Não farás para ti escultura, nem figura alguma do
que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da
terra.
5. Não te prostrarás diante
delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que
vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que
me odeiam (Exodo 20,4-5,também em Deuteronomio 5,7-9).
Segundo esses capítulos, alguns grupos
religiosos em sua ignorância bíblica dizem que Deus proibiu imagens. Será isso assim, e porque Deus
proibiu a fabricação de qualquer imagem?
Para entender esse contexto é muito
simples, primeiro devemos saber que Deus não entra em contradição consigo mesmo,
sendo assim, não pode afirmar uma coisa e dizer outra que contradiz exclusivamente
a que disse primeiro. Então podemos afirmar
que Deus proibiu o fabrico de qualquer imagem. Mas, devemos também saber porquê?
O povo de Israel que caminhou por muito
tempo com Deus, era um povo também que tinha muita debilidade no seu modo de
crer, quer dizer caiam facilmente nas heresias daquele tempo, assim o seu
anseio em procurar um Deus qualquer, fez deles um povo idólatra, (Êxodo
32,1-6), mas mesmo assim vendo bem em todos os capítulos que proíbe as imagens,
veremos que Deus proíbe imagens-idolos, quando as imagens não são para adorar, quando
não é para reconhecermos nas imagens como o Deus único, criador do céu e da
terra, Deus manda fazer. Por isso, além
da imagem feita pelos israelita, o bezerro ser uma imagem falsa, o povo de Israel
adorava-o como o verdadeiro Deus, tirando a soberania de Deus, até mesmo a saída
da terra da escravidão atribuíam a vitória ao bezerro. Essa é a idolatria que Deus condena, fazer imagens e adora-lo. Só para lembrar, é por isso que Deus
não proibiu imagens no seu sentido de fazer lembrar a pessoa que representa aquela imagem,
ou o mistério que a própria imagem traz,
Deus proibiu ídolo, o que prova que Deus é a favor das imagens,
vejamos só:
Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro
batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro,
19. Fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa.
20. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada (Ex 25,18-20)
19. Fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa.
20. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada (Ex 25,18-20)
Para o interior do Santo dos Santos, mandou esculpir
dois querubins e os revestiu de ouro.
11. O comprimento de suas asas era de vinte côvados; uma asa do primeiro, de cinco côvados de comprimento, tocava a parede da sala, e outra, de cinco côvados, tocava a asa do segundo querubim.
12. Uma asa do segundo querubim, de cinco côvados de comprimento, tocava a parede da sala, e a outra, de cinco côvados de comprimento, tocava a asa do primeiro.
13. Assim, a envergadura das asas destes querubins era de vinte côvados. Sustentavam-se sobre seus pés, com o rosto voltado para a sala (2 Crónicas 3,10-13)
11. O comprimento de suas asas era de vinte côvados; uma asa do primeiro, de cinco côvados de comprimento, tocava a parede da sala, e outra, de cinco côvados, tocava a asa do segundo querubim.
12. Uma asa do segundo querubim, de cinco côvados de comprimento, tocava a parede da sala, e a outra, de cinco côvados de comprimento, tocava a asa do primeiro.
13. Assim, a envergadura das asas destes querubins era de vinte côvados. Sustentavam-se sobre seus pés, com o rosto voltado para a sala (2 Crónicas 3,10-13)
8.
e o Senhor disse a Moisés: “Fazei para ti uma serpente ardente e mete-a sobre
um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
9. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida (Números 21,8-9)
9. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida (Números 21,8-9)
Com isso e não só, será que os hereges
vão dizer que Deus se contradisse pelo facto de proibir e mandar fazer de novo
as imagens? Portanto os hereges, agindo de astúcia, ignoram a interpretação
verdadeira a que se requer quando Deus diz não farás imagem.
Acompanhando
esses capítulos, perceberemos que a própria Bíblia,
também defende o uso de imagens! Vejamos por exemplos: Êxodo 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Números 21,8-9; 1Reis 6,23-29.32;
7,26-29.36; 8,7; 1Cronicas 28,18-19; 2Cronicas 3,7.10-14; 5,8; 1Samuel 4,4; 2Samuel
6,2; Sabedoria 16,5-8; Ezequiel 41,17-21,etc.
O que
diz o catecismo da igreja católica a respeito das imagens
2129 O mandamento
divino incluía a proibição de toda representação de Deus por
Mão do homem. O
Deuteronômio explica: "Uma vez que nenhuma forma vistes no dia em que Senhor
vos falou no Horeb, do meio do fogo, não vos pervertais, fazendo para vós uma
imagem esculpida em forma de ídolo..." (Dt 4,15-16). Eis aí o Deus
absolutamente transcendente que se
Revelou a Israel.
"Ele é tudo", mas, ao mesmo tempo, ele está "acima de todas as
suas obras" (Eclo 43,27-28). Ele é "a própria fonte de toda beleza
criada" (Sb 1 3,3).
2130 No entanto, desde
o Antigo Testamento, Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens que
conduziriam simbolicamente à salvação por meio do Verbo encarnado, como são Serpente de Bronze, a Arca da Aliança e os Querubins.
2131 Foi
fundamentando-se no mistério do Verbo encarnado que (sétimo Concílio
Ecuménico, em Nicéia
(em 787), justificou, contra os iconoclastas, o culto dos ícones: os de Cristo,
mas também os da Mãe de Deus, dos anjos e de todos os santos. Ao se encarnar, o
Filho de Deus inaugurou uma nova "economia" das imagens.
2132 O culto cristão
das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. De
fato, "a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo Original, e
"quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada. A honra
prestada às santas imagens é uma "veneração respeitosa", e não uma
adoração, que só compete a Deus: Oculto da religião não se dirige às imagens em
si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos
conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto
tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem (CIC
2129-2132)
Sobre
a idolatria
2113 A idolatria não
diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma
Tentação constante da
fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem
presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de
deuses ou de demónios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça,
dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e
ao dinheiro", diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não
adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega
o senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina.
2114 A vida humana
unifica-se na adoração do Único. O mandamento de adorar o
Único Senhor simplifica
o homem e o livra de uma dispersão infinita. A idolatria é uma perversão do
sentimento religioso inato do homem. O idólatra é aquele que "refere a
qualquer coisa que não seja Deus a sua indestrutível noção de Deus”. (CIC
2113-2114).
Desse modo, podemos
ver também que a Igreja Católica, assim como Deus, condena severamente a
idolatria.
Escrito
por: Benedictus Manuel
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