terça-feira, 1 de março de 2016

Baptismo







Baptismo é o sacramento fundamental, pelo qual nos tornamos cristãos, filhos de Deus e da igreja.

A sua instituição foi realizada por Cristo no momento em que, ao deixar a terra, ordena aos seus apóstolos:

«Ide, pois, fazer discípulos de todas as nações, etc.» (Mt 28,19).

A igreja primitiva entendeu o baptismo de João como estágio preparatório de seu próprio baptismo, conhecendo bem a diferença entre os dois (Mc 1,8; Act 1,5;11,16). O primeiro (com água) é inferior ao segundo (com Espírito Santo e fogo), tal como o precursor era inferior ao próprio Messias, sobre o qual repousava o Espírito Santo (Mt 3,11;Jo 1,33; Act 1,5; 11,16). Portanto, o baptismo é uma graça e é deixar morrer o pecado e surgir uma vida nova.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de ressaltar o assunto de que "só o baptismo por imersão vale". Isso é totalmente contraditório com o baptismo instituído por Jesus, porque a água é só mais um símbolo, o baptismo é uma realidade espiritual, a própria bíblia nos diz que o Messias nos daria um baptismo no Espírito Santo (Mc 1,8), no entanto, tirar a validade do baptismo só pelo facto de as pessoas serem baptizados fora do mar ou dos rios, seria uma falta de conhecimento bíblico, além do mais o próprio Saulo foi baptizado dentro de uma casa (Actos 9,11-18). E ai, por acaso havia um rio ou mar? A bíblia afirma que Jesus foi baptizado no rio, mas nada diz que ele imergiu, tudo indica que o ministro do sacramento acompanhava a acção com uma fórmula baptismal, segundo a forma a que ele disse que se fizesse. (Mt 28,19), e que da parte do baptizado tinha uma profissão de fé (Actos 22,16).

E o baptismo de crianças, penso que não tenho mais nada para dizer nesse tópico, porque, está mais que explícito numa matéria que já fiz. Tudo que posso sumarizar nesse tópico, é que o baptismo tem que ser seguido com as fórmulas reais, aquela a que nosso senhor disse.

 Baptizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,19).

Escrito por: Benedictus Manuel


Sem comentários:

Enviar um comentário