quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Falar sobre os Santos de Deus

 


Falar sobre os Santos de Deus

Nesta matéria, saberás:

O que é ser santo? Quem são os santos? É importante lembrar a vida dos santos? As bases bíblicas?  Só Deus deve ser chamado Santo?

É importante primeiro saber que Deus reuniu-nos para sermos seu povo, um povo eleito, para ser uma nação Santa, afim de que publiquemos as virtudes (ver em 1Pedro 2,9).

[Agora, se queres se conformar no pecado e pensar que basta crêr, fica saber que na hora do juízo, Jesus vai falar o seguinte: não te conheço ( Mateus 24, 11-12) não fazes parte deste povo.]

Para fazer parte deste povo de Deus, raça eleita, sacerdocio régio, nação Santa (1Pedro 2,9), deves nascer da água e do Espírito (Jo 3, 5) ou seja, da fé mediante ao batismo (Gálatas 3,27-28). 

Este povo de Deus é a Igreja, que é o corpo de Cristo ( 1Coríntios 12,27), tendo como a cabeça o próprio Cristo e nós, somos os seus membros ( Cl 1,18). 

Cristo que é Santo, sendo a cabeça da Igreja, difunde a sua santidade aos seus membros, deste modo os membros são chamados de santo.

Logo, Santo é toda pessoa batizada validamente que está intimamente ligado a Cristo. Por isso se pegares a Bíblia e leres as cartas de São Paulo, verás que ele chama santo nas pessoas que faziam parte da Igreja ( Ef 2,8; Filipenses 1,1; Colossenses 1,1...). 

 A união íntima que Cristo tem com os seus membros é evidenciado por diversas parábolas (com se vê em Jo 15,4-5).

Ora bem, esta união que confere a santidade, cá na terra ainda é imperfeita (CIC: 825), porque somos ainda corruptível, sujeito ao pecado, por isso São Paulo diz, empenho-me para alcançar o prémio celeste, ser perfeito. (Filipenses 3,12-13).

 Face a isso, nós que ainda somos peregrinos ( estamos nesta morada terrestre) somos pecadores, e precisamos da misericórdia Divina, por isso devemos nos empenhar como São Paulo, para alcançar o prémio celestial -> ser santo é o foco, se caiu no pecado, deve levantar, se arrepender, pedir perdão e continuar a correr para alcançar o prémio, isso é, ser santo, deixar a vida velha, ser separado dos ideias do mundo.


Entretanto, os membros  da Igreja que já deixaram esta morada terrena, e que pelo seu amor a Deus e a sua vida exemplar, o seu testemunho soa o cumprimento das palavras do Senhor: Sede Santos pois eu sou Santo (1Pe 1, 16, ), estes alcançaram a santidade, a perfeição.


 Por isso a Igreja faz memória deles, porque verdadeiramente eles foram luz e sal da terra, e nós a família, o povo de Deus, nos recordamos sempre deles, afinal, qual irmão não se lembraria de um irmão que partiu, ainda mais se a vida desse irmão o inspira a alcançar os seus objectivos?

[Agora diz, mesmo assim ainda tens problema de chamar santo nos santos de Deus? é inveja ou quê... até no AT  chamavam o santuário de santo (que é Deus) dos santos (1 Reis 8,6)]

[Há porém, muitos que se diziem cristão mas se deliciam no pecado,  estes tentam se animar com a falsa crença de que basta crêr, mas diz o Senhor, nem todos que me chamam Senhor Senhor entraram no reino dos céus... (Mateus 7,21).]

São Paulo diz que todo o nosso ser, espírito, alma e corpo deve ser conservado irrepreensível para a vinda do Nosso Senhor (1Tessalonicenses 5,23) pois, a vontade de Deus é a nossa santificação (1Tessalonicenses 4,3-5).

No entanto, o cristão vive para alcançar a santidade, que se resume em amar a Deus com todo seu coração, alma, força e espírito; e amar o próximo como a ti mesmo (Marcos 12,30). 

É na Igreja Católica que Cristo confiou a plenitude dos meios da salvação, tais como os sacramentos (ex.: Batismo, eucarestia, confissão...) Por isso, muito dos seus membros souberam amar a Deus com todo coração, força, alma, inteligência e ao próximo como a si mesmo. É só olhar pela vida dos santos, ex.: São Francisco de Assis...

Os santos de Deus são verdadeiros condutores de fé, a sua vida acende a chama da esperança no nosso coração nos direcionando a Cristo, pois, nós temos os santos como modelos, por isso diz São Paulo: sede meus imitadores como eu sou de Cristo ( Filipenses 3,17), a vida dos santos apontam para Cristo,  por isso venerar os santos é dar glória a Deus, nós aqui na terra precisamos aprender com aqueles que já venceram o mundo, "estamos rodeados de uma núvem de testemunha...(Hebreus 12,1) e devemos ser imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiro das promessas (Hebreus 6,12).

Escrito por: Irmão Félix

Sem comentários:

Enviar um comentário