quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Jesus é mesmo o Arcanjo Miguel?


As escrituras não se contradizem referente a certos assuntos, não sei como isso surgiu, mas a verdade é que temos de anunciar a verdade e condenar o erro. As testemunhas de Jeová, aquele grupo que nós bem sabemos que andam em porta em porta de fato e gravata e uma pasta nas mãos, não hesitam em dizer que Jesus é o arcanjo Miguel. Sendo assim, em hebraico, Miguel significa “aquele que é similar a Deus”, o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: “Quem como Deus?” (em latim: Quis ut Deus?) para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que “ninguém” é como Deus.

O termo Arcanjo, do grego: arkhaggelos, (arkhos, principal, primeiro; aggelos, mensageiro), desse modo à tradução seria principal mensageiro ou anjo principal. Note que a qualidade de arcanjo ser anjo principal não o deixa de ser de natureza angélica, coisa que Jesus não é e nunca foi. Entretanto, o arcanjo Miguel não pode ser Jesus, Jesus é Jesus e Miguel é Miguel.

A afrimação da seita consiste em dizer o seguinte: é que a palavra de Deus fala de Miguel, “o arcanjo”. (Judas 9) Esse termo significa  “anjo principal” . Note que Miguel é chamado de o arcanjo. Isso sugere que existe apenas um anjo assim. De facto, a palavra “arcanjo” ocorre na bíblia apenas no singular, nunca no plural. Além do mais, o cargo de arcanjo se relaciona com Jesus. Sobre o ressuscitado Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 4:16 diz: “O Próprio Senhor descerá do céu com uma chamada de comando, com voz de arcanjo.” A voz de Jesus é descrita aqui como de arcanjo. Portanto, esse texto indica que o próprio Jesus é o arcanjo Miguel. ( pagina 218, parágrafo terceiro do livro o que a bíblia realmente ensina?

No entanto, analisando a afirmação da seita, diria que não passa de mais uma de suas suposições incertas, porque de facto a bíblia menciona um único arcanjo, mas isso, não significa que não existe mais arcanjos para além de Miguel ou que não venha a existir, note que o significado de arcanjo como a seita mesmo afirma é anjo principal, ora se é anjo principal, será que Miguel é o único anjo principal da hierarquia angélical? Claro que não. Embora a bílbia não mencionar os outros de arcanjos, isso não significa que não tenha alguns com a mesma missão de anjo principal, e vale lembrar para a seita que a palavra de Deus não é só a bíblia, mas a Tradição Sagrada. Desse modo, pela tradição sabemos que houve outros arcanjos, como Rafael e Gabriel e o “livro de Enoque” considerado canónico apenas pela igreja ortodoxa da Etiopia, fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Samuel e a igreja ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na festa de “Miguel e os outros poderes incorpóreos”, em 21 de novembro. Pois bem, outros arcanjos como, por exemplo, mencionados pela santa igreja são: Rafael, com significado de “Deus cura” e Gabriel, com o significado de “poder de Deus”, entretanto a certeza de que esses fazem parte da hirearquia máxima, tendo também o titulo de arcanjo como Miguel, vem da própria sagrada escritura ao mencionar os nomes deles, isso os torna tão importante quanto Miguel, a bíblia menciona simplemente nome de três anjos, Miguel, Rafael e Gabriel, então isso demonstra cargos extremamente importante como anjo principal, o que aconteceu. Miguel responsável pela defesa dos fiés e comandante de exército de anjos da batalha, e Rafael com certeza o chefe máximo dos portadores da cura de Deus, assim como Gabriel, aquele que anuncia o poder de Deus, desse modo ele é líder dessa mesma missão, de todos aqueles anjos que anunciam o poder de Deus. A seita pode salientar que Rafael e Gabriel são mencionados como anjos, mas isso não venha o caso de eles não serem arcanjos, porque o mesmo arcanjo Miguel não deixa de ser um anjo. Além do mais existe um texto muito atencioso de Daniel, que nos diz:

13. O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porém Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. Permaneci assim ao lado dos reis da Pérsia. (Dn 10,13)

Dizia eu o texto é muito atencioso porque , aqui o livro de Daniel apresenta Miguel como um dos principais chefes, levando a crer que existia e existe muitos chefes principais, como é o caso de Rafael e Gabriel, que são também chefes principais de uma certa minoria de anjo. Já Jesus não é um dos principais chefes, mas ele é o chefe principal, o chefe por excelência e Rei dos reis do reino de Deus. Apocalipse 17,14.

1Tessalonicenses 4,16 que diz: “O Próprio Senhor descerá do céu com uma chamada de comando, com voz de arcanjo, não significa literalmente que aí Jesus está sendo indicado como o arcanjo Miguel, no mesmo livro e no mesmo parágrafo no fim, o que a bíblia realmente ensina? A seita mostra que é mera suposição e não uma certeza, não passando de afirmação de que Jesus virá com voz como se fosse de um arcanjo, porque se eles banhassem na certeza disso, não diferenceriam as vozes. Agora explicar o texto sucintamente, vale lembrar que a versão acima é da «STV» e essa que darei é a versão católica e a protestante, não estou dizendo que a versão da seita trata-se de adulteração, ou que não esteja explícita, mas que devo dar outras para termos a certeza do que diz noutras é a mesma, embora distinta.

O Próprio Senhor descerá do céu com uma chamada de comando, com voz de arcanjo ( texto da tradução do novo mundo das testemunhas de Jeová 1Tess 4:16)

16. Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. ( bíblia protestante João Ferreira de Almeida, 1Tess 4,15-16)

16, pois o próprio Senhor, à ordem dada, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do céu, e os mortos em Cristo ressurgirão primeiro ( Bíblia Católica Sagrada Africana, 1Tess 4,16)

Pelo menos nas três citações de bíblias diferentes, não indica que Jesus é o arcanjo Miguel, mas que Jesus virá com voz de arcanjo, mostrando assim uma distinção entre Jesus e um arcanjo e vir com voz de arcanjo não faz de Jeus um arcanjo ou o arcanjo Miguel, afinal ele se apresenta como quiser, e isso acontecerá no fim dos tempos. E no próximo parágrafo do livro a seita afirma:

A bíblia diz que “ Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão... e os seus anjos”. (Apocalipse 12:7) De modo que Miguel é lider de um exército de anjos fiéis. Apocalipse também se refere a Jesus como Líder de um exército de anjos fiéis. (Apocalipse 19:14-16) E o apóstolo Paulo menciona especificamente o “Senhor Jesus” e “seus anjos poderosos”. (2 Tessalonicenses 1:7) Portanto, a bíblia fala tanto de Miguel e “seus anjos” como de Jesus e “seus anjos”. (Mateus 13:41; 16:27;24:31; 1 Pedro 3:22) Visto que a palavra de Deus em nenhuma parte indica que existem dois exércitos de anjos fiéis no céu- um comandado por Miguel e outro por Jesus-, é lógico concluir que Miguel não é outro senão o próprio Jesus Cristo no seu papel celestial. (( pagina 219, parágrafo primeiro do livro o que a bíblia realmente ensina?)

Continuando a evangelizar esse povo, é que na verdade não podemos negar que Miguel sim tem um exército de anjos, assim como Rafael e Gabriel são chefes de muitos anjos, mas aonde vem à distinção de Miguel e Jesus nessas citações que a seita deu? Pois bem, se encontra mesmo aí, de principio a auto refutação da seita está aí onde afirma que Miguel é líder de um exército de anjos fiéis e que apocalipse também se refere a Jesus como Líder de um exército de anjos fiéis em Apocalipse 19,14-16. A distinção aqui é que Miguél é chefe só de um exército de anjos, ou seja, uma espécie de anjos poderosos, ao passo que apocalipse 19,14-16, demonstra Jesus numa liderança de todos anjos e não um grupo só de exército. Aqui a comparação.

7. Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate (Ap 12,7)

11. Vi ainda o céu aberto: eis que aparece um cavalo branco. Seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que ele julga e guerreia.
12. Tem olhos flamejantes. Há em sua cabeça muitos diademas e traz escrito um nome que ninguém conhece, senão ele.
13. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome é Verbo de Deus.
14. Seguiam-no em cavalos brancos os exércitos celestes, vestidos de linho fino e de uma brancura imaculada.
15. De sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações pagãs, porque ele deve governá-las com cetro de ferro e pisar o lagar do vinho da ardente ira do Deus Dominador.
16. Ele traz escrito no manto e na coxa: Rei dos reis e Senhor dos senhores! (Ap 19,11-16)

Só com essa citação poderia concluir com esse assunto, mas desde já, acabamos de ver que Jesus é líder de exércitos e não exército de anjos, exército quem tem é Miguel, Rafael e Gabriel que são chefes de uma parte de anjos, Jesus é chefe dos exércitos celestes, como se não bastasse, em nenhuma parte da bíblia, nem da tradição ou de uma parte do mundo as testemunhas de Jeová encontrarão um texto autêntico que afirma que Miguel é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, portanto, esse titulo é dado só aos integrantes da S.ss Trindade ou a Trindade em si. E quanto aos textos de 2 Tessalonicenses 1,7; Mateus 13,41; 16,27;24,31; 1 Pedro 3,22, não mostram  igualdade ou a semelhança de Jesus e Miguel, aliás 1 Pedro 3,22 só mostra ainda que nem tão pouco de aproximação têm ambas as pessoas.

Esse Jesus Cristo, tendo subido ao céu, está assentado à direita de Deus, depois de ter     recebido a submissão dos anjos, dos principados e das potestades. (1 Pd 3,22)

Já a parte onde a seita afirma que a palavra de Deus em nenhuma parte indica que existem dois exércitos de anjos fiéis no céu- um comandado por Miguel e outro por Jesus, só tenho a dizer que existe sim e para dizer mais uma vez que a palavra de Deus não é só a bíblia, Miguel lidera um grupo de exército de anjos e Jesus exércitos de anjos, então existe sim o que a seita diz que não existe. A ideia de que Jesus é o arcanjo Miguel vai contra os ensinamentos da sagrada escritura que Hebreus diz:

5. Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho?
6. E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem. (Hb 1,5-6)

Se em nenhum anjo Deus nunca disse tu es meu filho e mais, é porque Jesus não pode ser o arcanjo Miguel, ora, quando a bíblia interroga dizendo que dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei? É porque a nenhum anjo foi dito isso, e isso destroi a ideia de que Jesus é o arcanjo Miguel, uma vez que Miguel é anjo, criatura de Deus e Jesus verdadeiro Deus e filho de Deus. No versículo seis, também deixa claro que Jeus não é o arcanjo Miguel e que todos os anjos devem adora-lo, inclusive Miguel, pois Miguel é um verdadeiro anjo, e se Jesus também fosse um anjo não teria sentido os outros anjos adorarem ele, pois a nenhum anjo é dado à honra de adoração, apocalipse 19,10. E mais, um anjo não adora outro anjo.

9. Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!(Judas 1,9)

Na carta de São Judas, é apresentada outra prova de que Jesus não é o mesmo que Miguel, note que nesta competição de Miguel e o diabo, Miguel apresenta-se como alguém que não tem autorização de repreender o diabo, e entrega toda repreensão a Deus, visto que ele apresenta-se como alguém que está sem autoridade de repreender o diabo. Mas, Jesus tem essa autoridade e repreendeu o diabo sem questionar, Mateus 4,10-11. Fica claríssimo e sem sombras de dúvidas que Jesus nunca foi e nunca vai ser o arcanjo Miguel.

Desse modo, cai abaixo mais uma heresia ensinada pela seita, e o mais espantoso é que no mesmo livro da seita e no mesmo parágrafo em refutação, no fim do primeiro parágrafo da pagina 219, a seita diz que Miguel é mesmo Jesus na sua missão nos céus, ou seja, uma vez Jesus estando nos céus, já não é Jesus, mas Miguel. Na verdade, isso tudo é falso, uma vez comprovado.  A seita tem de saber que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem e que Miguel jamais morreu por nós.



Benedictus Manuel


Sem comentários:

Enviar um comentário