quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Santa Missa




 

A palavra missa provém da fórmula de despedida em língua latina Ite missa est, que significa« Ide, sois enviados!»Todo o valor da santa  missa  lhe vem do facto de ela ser exactamente a renovação sacramental do mesmo  e único sacrifício de Jesus. A missa é o mesmo sacrifício que Jesus fizera no calvário, ela foi instituída pelo mesmo Jesus na última ceia.

19. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós... (Lucas 22,19-20).

O próprio Jesus, disse que nós devemos fazer isso em memorial dele, e com exactidão era isso que os apóstolos faziam, Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
24. e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.
25. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim (1Corintios 11,23-25).

Esse memorial, quer dizer que todas vezes que estaríamos a celebrar esse mistério, estaríamos exclusivamente lembrar, reactualizar, renovar o sacrifício de Jesus, não quer dizer que o sacrifício do calvário não tenha valor ou seja de pouca relevância, ao contrario tem muito valor, e é por isso que celebramos sempre esse maravilhoso sacrifício, porque é verdade que Jesus se entregou por uma vez por todas, e que não significa que ao celebramos isso, estaríamos a voltar Jesus na cruz, mas a oferecer o que é de mais precioso a Deus, porque Jesus morreu por todos, mas o mundo continua a pecar, então esse é o melhor sacrifício de expiação dos nossos males, porque é o único que agrada a Deus, por isso o entendimento verídico dos apóstolos, fez com que a santa missa fosse muito importante na vida da Igreja, e que fosse celebrada sempre que poder, especialmente no primeiro dia da semana.

No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite (Actos 20,7).

Ora, com a celebração da santa missa no primeiro dia da semana, fez com que quando chegasse esse dia, todos metessem de parte o que tinham, para as colectas. No entanto, esse culto da santa missa, apoiada basicamente no sacrifico redentor de Cristo, já era mostrada desde o antigo testamento, que haverá um sacrifício puro e que será ofertada em todo mundo como o único culto agradável e verdadeiro.

Desde o Oriente até ao Ocidente, é grande o meu Nome entre as nações. E em todo o lugar se oferece incenso ao meu nome e uma oferta pura, pois grande é o meu Nome entre as nações - diz Javé dos exércitos (Malaquias 1,11)

9 Vou purificar os lábios dos povos, para que todos possam invocar o nome de Javé e servi-l'O de comum acordo.

10 Os meus adoradores virão trazer-me ofertas do outro lado dos rios da Etiópia (Sofonias 3,9-10).

Podemos enxergar, que a Santa Missa já era prefigurada desde o antigo testamento, e com certeza, esse culto se expandiu até nas fronteiras africanas, porque assim seria um culto universal, como avistamos hoje.

Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística constituem junta “um só e mesmo ato do culto”; com efeito, a mesa preparada para nós na Eucaristia é ao mesmo tempo a da Palavra de Deus e a do Corpo do Senhor. Isso, como sabemos, a missa é dissociada por duas partes fundamentais e bem importantes, e as duas bem ligadas.



1ªa Liturgia da Palavra: com as leituras, a homilia e a oração universal;



2ªa Liturgia Eucarística: com a apresentação do pão e do vinho, a acção de graças

Conservatória e a comunhão.



A santa missa é o mistério e a graça mais preciosa que Deus nosso Senhor já nos concedeu, porque lá se encontramos com Jesus, e se compreende as palavras de Jesus que disse que estará sempre com sua Igreja, porque ele está presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, também nos encontramos com Jesus na sua Santa Palavra e nos unimos mais intimamente a ele pela oração, e não só, na santa missa acontece muitas coisas de tão harmonioso, até nos unimos com os anjos e santos que já partiram. Formando assim, a comunhão da Igreja celeste e a terrestre.



Escrito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário