Nos ultimos tempos, tem seitas espalhando
tipos de heresias que na verdade me incomoda, por um bom tempo as pessoas
sabiam que depois da morte a pessoa vai ao céu ou no inferno, ou simplesmente
passa num estado de purificação, com o protestantismo no mundo e seus novos
filhos como as seitas Adventista do sétimo dia e as testemunhas de Jeová, muitas
pessoas estão deixando de lado a verdade e a razão para se crer, crendo assim
que a alma é mortal, porque a alma é o próprio corpo, e que a morte do corpo é
a morte da alma também. Essa é a
alegação e o engano de Satanás perante o mundo.
Uma coisa que esses hereges não sabem é
que o termo «Néfes» em hebraico, (alma), assim como a própria palavra néfes, para
os hebreus tem muitos sentidos e é usada para significar muitas coisas, e não
somente corpo. Por exemplo: «a
habitação dos mortos alargará o seu seio (néfes, no hebraico);» (Isaías 5,14); «que
a espada venha tirar a vida (no (hebraico néfes); «(Ezequiel 33,6); «as águas
me cercaram até ao pescoço (néfes); » (Jónas 2,6), «a sua esperança será exalar
o último suspiro (néfes)» (Job 11,20)», Deus tem nas mãos a alma (néfes) de
todo ser vivente» (Job 12,10),«não fareis incisões na vossa carne por um morto (néfes)»
(Levitico 19,28,21,11);etc. A mesma palavra «néfes» serve para designar
«garganta»,«sopro»,«vida»,«animal» «homem»,«corpo morto»,«sangue»,«alma»,etc. Além disso, atribui-se á «néfes», não
só a vida física, mais também os fenómenos fisiológicos, psíquicos e
psicológicos, por exemplo o senhor não deixará a alma (néfes) do Justo passar
fome» (provérbios 10,3).«para vós senhor elevo a minha alma (néfes); (salmos
24,1),etc.
Os hereges que dizem que a alma é o
corpo, se apoiando em versículos onde apresentam a alma (néfes), como corpo, se
enganam, porque a mesma já mostrei que significava muitas coisas para os
hebreus, mas não nos esquecendo que sempre esse povo estava num desenvolvimento
de seu conhecimento. Mas para
mostrar bem que a alma é distinta do corpo e não morre, devemos dar crédito nas
passagens que distinguem as mesmas, onde refere categoricamente do corpo e a
alma, como realidades bem distintas.
Assim Jesus, começa a destruir essa crença da mortalidade da alma dizendo:
Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem
matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.
(Mateus 10,28).
Aqui nosso senhor Jesus, faz bem a menção
do corpo e a alma, só podemos dizer que a alma não morre, e esse facto também, os
apóstolos corroboraram.
23.
O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito,
alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus
Cristo (1 Tessalonicenses 5,23)
Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também
a fé sem obras é morta (Tiago 2,26)
A alma é distinta do corpo e é o que faz
o homem pessoa, porque a alma é a vida, e é espiritual, quer dizer, (não
podemos ver ela), e a bíblia mostra isso.
21.
Estendeu-se em seguida sobre o menino por três vezes, invocando de novo o
Senhor: Senhor, meu Deus, rogo-vos que a alma deste menino volte a ele.
22. O Senhor ouviu a oração de Elias: a alma do menino voltou a ele, e ele recuperou a vida (1 Reis 17,21-22.
22. O Senhor ouviu a oração de Elias: a alma do menino voltou a ele, e ele recuperou a vida (1 Reis 17,21-22.
9.
Acontece que um moço, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, foi
tomado de profundo sono, enquanto Paulo ia prolongando seu discurso. Vencido
pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo, e foi levantado morto.
10. Paulo desceu, debruçou-se sobre ele, tomou-o nos braços e disse: Não vos perturbeis, porque a sua alma está nele.(Actos 20,9-10).
10. Paulo desceu, debruçou-se sobre ele, tomou-o nos braços e disse: Não vos perturbeis, porque a sua alma está nele.(Actos 20,9-10).
Assim dum modo claro como vemos, a alma
não morre, e os hereges defensores dessa heresia, deviam sentir vergonha, porque
não só esses versículos, a bíblia toda, podemos dizer, prova totalmente a
imortalidade da alma, e como podemos ver, na parábola do rico avarento.
Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho
finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava.
20. Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico.
21. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas.
22. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado.
23. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio.
24. Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas.
25. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento (Lucas 16,19-25; Mateus 17,3).
20. Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico.
21. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas.
22. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado.
23. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio.
24. Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas.
25. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento (Lucas 16,19-25; Mateus 17,3).
A parábola mostra que a alma de Lázaro e
do rico não morreram, e isso também sucedeu com Moisés e Elias.
27.
Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não morrerão, até que
vejam o Reino de Deus.
28. Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.
29. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
30. E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias (Lucas 9,27-30.
28. Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.
29. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
30. E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias (Lucas 9,27-30.
Aqui a bíblia mostra que a alma de
Moisés e Elias jamais estiveram mortas, embora que alguns tentam dizer que eles
não morreram, Moisés morreu e foi sepultado (Deutéronomio 34,5-7), e a própria
bíblia nos diz que nos céus está as almas dos Justos.
23.
da assembleia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus,
juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição(Hebreus 12,23)
Portanto, para terminar com essa matéria
da imortalidade da alma gostaria de dizer para todos hereges mentirosos, que
por favor, se amam a Jesus de verdade, e acreditam nas suas supostas fé, que
acabem com essa heresia, porque fere até mesmo a própria alma, sendo assim, gostaria
que acompanhassem atenciosamente os respectivos capítulos e versículos que eu
mesmo irei citar. E quanto a
mortalidade da alma, por mim e para qualquer um que não seja herege, já é
suficiente para ver a verdade e a falsidade.
Mas vale deixar essas citações para que não sobre nada sobre a mortalidade
da alma.
1.
Sabemos, com efeito, que ao se desfazer a tenda que habitamos neste mundo,
recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma habitação
eterna no céu.
2. E por isto suspiramos e anelamos ser sobrevestidos da nossa habitação celeste,
3. Contanto que sejamos achados vestidos e não despidos.
4. Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma veste nova por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela vida.
5. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor o seu Espírito.
6. Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor.
7. Andamos na fé e não na visão.
8. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor.
9. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe.
10. Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo (2corintios 5,1-10).
2. E por isto suspiramos e anelamos ser sobrevestidos da nossa habitação celeste,
3. Contanto que sejamos achados vestidos e não despidos.
4. Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma veste nova por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela vida.
5. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor o seu Espírito.
6. Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor.
7. Andamos na fé e não na visão.
8. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor.
9. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe.
10. Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo (2corintios 5,1-10).
Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
22. Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir.
23. Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor (Filipenses1,21-23)
22. Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir.
23. Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor (Filipenses1,21-23)
Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje
estarás comigo no paraíso (Lucas 23,43).
19.
É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no
cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes (1Pedro
3,19.
5.
Eles darão conta àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.
6. Pois para isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito (1Pedro 4,5-6).
6. Pois para isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito (1Pedro 4,5-6).
2.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois
vou preparar-vos um lugar.
3. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.
4. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou (João 14,2-4).
3. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.
4. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou (João 14,2-4).
Contudo, podemos ver e não só, que a bíblia
está cheia de provas sobre a imortalidade da alma, no entanto, dei somente
essas, mas contando que a maior decadência dessa heresia é o livro de apocalipse,
não sei como os hereges ficariam se porventura lessem, porque esse mesmo livro
é a maior prova de que a alma é imortal.
Para os Adventistas, e as testemunhas de Jeová, e todos aqueles que pensam em
continuar a pregar essa heresia, se não pensarem em deixar, peço que devem ser
mais astutos, porque católicos de verdade jamais vão enganar.
Escrito por: Benedictus Manuel
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