segunda-feira, 30 de junho de 2014

Trindade Santa









A crença na Santíssima Trindade, é um mistério revelado na Santa Igreja de Jesus, segundo ele que é Deus igual ao pai, em comunhão com o Espírito Santo, não são três deuses mas um só em três. No entanto, mostrarei de um modo mais claro que Deus não é um Deus de solidão, mas quer dizer, Deus de comunhão.
Encetando a explicar a lógica desta verdade católica, trindade do (lat.trinitas=tríade), sendo assim a Trindade é um mistério de Deus, que consiste no amor daquele que criou o céu e a terra e na razão porque foi criado e naquele que sustenta tudo.

DEUS PAI

Assim designamos a primeira pessoa da Santíssima Trindade, criou o mundo e tudo que há nele (Génesis 1,1-2) contanto que as outras duas pessoas participaram, mas retrato só aqui a personalidade de Deus pai que é a fonte e a origem de todas as coisas, ele, o pai, tem um nome misterioso e maravilhoso que é totalmente inexplicável, porque o nome dele é grandioso e belíssimo. No entanto, foi o próprio Deus, quem deu a conhecer esse nome. (EU SOU AQUELE QUE SOU), (Ex 3,14) No seio do povo santo era designado como o Deus que é e era, é Iavé (Ex 6:3) (YAHWEH) em hebraico. Esse é o nome de Deus, sei que muitos tentam explicar esse nome, criando palavras para mostrar o significado, mas na verdade esse nome é inexplicável. Tudo que podemos dizer é que Deus é, e sempre será.

DEUS FILHO

Também é um mistério grandioso falar de Jesus que é filho de Deus, veio ao mundo nos libertar da morte eterna, morrendo na cruz deixando um exemplo de amor a seguir, mas é bem verdade e coerente afirmar que ele é Deus, e verdadeiro homem.

JESUS VERDADEIRO HOMEM

Jesus é verdadeiro homem, e podemos notar a bíblia dizendo que Deus enviou o seu filho nascido de mulher (Gl 4,4-5: Jo 1:14) para mostrar que ele é verdadeiro homem a bíblia também nos diz que ele aprendeu a obediência sofrendo (Hb 5,8) ainda lendo os santos evangelhos verificamos que Cristo é igual a nós, ele cansava-se, (Jo, 4:6) dormia, (Mt, 8,24), comovia-se (Jo 11,33.12,27: Mt 26,37)  admirava (Mt 8,10) e até ele chorava (Jo11,35. Lc 19,41).

Jesus como homem igual a nós, pode dizer que a respeito daquela hora ninguém sabe nem mesmo ele (Mc 13,32) participando da ignorância humana. E rezou ao pai (Lc  22, 41-42) como nós ainda, podia dizer que o pai é maior do que eu (Jo14:28) de facto Cristo na sua condição de homem era inferior ao pai até mesmo aos anjos (Hb 2,9) por isso podia chamar a Deus de meu Deus (Mc 15,34) (Jo, 20,17). Dizer que em tudo ele foi igual a nós. (homem) excepto no pecado (Hb 4,15).

JESUS DEUS VERDADEIRO

O filho de Deus, é Deus assim como o pai é, porque assim diz a Escritura sagrada, no principio havia o verbo e o mesmo estava em Deus e o verbo era Deus (Jo 1,1), então ficamos a saber que desde sempre havia um verbo (Jesus) e que o mesmo estava em Deus (pai) e o mesmo era Deus, (Jo 1,18) Alí faz bem a menção de um Deus pai e filho, (Jo 14,9-11) Segue-se também com (Jo 10,30). Com esses versículos, podemos ver a grandeza de nosso senhor Jesus, em ser chamado Deus, existem no entanto várias seitas que não acreditam nisso, e chegam até a dizer que a trindade é uma crença pagã, mas na verdade o que é pagão eles nunca pensaram que fosse, como a existência de várias seitas. Agora, fazendo uma reflexão, gostaria que vocês analisassem um pouco comigo.

Fazemos de conta, que o teu pai tem dinheiro, você também tem, sabedoria, você tem, poder, você tem, inteligência, você também tem, ou simplesmente, tudo que o teu pai tem você também tem, o que acontece então? Esse pai não pode dizer que esse filho é como eu?

Do mesmo modo, acontece também essa particularidade com Jesus e seu pai, veja só o que ele disse tudo que o pai tem é meu (Jo 16,15), mas entre o pai e o filho não há esse tipo de coisa de quem é maior ou não, porque tudo de Deus filho é de Deus pai, e dele de Jesus (Jo 17,10), Ainda porque só são um. É Jesus Deus soberano, príncipe da paz, (Is 9,5) ainda muitos de vós podem vir com essa afirmação talvez, Jesus não pode ser Deus porque, isso não se interpreta, se for assim então existe dois deuses, respondo que não. Porque para acreditar nisto só podemos ter fé, porque a fé está muito mais além daquilo que nós pensamos (Hb11,1), com isso Tomé só pode acreditar (Jo 20,28) são Paulo diz que em Cristo habita corporalmente toda a divindade (Cl  2,9) Cristo é Deus a bíblia está cheia de provas, (Rm 9,5 .Tito 2,13) O profeta Isaías diz que a virgem vai dar a luz um filho e que esse mesmo é o Emanuel (Is 7:14) que é Deus no meio de nós (Mt 1:23) Ainda a bíblia nos diz para se cuidar dos ídolos porque Jesus é Deus por completo e verdadeiro (1Jo 5,20), se recordarmos um pouco no nome de Deus pai, ele diz em (ex 3,14) que eu sou aquele que sou, e Jesus diz o que? (Jo 8,57-59) Jo 8,28. 8,24.  13,19. 8,56-58. (Gn 17,17) diz o mesmo, Eu Sou, assim, Jesus é Deus. Não podemos mais nos enganar, porque ele é de condição divina (igual a Deus pai), (Fl 2,6-7).

E o facto de o pai e o filho serem Deus por completo, isso não significa que existe dois deuses.

DEUS ESPÍRITO SANTO 

Sobre esta verdade, gostaria de primeiro dizer que essa outra pessoa da Santíssima Trindade é Deus porque é o Espírito de Jesus e seu pai, para principiarmos, são Paulo mostra quem é esta pessoa que muitos desconhecem, e dizem que é uma simples força e não uma pessoa. Act19,1-2).

Espírito santo como força

Nesse caso o Espírito Santo pode se manifestar como uma força, como mostrarei o Espírito santo vindo como uma força que nos motiva, (act1,8)

Espírito Santo como uma verdadeira pessoa

Outra coisa, o Espírito Santo não é apresentada só como uma força mas uma verdadeira pessoa e que se pode pecar contra ele. (Lc 12,10), tem duas pessoas que pela qual podemos pecar, Desse modo, não se trata de uma simples força, poderia até encerrar com essa explicação porque só assim já podemos ver a clareza dessa verdade. O Espírito Santo é pessoa. Ainda pode alguém dizer, isso não basta para provar tal afirmação, ai eu vou pedir para que vocês pensem um pouco comigo, já que muitos dizem que ele é uma força está bem. Digo então, será que uma força ensina? (Lc12,11-12.Jo 14,26), quem ensina é pessoa, ainda Jesus chama o mesmo Espírito de consolador (Jo 14,16-17) e diz que ele faz lembrar (Jo 14,26) ainda testifica (Jo 15,26) (2Sm23,2) ele anuncia e fala. Prestem bem atenção, que fala é uma pessoa, não uma força (Jo, 16,13-14), com isso é mostrado que o Espírito santo não é só a força de Deus, como pensam alguns, mas também pessoa, a bíblia nos diz que Deus enviou o Espírito de seu filho (Gl 4,6), e Jesus diz que o Espírito que vai enviar é da parte do pai (jo 15,26) agora eu pergunto para aquelas pessoas que dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa, quantos espíritos santo Deus enviou para nós, um ou dois? Só me resta dizer que um só Espírito que vem do pai e do filho.

Espírito Santo Deus verdadeiro

Para assim dizer doutra particularidade acerca do Espírito Santo como Deus, gostaria de dar primeiro um exemplo bem prático e verdadeiro. Darei o exemplo do espírito.

Primeiro, sabendo que temos um espírito, desse modo se tu sabes algo, quem melhor do que o teu espírito para distinguir o que você sabe? se ao espírito tudo penetra até mesmo as coisas mas oculta de você, é porque o Espírito de Deus tem uma faculdade de saber o que Deus sabe, também se é assim, só o Espírito de Deus sabe tudo sobre Deus (1cor 2,10-11), desse  modo ficamos a saber que o homem se conhece ele próprio, Deus também se conhece ele próprio e se o Espírito santo sabe tudo de Deus, assim como Jesus, é porque ele é Deus, ainda, somos templos de Deus  e o Espírito santo habita em nós(1cor 3:16).

Se somos templos de Deus e o Espírito Santo vive em nós é porque, o mesmo Espírito é Deus. Só há um Senhor, um Espírito e um mesmo Deus. Ainda, mentir ao Espírito santo é mentir para Deus (Act 5,1-4). Por isso Jesus mandou baptizar em nome do Pai do Filho e do Espírito santo. Mt 28,19.

São bem distintos e iguais (2cor 13,13). Diz santo Agostinho onde existe o amor existe a trindade. Um que ama, um que é amado e uma fonte de amor.

Concluindo então, o pai é Deus o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, não são três deuses, mas um só Deus em três, desde o antigo testamento a bíblia já faz a menção de um Deus trino, (Gn 1,26), não vai me dizer nessa passagem que Deus fez o homem com os anjos, além disso a bíblia nem diz que alguma coisa Deus pai fez com os Anjos, mas com o Espírito Santo e Jesus, a bíblia diz (Gn 1,1-2), (Jo 1,3-5). Além do mais a bíblia diz que os três são um só (1Jo 5,7).

Catecismo da igreja Católica

253) A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas só Deus em três pessoas: "a Trindade
Consubstancial". As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por
Inteiro: "O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e
O Filho, isto é, um só Deus por natureza". "Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a
Essência ou a natureza divina".
254) As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai",
"Filho", "Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são
Realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o
Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "E o Pai
Que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede". (CIC 253-254)

A graça de Deus pai, Deus filho, e de Deus Espírito Santo, e pela intercessão da bem-aventurada virgem Maria, em comunhão com todos os santos esteja com todos vocês.

Escrito: por Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário