A palavra missa provém da fórmula de despedida em língua
latina Ite missa est, que significa« Ide, sois enviados!»Todo
o valor da santa missa lhe vem do facto de ela ser exactamente a
renovação sacramental do mesmo e único sacrifício
de Jesus. A missa é o mesmo sacrifício
que Jesus fizera no calvário, ela foi instituída pelo mesmo Jesus na última
ceia.
19.
Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho,
dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós... (Lucas 22,19-20).
20. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós... (Lucas 22,19-20).
O próprio Jesus, disse que nós devemos
fazer isso em memorial dele, e com exactidão era isso que os apóstolos faziam, Eu
recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi
traído, tomou o pão
24. e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.
25. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim (1Corintios 11,23-25).
24. e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.
25. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim (1Corintios 11,23-25).
Esse memorial, quer dizer que todas
vezes que estaríamos a celebrar esse mistério, estaríamos exclusivamente
lembrar, reactualizar, renovar o sacrifício de Jesus, não quer dizer que o sacrifício
do calvário não tenha valor ou seja de pouca relevância, ao contrario tem muito
valor, e é por isso que celebramos sempre esse maravilhoso sacrifício, porque é
verdade que Jesus se entregou por uma vez por todas, e que não significa que ao
celebramos isso, estaríamos a voltar Jesus na cruz, mas a oferecer o que é de
mais precioso a Deus, porque Jesus morreu por todos, mas o mundo continua a
pecar, então esse é o melhor sacrifício de expiação dos nossos males, porque é
o único que agrada a Deus, por isso o entendimento verídico dos apóstolos, fez
com que a santa missa fosse muito importante na vida da Igreja, e que fosse
celebrada sempre que poder, especialmente no primeiro dia da semana.
No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para
partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os
discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite (Actos 20,7).
Ora, com a celebração da santa missa no
primeiro dia da semana, fez com que quando chegasse esse dia, todos metessem de
parte o que tinham, para as colectas. No
entanto, esse culto da santa missa, apoiada basicamente no sacrifico redentor
de Cristo, já era mostrada desde o antigo testamento, que haverá um sacrifício
puro e que será ofertada em todo mundo como o único culto agradável e
verdadeiro.
Desde o Oriente até
ao Ocidente, é grande o meu Nome entre as nações. E em todo o lugar se oferece
incenso ao meu nome e uma oferta pura, pois grande é o meu Nome entre as nações
- diz Javé dos exércitos (Malaquias 1,11)
9 Vou purificar os lábios dos povos, para que todos possam invocar o
nome de Javé e servi-l'O de comum acordo.
10 Os meus adoradores virão trazer-me ofertas do outro lado dos rios
da Etiópia (Sofonias 3,9-10).
Podemos enxergar, que
a Santa Missa já era prefigurada desde o antigo testamento, e com certeza, esse
culto se expandiu até nas fronteiras africanas, porque assim seria um culto
universal, como avistamos hoje.
Liturgia da
Palavra e Liturgia Eucarística constituem junta “um só e mesmo ato do culto”;
com efeito, a mesa preparada para nós na Eucaristia é ao mesmo tempo a da
Palavra de Deus e a do Corpo do Senhor. Isso,
como sabemos, a missa é dissociada por duas partes fundamentais e bem importantes,
e as duas bem ligadas.
1ªa Liturgia da Palavra: com as
leituras, a homilia e a oração universal;
2ªa Liturgia Eucarística: com a
apresentação do pão e do vinho, a acção de graças
Conservatória e a comunhão.
A santa missa é
o mistério e a graça mais preciosa que Deus nosso Senhor já nos concedeu, porque
lá se encontramos com Jesus, e se compreende as palavras de Jesus que disse que
estará sempre com sua Igreja, porque ele está presente no Santíssimo Sacramento
da Eucaristia, também nos encontramos com Jesus na sua Santa Palavra e nos
unimos mais intimamente a ele pela oração, e não só, na santa missa acontece
muitas coisas de tão harmonioso, até nos unimos com os anjos e santos que já
partiram. Formando assim, a comunhão
da Igreja celeste e a terrestre.
Escrito por: Benedictus
Manuel
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