quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O cânon biblico




 


Há varias objeções sobre o cânon bíblico, primeiro devo fazer entender o que é cânon ou cânone, e porquê? Cânone, em hebraico qenéh e no grego kanóni, tem o significado de "régua" ou "cana [de medir]", no sentido de um catálogo. Então cânon é a lista consideravelmente como os livros inspirados por Deus, hoje em dia podemos ver muitas divergências nas bíblias, passo o termo as bíblias, porque cada uma com seu número, e se existe instituições com bíblias diferentes, não é nada por acaso, deve ter acontecido algo, ou uma razão forte para tudo proceder dessa maneira, mas, uma certeza havemos de ter, que há bíblias correctas e outras incorretas quanto na sua forma catalogada.

A bíblia da igreja una, santa, católica, e apostólica, tem 73 livros, mas as dos protestantes 66, sem falar dos católicos ortodoxos, quero, exactamente falar acerca dessas duas grandes divergências na bíblia católica e protestante, no entanto, sabemos bem que protestantes, ou falando de protestantismo,e incluso vários grupos, e quase todos os grupos têm a bíblia com 66 livros, quer dizer divergências em casos de doutrinas, mas unidade ao ataque a igreja católica e a bíblia dos católicos. Mas, a partir desse exacto momento vamos saber a verdade.Segundo a literatura judaica, Esdras, na qualidade de escriba e sacerdote, presidiu um conselho formado por 120 membros chamado Grande Sinagoga que teria selecionado e preservado os rolos sagrados. Alguns acreditam que naquele tempo o cânone das escrituras do antigo testamento foi fixado, (Esdras 7:10,14). Entretanto esta tese é desacreditada pela crítica moderna. Os estudiosos concordam que foi essa mesma entidade que reorganizou a vida religiosa nacional dos repatriados e, mais tarde, deu origem ao supremo tribunal judaico, denominado Sinédrio.
Curiosamente os Saduceus e os Samaritanos só aceitavam como canônicos os cinco livros de Moisés. Por esta razão, os especialistas especulam que Esdras tenha reunido apenas o Pentateuco, isto é, os cinco livros de Moisés, e não todo antigo testamento, Acredita-se que começando por Moisés, à proporção que os livros iam sendo escritos, eram postos no Tabernáculo, junto ao grupo de livros sagrados. E especula-se que tivesse sido Esdras quem reuniu os diversos livros e os catálogou, desse modo estabelecendo a coleção de livros inspirados por Deus, mas não. Sabemos que eram só o Pentateuco. Desses originais, os copistas ou escribas fizeram cópias para uso das sinagogas largamente disseminadas. Porém a crítica não aceita a tese de que livros posteriores ao tempo do profeta figuram na Bíblia Hebraica, do jeito que se pode ver, depois de Esdras segundos eles não podia haver mais escritos inspirados por Deus, Mais com as descobertas do Mar Morto e Massada mostram que entre os antigos judeus ainda não havia um cânon bíblico fixo ou instituído, que só veio depois do século I a criar corpo, e mesmo assim com muitas divergências. Isso se vê no caso de dúvidas, quanto ao cânon bíblico, quer isso dizer que ainda não existiam um cânon totalmente catalogado, era só especulações.
No entanto, nenhum cânon ainda estava organizado, é que o Cânone Hebraico de 39 livros, só foi realmente fixado no Concílio de Jâmnia em 100 d.C., embora nesse mesmo concílio livros como o de Ester, Daniel, Cântico dos Cânticos, ficaram de fora do cânon. Concílio de Jâmnia rejeitou todos os livros e demais escritos e considerando-os como apócrifos, ou seja, não tendo evidências de inspiração por Deus e fonte de fé, tanto quanto da verdadeira autoria. Houve muitos debates acerca da aprovação de certos livros, como Ester e Cântico dos Cânticos, conforme registro da Mishná. A tese de que o trabalho desse Concílio foi apenas ratificar aquilo que já era aceito pela grande maioria dos judeus através dos séculos, carece de fundamento científico e é rejeitada pela majoritariamente pelos especialistas, isso por causa da crença dos livros que supostamente foi catalogado por Esdras. Usando dessa ignorância os Judeus da Palestina realizaram o concilio de Jãmnia (100 d.c), catálogou os livros antigos que para eles seria o único autêntico cânon, porque se tornara o seu cânon. E colocando todos seus critérios: Quais eram?
1ª     O livro nunca poderia ter sido escrito fora de Israel.
2ª     O livro não poderia conter passagens ou textos em aramaico ou grego, mas apenas em hebraico.
3ª     O livro não poderia ter sido redigido após a época de Esdras (458-428 a.C.), já que acreditavam que foi Esdras quem agregou todos livros antigos
4º     O livro não poderia contradizer a Lei de Moisés (Pentateuco).

Os livros não reconhecidos pelo sínodo da Jâmnia e que aparecem na tradução dos Setenta são tecnicamente chamados de deuterocanônicos, em virtude de não terem sido unânimemente aceitos. São considerados, portanto, deuterocanônicos, no Antigo Testamento os livros de: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico ou Ben-Sirá, Sabedoria, 1Macabeus e 2Macabeus, além das seções gregas de Ester e Daniel. Todos esses livros, foram negados, chamando-as de deuterocanõnicos, e que os protestantes, chamam de apócrifos.

Agora  falando da  Septuaginta, foi tida em alta conta nos tempos antigos. Fílon de Alexandria e Flávio Josefo consideravam-na divinamente inspirada. Além das traduções latinas antigas, a Septuaginta também foi a base para as versões em eslavo eclesiástico, para a Héxapla de Orígenes (parte) e para as versões armêniageorgiana e copta do Antigo testamento. De grande significado para muitos cristãos e estudiosos da Bíblia, é citada no Novo Testamento e pelos Padres da Igreja. Muito embora os  judeus da palestina não usarem a Septuaginta desde o século II, recentes estudos acadêmicos trouxeram um novo interesse sobre o tema nos estudos judaicos. Alguns dos pergaminhos do Mar Morto sugerem que o texto hebraico pode ter tido outras fontes que não apenas aquelas que formaram o texto massorético. Em vários casos, estes novos textos encontrados estão de acordo com a LXX. Os mais antigos códices da LXX (Vaticanus e Sinaiticus) datam do século IV. O que quer dizer que a setenta (LXX) é a tradução mais antiga que o canon dos Judeos da palestina, Vários estudos atestam que os Apóstolos e Evangelistas usaram a Septuaginta, por exemplos:Sociedade Bíblica do Brasil afirma que "pois, como se sabe muitas citações (e alusões) do Antigo Testamento no Novo Testamento procedem diretamente da clássica versão grega".6 E que das 350 citações que o Novo Testamento faz do Velho Testamento, pelo menos 300 provêm da versão grega.6
Exemplos de trechos referentes a Septuaginta podem ser encontrados no Evangelho segundo Mateus, por exemplo, onde Jesus Cristo em resposta ao diabo diz:6
"Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." Mt 4, 4.
Jesus referiu-se a Deuteronômio 8,3, onde é usada "da boca do Senhor" enquanto a Septuaginta traz "da boca de Deus".6.

E o que isso tem a ver com os católicos e os protestantes? Bem, é fácil, é que o protestantismo aceitou como cânonico os livros do sinodo de Jãmnia, e os católicos optaram pela setenta (LXX), o cânon de Alexandria que é o cânon de 46 livros, e dos protestantes com os judeus da palestina, só tinha 39 livros, lembremos que esses judeos não tinham autoridade nenhuma sobre o assunto, além do mais esses judeus da palestina em qual os protestantes optaram pelo seu cânon, eram que menos acreditavam em Jesus, assim negaram todo novo testamento porque foi escrito em grego, e a igreja católica optou pelo cânon de alexandria, canân com 46 livros ou mais, mas a Igreja teve que discernir quais livros faziam parte da bíblia, contando já com o novo testamento e muitos outros livros como os gnósticos e várias cartas, porque tinha vastos livros, a setenta é totalmente a bíblia grega, quer dizer originariamente hebraica mas traduzida em grego por 72  sabios século III a.C. por isso, os Judeus não aceitaram como cânonico, por verem a lingua e diversos outros criterios, mais vale ressaltar que a setenta é a completa e a verdadeira versão do antigo testamento, porque a Igreja primitiva a usou, inclusive Jesus, e porque quem determina é a Igreja, porque o Espírito Santo está nela. Uma coisa que devemos ter em mente é que a septuaginta, ou cânon alexandrino, foi catalogado primeiro. (sec III AC) com relação ao concilio de Jamnia (sec I D.C).

No final do século IV, Concílios Ecumênicos afirmaram o cânon alexandrino. É o caso dos concílios de Roma (382 d.C., dando origem ao cânon damasceno), Hipona I (cânon 36,393 d.C., Cartago III (cânon 47, 397 d.C), Cartago IV (cânon 24, 417 d.C. e Trullo (cânon 2, 692 d.C.). Um documento conhecido como Decreto Gelasiano (496 d.C.) também opta pelo cânon alexandrino.
Outra coisa é que as igrejas orientais também fizeram sua opção pelo cânon alexandrino, adotando a Septuaginta como a versão oficial do Antigo Testamento.
Desta forma, depois do século IV, o cânon alexandrino havia obtido aceitação ampla em toda a Igreja: no Ocidente com as versões da Vetus Latina e a Vulgata. e no Oriente com aSeptuaginta.
No início do século XV, um grupo dissidente da Igreja Copta (de crença monofisista), conhecidos como "jacobitas", questionou o cânon alexandrino entre outras coisas. Em 1441, o Concílio Ecuménico de Florença, através da bula Cantate Domino  (4 de Fevereiro de 1442) confirmou o caráter canônico do cânon alexandrino.
Com a Reforma Protestante, Lutero voltou a questionar o caráter canônico dos Deuterocanônicos do Antigo e trechos e livros do Novo Testamento como a carta aos HebreusTiago - Pedro - II João - III João - Judas - Apocalipse de João, negando inclusive seu caráter eclesiástico, pois para ele estes livros eram contrários à fé. Em 1545, foi convocado o Concílio de Trento, que novamente reafirmou o caráter canónico do cânon alexandrino. No entanto, o pai do protestantismo, além de optar por um cânon menos verídico, e sua dúvida nos chamados deuterocanonicos, cartas, Durante a Reforma ProtestanteMartinho Lutero demonstrou dúvida quanto à autoria e canonicidade de alguns livros do Novo Testamento, que também são deuterocanonicos: Hebreus, Tiago, Judas e o Apocalipse, entre os outros. No entanto sem maiores evidências da não autenticidade da mensagem, ao traduzir o Novo Testamento para o alemão em 1522, Lutero traduziu esses livros perfazendo ao todo 27 livros que temos hoje. Quer dizer que Lutero traduzio os deuterocanonicos do novo testamento e talvez tenha traduzido também as do antigo testamento, o da bíblia original, a setenta (LXX), ou a septuaginta. Outra coisa a bíblia católica, a setenta (LXX), foi o primeiro livro a ser impresso pela imprensa de Gutenberg, impressa antes do protestantismo.

Vendo tudo isso, podemos ver o grande erro protestante quanto ao cânon bíblico, e o que mais me faz sorrir, é que eles acham que suas bíblias são verdadeiras.

Por: Benedictus  Manuel

Esplendor da Verdade Católica
·         Fonte:
·         LIMA, Alessandro. O Cânon Bíblico - A Origem da Lista dos Livros Sagrados. São José dos Campos-SP: Editora COMDEUS, 2007.
·         PASQUERO, Fedele. O Mundo da Bíblia, Autores Vários. São Paulo: Paulinas, 1986.
·         ROST, Leonard. Introdução aos Livros Apócrifos e Pseudo-Epígrafos do Antigo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1980.
·         SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. Antigo Testamento Poliglota, hebraico, grego, português, inglês. São Paulo: Vida Nova, 2003


       




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