sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Igreja católica



Com tanto amor e dedicação venho a escrever e a fazer essa grande matéria que é de muita relevância, porque é das umas das razões porque sou católico e o porquê eu amo a igreja católica. Eu sei que vocês já tiveram a experiência de ouvir por parte de muitas tal chamadas igrejas acerca da Igreja Católica, mas dum modo bastante astucioso. Então quis exactamente nessa grande e maravilhosa obra, mostrar para muitos católicos e não só, o que é na verdade a Igreja Católica e porque devemos ama-lo.

Etimologicamente, a palavra igreja em grego diz-se ekklesia e significa, os convocados, ou «reunião». No A.T, era o povo de Deus reunido, desse modo Igreja é a convocatória de todos aqueles que querem entrar no mistério de Cristo e participar de sua missão especial. Já Deus outrora, achou conveniente guiar um povo, aquele povo de Israel que era imagem de um rebanho escolhido, e que viria se concretizar com a vinda do Messias, o salvador do mundo. Para continuar o seu mistério salvífico, quis Deus, por Jesus Cristo fundar uma Igreja, um rebanho que é o novo Israel, ou seja a nova nação escolhida, e esse tão grande mistério, lançou-se as correntes quando Jesus manda o apóstolo são Pedro a erigir essa comunidade dos eleitos que seria o instrumento vivo e visível da salvação dos povos.

E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus (Mt 16,18-19)

Essas palavras, mostram um sentido muito importante e tão indulgente, e não favorece as interpretações de muitos grupos chamadas de igrejas. Essa é uma grande declaração e promessa que nosso senhor Jesus Cristo faz ao santo apóstolo, porque assim o próprio Jesus queria fazer visível o reino de Deus nessa Igreja e instrumento de salvação viva entre os povos. A forma a que nosso senhor declara a Pedro é tão maravilhosa e certeza absoluta dele, quando convida o próprio Pedro a apascentar essa maravilhosa Igreja.

15. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
16. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
17. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,15-17)

Por esses motivos e mais, sabemos que Jesus fundou uma Igreja sobre Pedro, sobre a qual nada e nem ninguém vai destruir. Jesus estabelece também uma forma de governo nessa Igreja tão relevante porque até, essa tarefa de coordenar e governar, não facultou só a Pedro, mas também aos outros apóstolos. Mt 18,18. Essa Igreja que é, a de Jesus, apresenta também qualidades bem distintas que são sinais da veracidade bíblica. Desse modo a Igreja de Jesus é aquela que é una, santa, católica e a apostólica.

Igreja Una: a Igreja de Jesus é una basicamente em seu fundador, que é um só, e origem de toda unidade porque Deus, sendo Trino, é uno também e vive em perfeita comunhão entre Pai, Filho e Espírito Santo, ainda, é una porque é chamada a unidade em seu fundador, mas em um sentido complexo a Igreja é una porque é uma só. E vivendo dessa santa unidade, ela tem laços visíveis dessa comunhão, que professa a fé única recebida dos apóstolos, e ainda porque tem a celebração comum do culto divino, sobretudo os sacramentos que são sinais visíveis da presença de Cristo, e a sucessão apostólica que pelo sacramento da ordem é transmitida de geração em geração.
Falando abertamente, não vejo seita ou religião que preenche essa unidade. A Igreja de Jesus também é chamada Santa, pelo seu fundador que é santidade perfeita e verdadeira pelo qual se entregou para que essa Igreja estivesse cheia dessa santidade. E o catecismo da Igreja diz que:

As obras da Igreja tendem, como seu fim, "à santificação dos homens em Cristo e à glorificação de Deus". É na Igreja que está depositada "a plenitude dos meios de salvação". É nela que "adquirimos a santidade pela graça de Deus". (Parágrafo relacionado 816)
825 "Já na terra a Igreja está ornada de verdadeira santidade, embora imperfeita [a38]." Em seus membros, a santidade perfeita ainda é coisa a adquirir: "Munidos de tantos e tão salutares meios, todos os cristãos, de qualquer condição ou estado, são chamados pelo Senhor, cada um por seu caminho, à perfeição
Da santidade pela qual é perfeito o próprio Pai ". (Parágrafos relacionados 670, 2013), (CIC 824 e 825)

Como podemos então ver, o catecismo diz que essa santidade, nós, pelos meios de santidade que Cristo deu em sua Igreja podemos também adquiri-la. E com certeza a Igreja de Jesus preenche uma história ininterrupta de vários personagens que deram testemunhos de santidade perfeita. O facto também de na Igreja ter homens pecadores isso não afeta de maneira nenhuma a santidade da Igreja. Porque assim entre os apóstolos que eram santo, também tinha um homem pecador e distinto deles. E isso, não afetou a santidade doutros Apóstolos.

Sabemos que a Igreja de Jesus é Católica. Isso porque além do seu termo que significa «universal», Jesus manda ela, a todos os povos para que anuncie a sua mensagem (Mt 28,19), ela, é católica porque onde está Cristo ai está essa Igreja. A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador depois de sua Ressurreição, entregou
a Pedro para que fosse seu pastor e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na ( "subsistit in") Igreja Católica Governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele [a11] ": (CIC 816).

A Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos, e isto em um tríplice sentido:

Ela foi e continua sendo construída sobre "o fundamento dos apóstolos" (Ef 2,20), testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo;
Ela conserva e transmite, com a ajuda do Espírito Santo que lá habita, o ensinamento, o depósito precioso, as salutares palavras ouvidas da boca dos apóstolos.

Ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos até a volta de Cristo, graças aos que a eles sucedem na missão pastoral: o colégio dos bispos, "assistido pelos presbíteros, em união com o
Sucessor de Pedro, pastor supremo da Igreja ". (CIC 857).

Vimos de um modo claro que Jesus fundou uma Igreja, que é una, santa, católica e apostólica. A Igreja Católica é o próprio corpo de Cristo. E como explicar tantas igrejas e seitas no mundo inteiro se Cristo quis somente uma Igreja?

Bem, muitos acham que Jesus não fundou Igreja, pensam que para ser cristão não precisamos duma fé comunitária, nesse caso dizem que é só aceitar Jesus e basta. Isso é só uma falsidade para negar a veracidade católica em Jesus como seu fundador, porque a bíblia diz claramente que Deus constituiu presbítero, para guiar esse rebanho.

15. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
16. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
17. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,15-17)
Cuidai do rebanho de Deus que vos foi confiado, não por imposição, mas de livre e espontânea vontade, como Deus quer; não por causa de lucro, mas com generosidade;
Não como donos daqueles que vos foram confiados, mas como modelos para o rebanho (1Pd 5,2-3).

Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele adquiriu para Si com o sangue do seu próprio Filho (Actos 20,28)

Alguém poderia me dizer para que serve esses pastores, se Jesus não fundasse Igreja ou um rebanho? E se Jesus fundou uma Igreja, como explicar tanta confusão e seitas?

Primeiramente devemos entender que toda divisão não vem de Deus, então todas essas igrejas e seitas que se apartaram da igreja de Jesus, não podem ser igrejas de Jesus, muito menos verdadeiras.

Irmãos, peço-vos que tenhais cuidado com aqueles que provocam divisões e obstáculos contra a doutrina que aprendestes.
Afastai-vos deles, porque não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio estômago; com palavras doces e aduladoras, enganam o coração das pessoas simples (Romanos 16,17-18)

Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento (1cor 1,10).
Uma coisa bem atestada é que além da divisão que a bíblia alerta para que não haja, ela também nos mostra que muitos deixariam a fé verdadeira para assim fundar seitas.

1. Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina.
2. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado.
3. Movidos por cobiça, eles vos hão-de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme (2Pd 2,1-3)

Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si.
4. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas (2Timoteo 4,3-4)

1. O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão-de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas,
2. De hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia,
3. Proíbem o casamento, assim como o uso de alimentos que Deus criou para que sejam tomados com acção de graças pelos fiéis e pelos que conhecem a verdade.
4. Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com acção de graças (1Timoteo 4,1-5).

Esses são as ocorrências que podemos averiguar. E como vimos que a divisão não é de Deus e muito menos a heresia, razão pela qual vários santos da Santa Igreja de Jesus defenderam a verdade contra essas coisas. Uma coisa bem verdade é que a divisão e a heresia no protestantismo é comum, assim eu posso dizer, 90% da doutrina protestante é falsa, excepto aquelas que ela herdou da Igreja Católica Apostólica Romana. Com a divisão no protestantismo, mostra que eles nunca foram e são Igreja de Cristo porque assim foi construída por homens imperfeitos e hereges que só semearam divisões até nos nossos dias, ora, o protestantismo é a imagem fiel do satanismo, para que a luz da verdade não se expande no mundo inteiro, e é por causa do protestantismo que o caminho da verdade é blasfemada. Assim o apóstolo são Pedro nos diz:

1. Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina.
2. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado.
3. Movidos por cobiça, eles vos hão-de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme (2Pd 2,1-3)

De facto, sabemos que a organização mais odiada a nível mundial, é a igreja católica, isso por anunciar a verdade desde 2000 anos. E essa perseguição vem exactamente dos hereges, ateus, muçulmanos e povos de muitas raças, religiões, Assim como disse o nosso mestre e salvador Jesus Cristo (Mt 10,22).

Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo (Mt 10,22).

Concluindo com mais um argumento, gostaria de dizer que essa é a razão pela qual sou católico e devo ser, porque eu amo a Igreja de Jesus que é Una, Santa, Católica e Apostólica.

A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador depois de sua Ressurreição, entregou a Pedro para que fosse seu pastor e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na ("subsistit in") Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele [a11] ": (CIC 816).

Escrito por (Benedictus Manuel, 100% Católico Romano)

Esplendor da Verdade Católica

Sem comentários:

Enviar um comentário