terça-feira, 1 de março de 2016

Jesus morreu na cruz ou na estaca?



 


Um dos maiores símbolos do cristianismo é a cruz, ou seja, a cruz é sinal de muita reverência e respeito pelos cristãos verdadeiros, nós católicos, confessamos que a cruz é o instrumento pela qual nosso senhor Jesus Cristo morreu, ao passo que diversas crenças professam que seja um mito e que a cruz é um símbolo pagão. Como entender isso?

Devemos saber que na Roma antiga, muito antes da morte de Jesus, a cruz era usada para atar ou pregar os condenados, fazendo-os padecer terrivelmente, é com essa morte que na qual nosso senhor Jesus Cristo passou. Mas mesmo assim tem seita que diz ao contrario. Por exemplo a sociedade torre de vigia afirma:

Uma razão importante é que Jesus Cristo não morreu numa cruz. A palavra grega  em geral traduzida “cruz” é staurós. Que significa basicamente “poste ou estaca”. Diz:  “[staurós] jamais significa duas peças de madeira transversais em qualquer angulo...
Não há nada no grego do [Novo testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Em vários textos, os escritores bíblicos usam outra palavra para referir-se ao instrumento usado para executar Jesus. É a palavra grega xýlon. (Atos 5, 30; 10, 39; 13, 29; Gálatas 3, 13; 1 Pedro 2, 24) Essa palavra significa simplesmente “madeiro” , ou “pedaço de pau, porrente ou árvore”.
Não há evidencia de que aqueles  que se diziam Cristãos usassem a cruz na adoração nos primeiros 300 anos após a morte de Cristo. No quarto século, porém, o imperador pagão Constantino converteu-se  ao cristianismo apóstata e promoveu a cruz como simbolo deste. A partir deste momento promoveu a cruz como símbolo deste. Qualquer quetenha sido a motivação de Constantino, a cruz nada tinha a ver com Jesus Cristo. ( O que a Bíblia Realmente Ensina?. Paginas 204 e 205)

Indo contra a argumentação desta seita, devemos ensinar-lhes que o termo staurós não significa basicamente estaca. O termo significa cruz e ao mesmo tempo estaca, assim define a concordância Strong:

4716 σταυρ ος stauros
da raiz de 2476; TDNT - 7:572,1071; n m
1) cruz
1a) instrumento bem conhecido da mais cruel e ignominiosa punição, copiado pelos gregos e romanos dos fenícios. À cruz eram cravados entre os romanos, até o tempo de Constantino, o grande, os criminosos mais terríveis, particularmente os escravos mais desprezíveis, ladrões, autores e cúmplices de insurreições, e ocasionalmente nas províncias, por vontade arbitrária de governadores, também homens justos e pacíficos, e até mesmo cidadãos romanos
1b) crucificação à qual Cristo foi submetido
2) “estaca” reta, esp. uma pontiaguda, usada como tal em grades ou cercas.

Desse modo o termo grego staurós significa cruz, mas também estaca. A seita tenta contrariar a verdade ignoradamente e acrescenta dizendo que os escritores bíblicos usavam outra palavra para referir-se ao instrumento usado para executar Jesus. Que é a palavra grega xylon. A seita diz que essa palavra significa meramente madeiro ou pedaço de pau, porrente ou árvore. Ora, isso é falso, o mesmo dicionário Strong diz:

3586 ξυλον xulon
De outra forma da raiz de 3582; TDNT - 5:37,665; n n
1) madeira
1a) aquilo que é feito de madeira
1a1) como um viga pela qual alguém é suspendido, uma forca, uma cruz
1a2) cepo ou madeira com buracos nos quais os pés, mãos, pescoço de prisioneiros eram inseridos e presos com correias
1a3) grilhão, ou corrente para os pés
1a4) porrete, vara, bastão
2) uma árvore.

De acordo com as testemunhas de Jeová, os escritores bíblicos usaram a palavra xulon, que para eles significa exclusivamente madeiro, em vez da palavra grega staurós. E para defender isso, apontam diretamente Gálatas que diz: 13. Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro. (Gl 3,13). Dando essa citação, a seita faz referência a (Dt 21,22-23).

Mesmo a seita fazer referência de Gálatas e Deuteronómio, isso só mostra a ignorância que ela possui referente os termos, porque acabei  de mostrar que xulón significa tanto madeiro quanto cruz. Desse modo, os apóstolos em geral podiam se referir a morte de Jesus dizendo madeiro ou cruz. Além do mais, a citação de são Paulo não quer fazer distinção entre madeiro ou cruz, mas o apóstolo está simplesmente enfatizar a morte de Jesus. Mas para termos a certeza absoluta acerca da crucificação de Jesus podemos analizar:

25. Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! (Jo 20,25)

Analizando as palavras do apóstolo são João, podemos entender que Jesus foi pregado na cruz, e não numa estaca, além do mais é totalmente impossível alguém ser cravado num poste usando simplesmente um prego, mas sim numa cruz usando um prego em cada lado das mãos. Como podemos ver na imagem a seguir.

25. Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! (Jo 20,25)

Outra coisa que devemos observar ainda, é que o livro de Mateus fala sobre o letreiro estar por cima da cabeça de Jesus, e não por cima das mãos dele. Assim como a própria imagem  da verdadeira morte de Jesus demonstra.

37. Por cima de sua cabeça penduraram um escrito trazendo o motivo de sua crucificação: Este é Jesus, o rei dos judeus.(Mt 27,37)

Todas essas expressões mostram que Jesus morreu na cruz, e essa cruz era um instrumento transversal, essa era a forma a que os condenados eram severamente mortos, a morte mais cruel, esses mesmos, viram que Jesus era maldito e que tinha que ter esse tipo de morte junto aos salteadores. A bíblia apresenta muitos capítulos que realça a morte de Jesus na cruz e não numa estaca como afirma essa seita. (Actos 2,23; 2,36; 4,10; Mt 27,35; Mc 15,24; Lc 23,33; Jo 19,18)

Os próprios defensores da heresia de que Cristo morreu numa estaca, ao afirmarem isso, colocam uma grande contradição entre eles mesmo, porque os primeiros seguidores desta seita, inclusive o próprio Charles Tase Russel usaram a cruz. Se voltarmos um pouco no tempo, veremos que a sociedade torre de vigia nas suas bíblias de estudo usava a cruz. Uma prova mais atestada ainda, encontramos nas revistas herald of Crist´ s presence, encontramos também  a grande contradição na pirámide do seu grande fundador ou seja, na tumba de Charles Tase Russel, encontramos o símbolo da cruz por simplesmente o fundador crer. Vale ressaltar ainda que em torno de toda história, esse mito de que Cristo não morreu numa cruz, só apareceu a partir do século XX. Então as imagens abaixo confirmam a crença dos primeiros seguidores dessa seita.


Portanto, a cruz que é em grego staurós e xulón, pode ser chamado de madeiro, desse modo, falar que Jesus morreu no madeiro, é o mesmo que dizer que Jesus morreu na cruz. Agora, dizer que morreu numa estaca, ou seja, num tronco só,  é um erro dos mais graves, porque nosso senhor Jesus Cristo morreu numa cruz, que é um instrumento transversal, e muitos dos primeiros cristãos deram também esse grande testemunho, Assim, cai a mentira da seita em afirmar que nos primeiros 300 anos não havia cristãos que usassem ou se pronunciassem acerca da cruz, porque não era necessário ver os testemunhos primitivos, porque a própria seita já demonstra que se contradisse. Se no século XX a sociedade torre de vigia usou a cruz e acreditaram que era o instrumento que na qual nosso Senhor Jesus Cristo morreu, quanto mais aqueles que professavam a fé primitiva?

Escrito por: Benedictus Manuel


8 comentários:

  1. Esse texto é bem confuso e contraditório, além de muitos erros de português e de concordância...

    ResponderEliminar
  2. Na verdade não vejo confusão e contraditório no texto, pode ser q tenha erros de português pois não sou doutor de lingua, mas sendo assim eu vou ir ao foco que é basicamente a intenção do post. Então camarada gostava mesmo que me mostrasses no texto a tal "confusão" e "contradição"

    ResponderEliminar
  3. Estudo herético,o Salvador morreu no madeiro Salmos 118:22

    ResponderEliminar
  4. morreu numa cruz ou madeiro... qual a diferença???? o filho de Deus (Jeová) morreu para que possamos viver!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe diferença, mas alguns preferem usar o termo "madeiro" para excluir a possibilidade de ele ter morrido na cruz e desvalorizar o valor da Cruz.

      Eliminar