quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Interpretação das sagradas escritura



 


O maior engano do protestantismo, é dizer que cada um pode interpretar a bíblia, declarando que todos são capazes, e todos interpretam conforme o Espírito Santo. Os católicos pensam diferente diante de toda essa tese, primeiro o católico sabe que a bíblia é interpretada pelo Espírito Santo nas pessoas autorizadas, e não em qualquer um. Aliás, eis a razão porque há tantas seitas aqui no mundo, é o livre exame bíblico. Ora, isso vai contrariamente a vontade de Jesus que disse. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão-de crer em mim.
21. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste (Jo 17,20-21).

Como ser um, se há muitas interpretações contrárias? A interpretação individual é contraditória. Os protestantes, crendo dessa maneira, não estão só semeando mais divisões, mas a propagando a falsidade, porque desse modo cada um vai interpretar conforme o seu gosto. A bíblia explica a única maneira correcta de interpretar ela.
O Espírito disse a Filipe: Aproxima-te para bem perto deste carro.
30. Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo?
31. Respondeu-lhe: Como é que posso, se não há alguém que mo explique? E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele.
32. A passagem da Escritura, que ia lendo, era esta: Como ovelha, foi levado ao matadouro; e como cordeiro mudo diante do que o tosquia, ele não abriu a sua boca.
33. Na sua humilhação foi consumado o seu julgamento. Quem poderá contar a sua descendência? Pois a sua vida foi tirada da terra (Is 53,7s.).
34. O eunuco disse a Filipe: Rogo-te que me digas de quem disse isto o profeta: de si mesmo ou de outrem (Actos 8,29-34).

O eunuco, não interpretou sozinho, mas pediu auxílio em alguém experiente. Então, muitos não seguem esse grande exemplo, criando escândalos e se dizendo autoritário, mas me surpreendo ainda com as palavras do apóstolo são Pedro, e me pergunto se muitos protestantes leem mesmo a bíblia como eles alegam ler e ser a única fonte doutrinal, porque quando são Pedro condena a interpretação individual, os protestantes não enxergam?

Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.
21. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus (2Pedro 1,20).
O apóstolo é claro, mas há muitos rebeldes que fazem, mesmo vendo esta passagem, e o mesmo apóstolo diz. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras (2 Pedro 3,16).

Com essas passagens, podemos concluir que a bíblia não é de interpretação pessoal, e isso vale mais para os espíritos ignorantes. Se a bíblia não é de interpretação pessoal, como então entender ela?
No entanto, a bíblia deve ser entendida com o mesmo espírito que a inspirou. Mas alguém pergunta, como interpretar a bíblia com o espírito que a inspirou se não podemos vê-lo? Bem, sabemos que Jesus deixou seu Espírito na sua Igreja, João 14,16-17, No entanto, esse Espírito é que caminha a igreja para toda verdade, e a protege também de todo erro. Esse Espírito Santo foi dado estritamente nos apóstolos, Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.
22. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo (Jo 20,21-22)
. Se a bíblia deve ser interpretada conforme o Espírito Santo, e vimos que o Espírito Santo foi dada aos apóstolos, é porque a mesma interpretação só pode vir do colégio apostólico com a sua cabeça unida, porque Jesus deu essa autoridade a Pedro e aos restantes apóstolos. Mateus 16,18-19. Desse modo, a interpretação da bíblia está confiada aos bispos em união com o sucessor de Pedro, porque Pedro tem a missão de fortalecer os irmãos na fé.

Simão, Simão! Olha que Satanás pediu autorização para vos joeirar como trigo.
Eu, porém, rezei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, quando tiveres voltado para Mim, fortalece os teus irmãos». Lucas 22,31-32.

Essa missão, é dos bispos e o papa, porque são os únicos autênticos sucessores dos apóstolos e têm ligação directa com eles, todos os poderes foram dados também a eles, principalmente o de ensinar. (Mateus 28,19-20), a interpretação da bíblia pertence a eles, eles é que são autorizados e experientes na matéria. Só assim a igreja anda na unidade, é essa a razão porque a igreja católica é unida e cumpre com os desejos de Jesus de sermos um só.

Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu (Mt 18,18).


Escrito por: Benedictus Manuel


Sem comentários:

Enviar um comentário