quinta-feira, 30 de junho de 2022

Papas na Bíblia





Queria fazer essa matéria com intenção de mostrar o valor e a grande importância que nós devemos aos nossos queridos papas, sabendo que tem havido muitas especulações de que o papado não é bíblico, ou seja, a bíblia não diz de nenhuma autoridade papal

Sabemos exatamente que essa afirmação vem exatamente dos hereges, e nós também    sabemos bem que todo herege só calunia e difama o que não sabe, porque se soubesse, certamente não teria feito essa difamação, hoje em dia meus irmãos na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo já passaram 265 e com o actual são 266 papas, com tudo vamos observar se o que os protestantes acreditam ou qualquer ramificação protestante crê,  está certa pelo menos nesse aspecto.

A bíblia é um livro que tem palavras de Deus, sendo assim, Deus é o autor e somente pode se entender com o Espírito daquele que é o autor, porque é com mesmo Espírito que pela qual a mesma foi inspirada, e esse Espírito não pode estar dividido, quer dizer somente ele se encontra na Igreja católica, sendo ela a única Igreja de Jesus.

Vamos ao tópico disso, uma sociedade para estar bem organizada é necessário que alguém ordene, se todos ordenassem certamente essa sociedade não teria organização, desse modo sabemos que a Igreja de Deus é organizada e tem um líder que chefia e ordena, aquele que tem as chaves do reino dos céus, desse modo os papas encaixam-se na bíblia através do ministério de são Pedro, o primeiro papa, a bíblia deve ser bem entendida, nem todas as coisas se entendem no momento, mas depois.

O grandioso apóstolo Pedro como já me referi em outras matérias é o líder dos apóstolos, aquele que tem primazia entre os outros apóstolos, então para entendermos bem que o papa é uma autoridade bíblica devemos ver em Mt 16:18-19,que diz:

18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus

Meus irmãos acabamos de ver a declaração de nosso Senhor a Pedro, dando as chaves da autoridade e da interpretação infalível dele, Pedro tendo essa missão especial, que de antemão era Simão, é chamado cefas que quer dizer "pedra" ou Pedro. Foi o Senhor quem concede esse nome a SimãoVejamos o trecho em João 1,42.

  42. Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra).

Ficamos a saber então que a troca de nome na bíblia simboliza o chamamento a uma missão mais especial que Deus nos concede, assim acontece com Abraão. Gn 17:1-5.

1. Abrão tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro;
2. quero fazer aliança contigo e multiplicarei ao infinito a tua descendência.”
3. Abrão prostrou-se com o rosto por terra. Deus disse-lhe:
4. “Este é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos.
5. De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos.

E como vimos, a expressão da vontade de Deus em trocar o nome consiste em uma missão muitíssima importante, assim como a de São Pedro e seu sucessor (o papa). Aparecendo então a missão desse grande apóstolo em João 21:15-17.

15. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
16. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
17. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.

Pedro tem essa missão de apascentar e coordenar, controlar a Igreja de Deus para que não haja desunião e nem desorganizaçãoComo sabemos que toda qualquer sociedade sem alguém que coordena e controla não é sociedade e é desorganizada. Então, a Igreja de Jesus é organizada e subsiste na Igreja Católica. E essa sucessão de Pedro vem até hoje em nossos tempos e vai ainda mais.
Esse grande apóstolo, esteve em Roma pregando. Vamos ver o que Eusébio diz no seu livro história eclesiástica,

1.            1.A este Simão, pai e autor de tão grandes males, o poder malvado e odiento de todo bem, inimigo da salvação dos homens, destacou-o naquele tempo como grande adversário dos grandes e divinos apóstolos de nosso Salvador.
2.            No entanto a graça divina e celestial veio em socorro de seus servidores, e somente com a aparição e presença destes extinguiu rapidamente o fogo ateado pelo maligno, e por meio deles humilhou e abateu toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus[1].
3.     Por isso nenhuma maquinação, nem de Simão nem de nenhum outro dos que então proliferavam, prevaleceu naqueles tempos apostólicos: a luz da verdade e o próprio Verbo divino, que recentemente tinha brilhado sobre os homens, florescendo sobre a terra e convivendo com seus próprios apóstolos, triunfava sobre tudo e dominava tudo.
4.     Em seguida o mencionado impostor[2], como ferido nos olhos da mente por um ofuscamento divino e extraordinário quando anteriormente o apóstolo Pedro pôs a descoberto suas malvadas intenções na Judéia, empreendeu uma longa viagem para além do mar, e foi-se fugindo de oriente a ocidente, convencido de que somente ali seria possível viver segundo suas idéias.
5.             Chegou à cidade de Roma, e com a grande ajuda do poder que nela se assenta[3], em pouco tempo alcançou tamanho êxito em seu empreendi­mento, que os habitantes do lugar chegaram a honrá-lo como a um Deus, dedicando-lhe uma estátua.
6.             Não chegaria muito longe esta prosperidade. De fato, pisando em seus calcanhares, durante o próprio império de Cláudio, a providência univer­sal, santíssima e amantíssima dos homens, levava sua mão em direção a Roma, como contra um tão grande flagelo da vida, o firme e grande após­tolo Pedro, porta-voz de todos os outros devido a sua virtude. Como nobre capitão de Deus, equipado com as armas divinas[4], Pedro levava do oriente aos homens do ocidente a apreciadíssima mercadoria da luz espiritual, anunciando a boa nova da própria luz, da doutrina que salva as almas: a proclamação do reino dos céus.(Historia eclesiástica livro II,capitulo XIV)

Aqui em Roma, é onde ele foi morto de cabeça para baixo, sendo assim que ele tinha construido à Igreja de Roma. E como ele é, e foi o primeiro bispo de Roma. Ola, o titulo de papa que significa pai, pastor, é um titulo que o bispo de Roma adquiriu consoante o tempoDe acordo com a sucessão, Eusébio relata que essa, já estava ser seguida, quando os dois apóstolos morrem, depois vem a eleição de são Lino que é o segundo bispo de roma.
Depois do martírio de Paulo e de Pedro, o primeiro a ser eleito para o episcopado da Igreja de Roma foi Lino. Ele é mencionado por Paulo quando escreve de Roma a Timóteo, na despedida ao final da carta[5].(Historia eclesiástica livro III cap II,I,)
Ficamos a saber então que Jesus deixou um líder para conduzir sua Igreja e que esse mesmo, estabeleceu a Igreja em Roma, onde era, e é a catedra de Pedro, onde preside a caridade e a unidade. Sendo assim, toda a sucessão papal se deu em RomaOra o primeiro bispo de Roma que é são Pedro não era chamado ainda de papa, porque esse titulo carinhoso surgi ao decorrer do tempo através  das grandes obras de amor que o bispo de roma realizara, então os fiéis preferiram chamar ao bispo de Roma de papa, esse titulo não abrangiu somente os papas que vieram depois dessa eleição, mas a todos que passaram nesse ministério "petrino", porque logicamente a forma de o papa conduzir a Igreja é a mesma que um pai faz aos seus filhosAlém desse titulo significar pai, na verdade significa também pastor, e de facto sabemos que o papa é um pastor, assim como o Senhor disse a ele que apascentaria as suas ovelhas, João 21:15-17. Nesse caso, todos os hereges que vivem dizendo que papa ou a autoridade papal não é bíblica, no máximo se engana, porque a bíblia e a tradição revelam essa  grande verdade.
Portanto a todos, não  se deixeis enganar por hereges, porque muitos já estão no mundo a espalhar suas heresias. Deus vos abençoe e vos dê a paz.

 Escrito por: Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário