quinta-feira, 30 de junho de 2022

Sola fide



Sola fide, «lat. Para só pela fé», Sabemos, no entanto que essa frase denota o nervo central teológico da reforma protestante iniciada por Martinho. Posso assim dizer que a reforma teve as suas bases, e essas bases, uma delas é a sola fide que exactamente não tem raiz bíblica, esse é um grande engano, até hoje me surpreendo ao ver pessoas que se dizem exclusivos verdadeiros interpretes da sagrada escritura e caindo numa heresia dessa, porque na verdade essa é uma heresia.

Para analisar o conceito da sola fide, devemos recorrer a única regra de fé, que é a bíblia e a tradição, mas também, se formos a analisar esse assunto sem as mesmas, enxergaremos que a verdade não está com aqueles que acreditam na sola fide, mas já que é assim, não vou mostrar essa verdade oralmente, ou seja, pela tradição, mas pela única norma de fé dos protestantes, que é a bíblia.

No entanto, encetando a desmentir essa heresia, queria meter primeiro o capítulo em que Martinho Lutero, pai do protestantismo se centralizou e onde os teólogos protestantes se centralizam.

Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé(Rm  1,17).

De acordo com essa passagem, os protestantes acreditam que nós somos salvos somente pela fé, Martinho Lutero, também havia acrescentado em sua bíblia o termo somente, vendo essa frase, não podemos entender que somente a fé salva, mas o correcto seria dizer e interpretar que segundo essa passagem a fé é importante na vida do cristão. E como sabemos que é assim? Porque a própria bíblia nos diz que: Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras (Mt 16,27).

Indo com o que o evangelho de Mateus nos diz, é que a recompensa final será de acordo com as obras e não de acordo somente pela fé, porque as obras já dizem tudo sobre a fé de cada um, outra citação é do mesmo autor da carta aos Romanos que disse que o justo viverá pela fé, bem o apóstolo sabia bem o que falava, é os protestantes que entendem dum jeito trocista e despercebidos, para os protestantes, gostaria de dar a citação do apóstolo são Paulo.

Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo (2Cor 5,10)

É o mesmo apóstolo que diz que cada um estará no tribunal e receberá o que mereceu, relativo o bem ou o mal que fez enquanto vivia, ninguém pode se dar a ignorância, de facto sabemos que esse bem e mal é a obra que cada um fez enquanto vivo, foi o apóstolo são Paulo que testemunha o valor das obras, e a bíblia toda explicita o valor das obras, e que a mesma anda em comunhão com a fé porque a fé sem obra é morta. Fitemos por exemplo esses capítulos que também testemunham as obras (1jo,3,18. Lc 16,19-31). E o apóstolo são Tiago explica de um modo melhor aos hereges protestantes.

17. Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.

18. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

19. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demónios crêem e tremem (Tg 2,17-19)

Aqui o apóstolo são Tiago tocou na ferida dos protestantes defensores da sola fide, porque aqui descreve as duas e diz-se claramente que a fé sem obras é morta, foi por isso que o pai do protestantismo chamou a essa carta de carta de palha, porque assim é o livro que o refutava claramente, no entanto o apóstolo são Tiago não para por aqui, até mesmo o personagem que nós conhecemos de o pai da fé, também teve que ter obras para a justificação de sua fé, porque a fé coopera com as obras.

Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar?

22. Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas (Tg 2,21-22).

Abraão o pai da fé é justificado pelas obras, e nós também mediante a fé em Cristo Jesus, é as obras que mostram a nossa fé e não somente a fé como crêem os protestantes, por isso Martinho Lutero criou muitos erros quanto ao seu modo de viver, isso por causa da crença na sola fide, uma delas ele disse: 

1ºSeja um pecador, e peca fortemente, mas creia ainda mais fortemente (Grisar:206).

O fundador do protestantismo cometia muitas injustiças quanto ao seu corpo. Foi um alcoólatra, adúltero, fornicador e homicida. No entanto o erro não pode apagar a verdade.

Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?

25. Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho?

26. Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta (Tg 2,24-26).

Nós católicos acreditamos que a salvação é pura graça de Deus, mas é importante também a máxima colaboração do homem (boas obras) mediante a fé em Cristo Jesus.


Escrito por: Benedictus Manuel

Esplendor da Verdade Católica


Sem comentários:

Enviar um comentário