domingo, 29 de junho de 2014

O Adultério






A tradição da igreja e a própria palavra escrita de Deus, sempre nos ensinam a gravidade do pecado do adultério que ela mesma condena, nós como ser humano e imagem fiel do criador somos chamados a uma vida de união total com Ele, e essa união reflecte também na união que nós uma vez casados, selamos a nossa vida para sempre ao lado de nossa companheira ou companheiro, a igreja também condena o pecado do adultério, isso no sexto mandamento do catecismo da igreja católica, sendo assim, o homem e a mulher devem ser sinais do amor e da fidelidade que Cristo tem para com sua igreja, ora, o adultério tira-nos a graça santificante, e só quem permanece nele nunca conheceu a Deus verdadeiramente, este pecado já era condenado desde a antiga aliança, Não cometas adultério (Ex 20,14). Jesus também condena o adultério duma forma ainda mais clara, mostrando que o adultério não é meramente um envolvimento, mas também uma intenção

27 «Ouvistes o que foi dito: "Não cometerás adultério".
28 Eu, porém, digo-vos: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração (Mt 5,27-28)

Se o antigo testamento condenava o adultério, Jesus também o faz, mas dizendo que toda intenção de desejo e sexualidade também é adultério, é por isto que a compreensão desse pecado a igreja entende como o conjunto de toda sexualidade humana.

2336 Jesus veio restaurar a criação na pureza de sua origem. No Sermão da Montanha, Ele interpreta de maneira rigorosa o plano de Deus: "Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerá adultério'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,27-28). O homem não deve separar o que Deus uniu. A Tradição da Igreja entendeu o sexto mandamento como englobando o conjunto da
Sexualidade humana (CIC 2336).

Uma vez casados, os dois não são mais dois, mas um só, e sendo um, tendem a aspirar a vida única da indissolubilidade, porque o que Deus une, nenhum homem jamais tem  autoridade de separar.

Por isso digo-vos: quem se divorciar da sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar com outra, comete adultério». (Mt 19,9)

O apóstolo São Paulo, da uma advertência quanto ao modo de viver dos casados:
10. Aos casados mando (não eu, mas o Senhor) que a mulher não se separe do marido.
11. E, se ela estiver separada, que fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu marido. Igualmente, o marido não repudie sua mulher. (1Cor 7,10-39)

O apóstolo são Paulo também alertava que o nosso corpo não é para impureza, mas para o Senhor (1Corintios 6,13-14), e porque o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. (1corintios 6,19). Se o nosso corpo não é para impureza, é porque é para pureza, desse modo, todo tipo de adultério não pode existir em nossas vidas, é bem verdade que não existe lares perfeitos, mas esse lema que é cantado em muitos lares, é sinónimo duma demonstração de debilidade, nós os que aspiramos as coisas do alto devemos nos robustecer em manter o nosso lar perfeito, se não fosse por isto, não teria sentido algum Jesus nos convidar a perfeição a que o pai quer e nos chama.

. Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. Mateus 5,48.

Escrito por: Benedictus Manuel


Sem comentários:

Enviar um comentário