verdade refutar  isso é totalmente facilíssimo, os hereges dizem que isso eles tiraram da bíblia, mas eu irei provar que não é da bíblia onde eles tiraram, mas do engano de satánas que sega as mentes deles. Para assim começar a explanar toda verdade a respeito disso, gostaria de mostrar no catecismo, o que é adoração, porque me parece que os hereges protestantes nada sabem na verdade acerca disso, aliás eu me pergunto se na verdade o protestantismo adora o Deus verdadeiro, o criador do céu e da terra.
Catecismo da Igreja Católica

A ADORAÇÃO

 A adoração é o primeiro acto da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo
como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor  e o Dono de tudo o que existe, o Amor
infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus,
citando o Deuteronômio (6,13),(CIC 2096).

Com a definição do catecismo, podemos dizer aos protestantes que já podem aprender, adoração protestantes não é meramente se prostrar. Como o catecismo diz, é reconhecer a Deus como o absoluto, o dono de tudo. Agora passando para nossa refutação, podemos ver que a própria bíblia também mostra que o simples facto de se prostrar a uma imagem ou pessoa não é adoração.

Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças.(Josué 7,6).

Josué ao se prostrar diante da arca, não adorou as imagens que estavam na arca e muito menos a arca. E o católico que se prostra diante das imagens dos santos, anjos, de Jesus e da virgem Maria, não as adora, mas venera nelas a pessoa representada, assim como Josué  venerou na arca a representação da presença de Deus naquela arca. Agora, a partir desse momento, vamos descobrir que se prostrar também diante de alguém ou do papa não é adoração:

Moisés saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre a sua saúde e entraram na tenda.(Ex 18,7)

Betsabé inclinou-se e prostrou-se diante do rei. Este disse-lhe: Que queres?(1Rs 1,16)
Judá e seus irmãos entraram em casa de José, que estava ainda em sua casa, e prostraram-se por terra diante dele.(Gn 44,14)

Quando Abigail avistou Davi, desceu prontamente do jumento e prostrou-se com o rosto por terra diante dele.(1Sm 25,23).etc

Assim, podemos ver que se prostrar diante do sogro de Moisés, José, e Davi, não é adoração, do mesmo modo que se prostrar diante do papa também nunca foi adoração já que a bíblia a única norma de fé protestante defende isso. Passando o próximo passo que é acerca da procissão na bíblia, vamos ver:

12. Foi anunciado ao rei que o Senhor abençoava a casa de Obed-Edom e todos os seus bens por causa da arca de Deus. Foi então Davi e fê-la transportar da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi, no meio de grandes regozijos.
13. Quando os carregadores da arca do Senhor completavam seis passos, sacrificavam-se um boi e um bezerro cevado.
14. Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho.
15. O rei e todos os israelitas conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de alegria e tocando a trombeta.(2 Sm 6,12-15)

Depois falou aos sacerdotes: Tomai a arca da aliança e ide, adiante do povo. Eles tomaram a arca da aliança e caminharam à testa do povo.(Josué 3,6).

Tanto que vimos a crença do protestantismo em dizer que carregar as imagens em procissão é satânica. Agora irei mostrar que o povo de Deus não só carregou as imagens em procissão, mas também fazia sacrifícios diante delas (2 Cronicas 5,6). Agora vão me dizer que os Israelitas eram idólatras?
Espero que os protestantes aproveitem e saibam de uma vez o que é veneração, e a diferença de adorar e venerar.
 
Portanto, venerar é respeitar, homenagear, honrar, saudar, felicitar. É a este culto que é chamado de (dulia). Sendo assim, venerar não é adoração, porque eu já disse que adorar é reconhecer alguém como senhor de tudo o quanto existe, (latria), e oferecer sacrifícios. Como venerar não tem nada haver com isto, é bem claro que venerar não é adorar mas respeitar e amar profundamente. Nesse caso, de acordo com o objectivo, prostrar e procissão é defendida na bíblia católica e na protestante.

Escrito por: Benedictus Manuel


Sem comentários:

Enviar um comentário