quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A cruz


Um dos maiores símbolos do cristianismo é a cruz, triste para alguns porque para eles este belo símbolo é satânico, mas na verdade sabemos que não, este é sinal de amor, salvação, compaixão, esperança e fortaleza. A cruz é ainda sinal de muita reverência e respeito pelos cristãos verdadeiros, e isso por diversas razões. Só quem é apegado à cruz é apegado a Jesus, porque para segui-lo devemos carregar a nossa cruz.

Das objecções que temos ouvido sobre colocar a cruz no altar, nas nossas casas, sobretudo carrega-las ao pescoço, não podemos nos deixar enganar porque todos esses, são inimigos da cruz de Cristo, que São Paulo já dizia.

Já vos disse muitas vezes, e agora repito-o com lágrimas: há muitos que são inimigos da cruz de Cristo. (Fl 3,18)

Colocar a cruz no altar do Senhor e em nossas casas, não oferece nenhum problema justo que foi na cruz que Nosso Senhor derramou o seu sangue por nós, e é no altar que é celebrado a renovação do mesmo sacrifício, então olhar pra cruz posta no altar e em nossas moradias, só nos faz pensar em nos unirmos a ele ainda mais e meditar perfeitamente em seus mistérios, é olhar para cruz do altar e não só, que, encaramos a humildade de Jesus que se fez pequeno e tornou-se grande.

8 humilhou-Se a Si mesmo, tornando-Se obediente até à morte, e morte de cruz!
9 Por isso, Deus O exaltou grandemente, e Lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; (Fl 2, 8-9)
 
Uns condenam a maneira que certos fiéis carregam a cruz ao pescoço, exemplificam eles que ninguém levaria a faca ou colocasse a faca ao pescoço que pela qual seu pai ou ente-querido morreu, mas vendo isso, só posso argumentar que é tanto absurdo e baixo argumento para condenar a cruz, justo que nem esse exemplo poderia se dar frente a um diálogo sobre a cruz. Para responder a isso só tenho de dizer que não foi à cruz que matou Jesus, mas os nossos pecados, assim podemos dizer que não é a faca que matou seu pai ou qualquer outro ente-querido, mas o causador.

5. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.
6. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós. (Isaias 53,5-6)

Carregar a santa cruz ao pescoço é motivo de gloria, de motivação e de disposição a seguir Jesus, Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. (Gl 6,14)

Nos evangelhos sinópticos encontramos a mensagem de Jesus exigir que o fiel carregue sua cruz para segui-lo, embora não literal, mas é carregar o símbolo da cruz que pensamos nas agonias e nos sofrimentos de Jesus para assim assumirmos a grande disposição de o seguirmos.
 Quem não toma a sua cruz e Me segue não é digno de Mim. (Mt 10,38)

Símbolo de salvação, de compaixão e de paciência para os fiéis, porque é na cruz que encontramos todo amor salvífico de Deus e é olhar para cruz que lembramos que alguém morreu por nós não em vão, mas para nos ressuscitar um dia e viver sem fim uma vida longa num corpo incorrupto. A cruz é força e linguagem de sabedoria para os cristãos verdadeiros e loucura para os falsos cristãos e os que se perdem.

17. Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo.
18. A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. (1Cor 1,17-18)

24. Mas, para os eleitos - quer judeus quer gregos -, força de Deus e sabedoria de Deus. (1cor 1, 24)


Os que se dizem cristãos e odeiam a cruz de Cristo, não entendem sua linguagem, são pagãos e não anunciam Cristo crucificado e por isso o condenam,

23. Mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; (1cor 1,23)

Nós católicos e cristãos convictos, temos a cruz nos nossos altares e moradias, e carregamos connosco porque nós pregamos Cristo crucificado, a cruz é nossa sabedora, é nossa contemplação, é nossa esperança, é nossa força e é o amor de Jesus por toda humanidade.



Escrito por: Benedictus Manuel



Sem comentários:

Enviar um comentário