terça-feira, 1 de março de 2016

Domingo ou sábado?





Esse é mais um dos tópicos de máxima atenção, porque afinal sabemos que tem vários discursos a se saber a respeito dessa verdade que é o dia oficial de adoração ao Senhor, sabemos que todos dias são do Senhor. Mas o dia que nós cristãos devemos deixar todas as nossas preocupações e adorar, servir o senhor é um dia especial que vamos chegar a conhecer para assim não causar mais confusões. Num outro sentido também, sabemos perfeitamente que tem vários grupos que se dizem cristãos, e afirmam abertamente com calúnias dizendo que o dia de descanso e de adoração é o sábado e não o domingo. No entanto, para se saber a verdade total de Deus, várias seitas protestantes creem que devemos crer somente na bíblia, mas para a igreja verdadeira de Jesus, isso não é assim. Devemos crer na tradição apostólica e na sagrada escritura. Mas hoje, o assunto não é esse, porque varias vezes já falei disso e já mostrei para muitos hereges que não é assim como muitos deles pensam. Seguindo com o objectivo que é o dia do sábado ou domingo, eu gostaria de começar no sábado.

A palavra sábado deriva do latim, sabbatum, que por sua vez deriva do shabat hebraico, transliterado como shabãt. Que designa o dia de descanso entre os judeus e alguns grupos que se dizem cristãos, principalmente os adventistas. Desse modo, irei falar apenas dos adventistas, já que eles são o grupo que mais defendem o sábado e atacam mais a santa igreja de nosso senhor Jesus, Deus verdadeiro e verdadeiro homem.

Para os adventistas, o domingo é um dia satânico e que os cristãos devem guardar o sábado e não o domingo, Hellen White diz e ensina que o sábado é o selo de Deus e o domingo a marca da besta, ou seja, é o selo do anticristo. O sábado era uma festa para a recordação da obra criadora de Deus que descansa no sétimo dia, assim a bíblia ordena. (Ex 20,8) Lembrem-te de santificar o dia de Sábado, entretanto, aqui vemos à ordenação em guardar o sábado, mas para os hebreus isso era como uma lembrança à obra criadora de Deus e a libertação do seu povo da escravidão, no entanto era um dia consagrado ao senhor por isso, pelas obras grandes que ele operou em seu povo. Mas para nós os cristãos, o descanso santificado e dia de festa, é o domingo, o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos, Jesus mostrou que o sábado é um dia de trabalho aos irmãos e muitos fariseus entendiam que ele abolia a lei.

Jesus ensinava numa sinagoga em dia de sábado.
11 Estava lá uma mulher que, havia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar.
12 Vendo-a, Jesus dirigiu-Se a ela e disse: «Mulher, estás livre da tua doença».
13 Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher endireitou-se e começou a louvar a Deus.
14 O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E tomando a palavra, começou a dizer à multidão: «Há seis dias para trabalhar”. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, e não em dia de sábado».
15 O Senhor respondeu-lhe: «Hipócritas!”. Cada um de vós não solta o boi ou o jumento para lhe dar de beber, mesmo que seja dia de sábado?
16 Está aqui uma filha de Abraão que Satanás amarrou durante dezoito anos. Será que não deveria ser libertada dessa prisão em dia de sábado?.

João 5,14-16. 14 Mais tarde, Jesus encontrou aquele homem no Templo e disse-lhe: «Ficaste curado. Não peques de novo, para que não te aconteça alguma coisa pior».
15 O homem saiu e disse às autoridades dos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado.
16 Então as autoridades dos judeus começaram a perseguir Jesus, porque Ele havia curado em dia de sábado. Lc 13,10-16.

Como vimos, Jesus trabalhou no sábado, e essa maneira dos adventistas entenderem é absurda, porque ainda vivem sob o jogo da lei, e nunca conheceram Jesus. No entanto o dia do sábado era um descanso simbólico para lembrar a obra de Deus e a libertação do seu povo, os adventistas pensam que Deus descansou e isso é falso, Deus não é homem para ficar cansado, além do mais o próprio Deus não tem descanso, ele trabalha sempre, inclusive no sábado, veja o que Jesus disse:

Jesus então disse-lhes: «Meu Pai trabalha continuamente e Eu também trabalho». João 5,17.

O próprio Deus, trabalha até agora, Jesus declara que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
28. e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado." Marcos 2,27-28.

E o apóstolo são Paulo, mostra que tudo isso era sombra da verdade que é Cristo.

Ninguém, pois, vos julgue pelo que comeis ou bebeis, ou por causa de festas anuais, mensais ou de sábados.
17 Tudo isso é apenas sombra daquilo que devia vir. A realidade é Cristo. Colossenses 2,16-17.

Podemos ver então sem falarmos ainda do domingo, a grande falta de entendimento que há nesse povo adventista, por estarem ainda sob a lei Mosaica.

Mas nós bem sabemos, que a lei já não está em vigor, e os protestantes adventistas por não saberem isso, fazem muita confusão.

A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o Reino de Deus, e cada um faz violência para aí entrar. Mateus 11,12. Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.
13. Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. Lucas 16,16.

O sábado não tem compatibilidade conosco, porque era somente um dia de recordação da obra criadora de Deus e da libertação da escravidão do povo hebreu. Agora, para os adventista que se dizem cristãos e continuam a guardar o sábado, é uma grande contradição visto que quem crê em Jesus, é santificado com um outro dia de uma criação nova, onde o Cristo Ressuscita para todos e tudo, para uma nova aliança.

Para os adventistas que dizem o domingo ser um dia satânico, e muitos ainda porque é dia do sol. Eu quero deixar claro que o sábado é também um dia satánico para muitos antigos povos, eles reverenciavam seus deuses, dedicando o dia de sábado ao Deus Saturno, que originou em inglês a denominação suturn´s day, posteriormente abreviada para suturday, e no holandês zaterdag, com o significado de ´´dia do Saturno.

Entre os romanos, esse dia era dedicado a Saturno, "deus da agricultura", e representava um dia de descanso na semana pela boa colheita.

 Gostaria desse modo, a falar agora do domingo, a essa palavra domingo é originária do latim, dies dominicus, que significa ´´dia do senhor´´. E de certo que esse domingo foi um dia que os pagãos adoravam seus deuses, como o deus Rã, Mas nós também sabemos que esse é o dia que ressuscitou o salvador, por isso nós temos esse dia como um dia santo, a bíblia é complexa, esse dia é pagão em vista dos pagãos, mas como cristãos, sabemos que é um grande dia de reunião, porque assim muitos pais da igreja, até os apóstolos adoravam nesse dia, ou era, o dia maior para celebrar a eucaristia. Vamos ver o que a bíblia e os apóstolos pensavam.

No primeiro dia da semana, estávamos reunidos para a fracção do pão. Paulo, que devia partir no dia seguinte, dirigia a palavra aos fiéis e prolongou o discurso até à meia-noite. Actos 20,7.

No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que tiver podido poupar, para que não esperem a minha chegada para fazer as colectas. 1corintios 16,2.

Muito além disso o próprio Jesus deu uma alusão acerca desse dia tão importante, quanto as suas aparições.

Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! João 20,26.

O mesmo, ele faz quando sai ressuscitado nesse dia.

Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. Mateus 28,1

Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demónios. Marcos 16,9.

Como disse, há testemunhos dos primeiros cristãos, podemos ver então Inácio e Justino a corroborarem esse dia.
Santo Inácio de Antioquia (†107):
“Aqueles que viviam segundo a ordem antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, não mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada, por Ele e por sua morte”(Epístola aos Magnésios capítulo 9 verso 1)
São Justino (†165):
Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia após o Sábado dos judeus, mas também o primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos“(Apologia capítulo 1 verso 67)
Ainda podemos ver na didaqué, o mais antigo catecismo que chegou até nós, dizendo: Reúna-se no dia do senhor para partir o pão e agradecer após ter confessado seus pecados, para que o sacrifício seja puro.
São João em apocalipse, confirma esse dia, chamando dia do senhor:

No dia do Senhor, o Espírito tomou conta de mim. E atrás de mim ouvi uma voz forte como trombeta, que dizia:
«Escreve em livro tudo o que vês. Depois, envia-o às sete Igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia». Ap 1,10.
Espero que os adventistas entendam duma vez essa verdade.
16 Ninguém, pois, vos julgue pelo que comeis ou bebeis, ou por causa de festas anuais, mensais ou de sábados.
17 Tudo isso é apenas sombra daquilo que devia vir. A realidade é Cristo.
 (colossenses 2,16-17.

Escrito Por: Benedictus Manuel


Sem comentários:

Enviar um comentário