terça-feira, 1 de março de 2016

Proibição de imagens?

















Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
5. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam (Exodo 20,4-5,também em Deuteronomio 5,7-9).

Segundo esses capítulos, alguns grupos religiosos em sua ignorância bíblica dizem que Deus proibiu imagens. Será isso assim, e porque Deus proibiu a fabricação de qualquer imagem?
Para entender esse contexto é muito simples, primeiro devemos saber que Deus não entra em contradição consigo mesmo, sendo assim, não pode afirmar uma coisa e dizer outra que contradiz exclusivamente a que disse primeiro. Então podemos afirmar que Deus proibiu o fabrico de qualquer imagem. Mas, devemos também saber porquê?

O povo de Israel que caminhou por muito tempo com Deus, era um povo também que tinha muita debilidade no seu modo de crer, quer dizer caiam facilmente nas heresias daquele tempo, assim o seu anseio em procurar um Deus qualquer, fez deles um povo idólatra, (Êxodo 32,1-6), mas mesmo assim vendo bem em todos os capítulos que proíbe as imagens, veremos que Deus proíbe imagens-idolos, quando as imagens não são para adorar, quando não é para reconhecermos nas imagens como o Deus único, criador do céu e da terra, Deus manda fazer. Por isso, além da imagem feita pelos israelita, o bezerro ser uma imagem falsa, o povo de Israel adorava-o como o verdadeiro Deus, tirando a soberania de Deus, até mesmo a saída da terra da escravidão atribuíam a vitória ao bezerro. Essa é a idolatria que Deus condena, fazer imagens e adora-lo. Só para lembrar, é por isso que Deus não proibiu imagens no seu sentido de fazer  lembrar a pessoa que representa aquela imagem, ou o mistério que a própria imagem traz, Deus proibiu  ídolo, o que prova que Deus é a favor das imagens, vejamos só:

Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro,
19. Fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa.
20. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada (Ex 25,18-20)
Para o interior do Santo dos Santos, mandou esculpir dois querubins e os revestiu de ouro.
11. O comprimento de suas asas era de vinte côvados; uma asa do primeiro, de cinco côvados de comprimento, tocava a parede da sala, e outra, de cinco côvados, tocava a asa do segundo querubim.
12. Uma asa do segundo querubim, de cinco côvados de comprimento, tocava a parede da sala, e a outra, de cinco côvados de comprimento, tocava a asa do primeiro.
13. Assim, a envergadura das asas destes querubins era de vinte côvados. Sustentavam-se sobre seus pés, com o rosto voltado para a sala (2 Crónicas 3,10-13
)
8. e o Senhor disse a Moisés: “Fazei para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
9. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida (Números 21,8-9)

Com isso e não só, será que os hereges vão dizer que Deus se contradisse pelo facto de proibir e mandar fazer de novo as imagens? Portanto os hereges, agindo de astúcia, ignoram a interpretação verdadeira a que se requer quando Deus diz não farás imagem.

Acompanhando esses capítulos, perceberemos que a própria Bíblia, também defende o uso de imagens! Vejamos por exemplos: Êxodo 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Números 21,8-9; 1Reis 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cronicas 28,18-19; 2Cronicas 3,7.10-14; 5,8; 1Samuel 4,4; 2Samuel 6,2; Sabedoria 16,5-8; Ezequiel 41,17-21,etc.

O que diz o catecismo da igreja católica a respeito das imagens

2129 O mandamento divino incluía a proibição de toda representação de Deus por
Mão do homem. O Deuteronômio explica: "Uma vez que nenhuma forma vistes no dia em que Senhor vos falou no Horeb, do meio do fogo, não vos pervertais, fazendo para vós uma imagem esculpida em forma de ídolo..." (Dt 4,15-16). Eis aí o Deus absolutamente transcendente que se
Revelou a Israel. "Ele é tudo", mas, ao mesmo tempo, ele está "acima de todas as suas obras" (Eclo 43,27-28). Ele é "a própria fonte de toda beleza criada" (Sb 1 3,3).
2130 No entanto, desde o Antigo Testamento, Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens que conduziriam simbolicamente à salvação por meio do Verbo encarnado, como são Serpente de Bronze, a Arca da Aliança e os Querubins.
2131 Foi fundamentando-se no mistério do Verbo encarnado que (sétimo Concílio
Ecuménico, em Nicéia (em 787), justificou, contra os iconoclastas, o culto dos ícones: os de Cristo, mas também os da Mãe de Deus, dos anjos e de todos os santos. Ao se encarnar, o Filho de Deus inaugurou uma nova "economia" das imagens.
2132 O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. De fato, "a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo Original, e "quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada. A honra prestada às santas imagens é uma "veneração respeitosa", e não uma adoração, que só compete a Deus: Oculto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem (CIC 2129-2132)

Sobre a idolatria
2113 A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma
Tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demónios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro", diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina.
2114 A vida humana unifica-se na adoração do Único. O mandamento de adorar o
Único Senhor simplifica o homem e o livra de uma dispersão infinita. A idolatria é uma perversão do sentimento religioso inato do homem. O idólatra é aquele que "refere a qualquer coisa que não seja Deus a sua indestrutível noção de Deus”. (CIC 2113-2114).

Desse modo, podemos ver também que a Igreja Católica, assim como Deus, condena severamente a idolatria.

Escrito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário