Vi, então, outra Fera subir da terra. Tinha dois chifres como um cordeiro, mas falava como um dragão.
12. Ela exercia todo o poder da primeira Fera, sob a vigilância desta, e fez com que a terra e os seus habitantes adorassem a primeira Fera (cuja ferida de morte havia sido curada).
13. Realizou grandes prodígios, de modo que até fez descer fogo do céu sobre a terra, à vista dos homens.
14. Seduziu os habitantes da terra com os prodígios que lhe era dado fazer sob a vigilância da Fera, persuadindo-os a fazer uma imagem da Fera que sobrevivera ao golpe da espada.
15. Foi-lhe dado, também, comunicar espírito à imagem da Fera, de modo que essa imagem se pusesse a falar e fizesse com que fosse morto todo aquele que não se prostrasse diante dela.
16. Conseguiu que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, tivessem um sinal na mão direita e na fronte,
17. e que ninguém pudesse comprar ou vender, se não fosse marcado com o nome da Fera, ou o número do seu nome.
18. Eis aqui a sabedoria! Quem tiver inteligência, calcule o número da Fera, porque é número de um homem, e esse número é seiscentos e sessenta e seis (Apocalipse 13,11-18).
O mesmo se trata do império romano, mas desta vez já estamos conhecendo o principio da 2º besta, essa besta deve referir-se ás instituições que asseguravam o culto ao imperador e que seduzem os cristãos para o seu culto, tudo que estava ao serviço do império romano contra o cristianismo, isto é, sacerdócio pagão, religiões locais, heresias, etc. E por extensão, podemos aplicar aquela designação ao conjunto de todas as forças que se opõem á Igreja e se desenvolvem paralelamente a ela.
Eis aqui a sabedoria! Quem tiver inteligência, calcule o número da Fera, porque é número de um homem, e esse número é seiscentos e sessenta e seis (Apocalipse 13,18).
Este número dado voltas á cabeça de muitas gentes e tem se prestado especulações. No entanto como já disse que estamos conhecendo a segunda besta, nós aqui já vamos ver a característica da 2ª besta, são João ao mostrar esse número e identifica-lo como número de um homem, quer dizer que Cristo vai vencer e esses 666, significa triplica vezes imperfeição, quer dizer o demónio, a besta, o império romano e todos perseguidores do evangelho irão perder, e que a vitória total é de Cristo e sua Igreja.
Deduze-se: Kaiser Neron em grego, NVRN RSQ em hebraico:
N V R N R S Q
50 + 6 + 200 + 50 + 200 + 60 + 100 = 666.
Nero é o 666, (é a besta) Mas isso não quer somente dizer isso, esse número aplica-se também agora a todos perseguidores dos cristãos, como foram os grandes perseguidores Tito, Domiciano e Trajano, (a todos imperadores romanos) que pactuavam com a fera, com o dragão, com o poder do mal; assim também pode se aplicar ao protestantismo que ataca a Santa Igreja de Deus. (Difamam, caluniam, mentem, e até chegaram a matar), é o mesmo que a besta o protestantismo, hoje em dia, é o protestantismo a grande perseguidora dos cristãos.
Apesar de ser Nero o 666, que depois como já disse é número simbólico de todos que perseguem os cristãos, Domiciano passou a ser conhecido quase como o novo Nero, o grande perseguidor.
Domiciano deu provas de uma grande crueldade para com muitos, dando morte sem julgamento razoável a não pequeno número de patrícios e de homens ilustres, e castigando com o desterro fora das fronteiras e confisco de bens a outras inúmeras personalidades sem causa alguma. Terminou por constituir a si mesmo sucessor de Nero na animosidade e guerra contra Deus. Efetivamente ele foi o segundo a promover a perseguição contra nós, apesar de que seu pai Vespasiano nada de mal planejou contra nós (História Eclesiástica de Eusébio de Cesaréia, livro III, capítulo XVII)
A 2º besta, essa besta que deve referir-se às instituições que asseguravam o culto ao imperador e que seduzem os cristãos para o seu culto, tudo que estava ao serviço do império romano contra o cristianismo, isto é, sacerdócio pagão, religiões locais, heresias, etc. E por extensão, podemos aplicar aquela designação ao conjunto de todas as forças que se opõem á Igreja e se desenvolvem paralelamente a ela. Assim como Nero, a imagem primária da besta (666), e os outros como Domiciano, Tito e Trajano. Etc.
Como já disse atendendo-nos ao nª 6 (número simbólico), que se repete 3 vezes, isto quer dizer-nos mais uma vez que os seis, (666) por mais esforço que faça, ele nunca chegará aos sete (7), número de total de perfeição, força, fatalidade. O autor do apocalipse nos lembra que o dragão tem poder humano, frágil e nunca poderá vencer os cristãos, os que permanecem fiéis a Cristo nosso senhor.
Portanto a segunda besta é um sentido misto de todos aqueles que perseguem os cristãos, mas como protagonista da história que é Nero. Podem ser chamados de besta, porque desempenham o papel daqueles que na verdade foram primitivas bestas do livro do apocalipse, que é Nero a besta principal, e assim até a dinastia Flaviana, que são Vespasiano (69 - 79) Tito Flávio (79 - 81)> (o rei que duraria pouco) e Domiciano. Não só, são bestas, (feras) hoje em dia aqueles que perseguem a Igreja de Jesus, porque perseguem também á Jesus.
Assim fica claro sobre a 2ª besta do apocalipse. É só lerem atenciosamente com espírito de sabedoria e entendimento. E saberem que jamais algum papa entrou nas profecias do livro do apocalipse.
Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve (Apocalipse 1,1)
Escrito por: Benedictus Manuel
Esplendor da Verdade Católica
Sem comentários:
Enviar um comentário