terça-feira, 5 de setembro de 2017

Refutando o argumento a verdade a respeito do pai, do filho e do Espírito Santo, das Testemunhas de Jeová!




Neste artigo vou me restringir simplesmente refutar aquilo que está no livro da Sociedade Torre de Vigia, um argumento que se encontra no livro O que a bíblia realmente ensina?

No entanto, nas páginas 201 até 204, a seita na primeira pagina e no primeiro parágrafo começa afirmando que “AS PESSOAS que acreditam no ensino da Trindade dizem que Deus consiste em três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Alega-se que essas três pessoas são iguais, todo-poderosas e não tiveram princípio. Portanto, de acordo com a doutrina da Trindade, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas, mesmo assim, há um só Deus. (primeiro paragrafo sobre a verdade do Pai do Filho e do Espírito Santo do livro o que a Bíblia Realmente Ensina? Pag n 201)”

No primeiro parágrafo, a seita só reafirmou o que os católicos crêem e admitem, vale lembrar aqui que esse assunto será explicado a partir do princípio católico e não protestante, isso porque sabemos que há também várias seitas protestantes que deturpam a verdade da Trindade! 

253) A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas só Deus em três pessoas: "a Trindade consubstancial". As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: "O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza". "Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina".

254) As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai", "Filho", "Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "E o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede". (CIC 253-254)

Continuando, segue-se a outra citação da seita, no segundo parágrafo a STV afirma ainda: “Muitos que acreditam na Trindade admitem que não sabem explicar esse ensino. Ainda assim, talvez achem que se trata de um ensino bíblico. Vale notar que a palavra “Trindade” não aparece na Bíblia. Mas será que a Bíblia contém a ideia de uma Trindade? Para responder a essa pergunta, vejamos um texto que os defensores dessa doutrina citam com frequência”.

Não sei algumas ramificações protestante, mas se for a igreja católica a seita mente ao dizer que muitos que acreditam na Trindade admitem que não sabem explicar esse ensino, porque se assim não fosse, eu mesmo não me colocaria na posição de refutar esse desgosto da sociedade torre de vigia, e ainda que para dizer, que nós, não só achamos que essa crença se trata de um ensino bíblico mas como temos plena certeza de que é um ensino bíblico sim! É verdade que a palavra Trindade não aparece na bíblia, mas isso não significa que o ensino seja falso. Por exemplo a palavra bíblia e o número exacto dela não aparece nas Escrituras Sagradas, isso não torna ela falsa ou o nome bíblia falsa, e para eles ainda, beth-sarim, a vinda dos patriarcas, 1914 e outras não aparecem na bíblia, mas esse povo têm essas crenças como verídicas! Quanto a ideia de uma Trindade na bíblia, a bíblia sim tem e apresenta. Mas vele deixar no próximo parágrafo a seita citar supostamente os versículos que nós usamos com frequência como a seita alega mesmo, seguimos com o próximo:
                                          “O Verbo era Deus”
João 1:1 diz: “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Versão Almeida) Mais adiante no mesmo capítulo, o apóstolo João mostra claramente que “o Verbo (a palavra)” é Jesus. (João 1:14) No entanto, visto que o Verbo é chamado de Deus, alguns concluem que o filho e o Pai têm de ser parte do mesmo Deus.

Me parece claramente que a seita não tem uma posição certa de como se refere a trindade, se refere-se no modo de como pensam algumas ramificações protestantes ou no modo de como a igreja de Jesus crê, porque o que está claro nessa argumentação é que a seita pensa que o pai e o filho compõem um único corpo mas duas cabeças ou talvez três, porque em uma das revistas da seita, eles apresentam Deus com três cabeças para dizer que os trinitaristas crêem assim como eles ilustram, mas é pura mentira, porque As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai", "Filho", "Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "E o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede". (CIC 253-254) Desse modo, fica evidente o que é a Trindade segundo os católicos.

“Tenha em mente que essa parte da Bíblia foi escrita originalmente em grego. Mais Tarde, tradutores verteram o texto grego para outros idiomas. Muitos tradutores da Bíblia, porém, não usaram a frase “ o Verbo era Deus”. Por que não? Com base no seu conhecimento do grego bíblico, esses tradutores concluíram que a frase “ o Verbo era Deus” devia ser traduzida de modo diferente. Como? Veja alguns exemplos: “O logos (ou o verbo) era divino .” ( A New Translation of the bible) “O Verbo estava com Deus e era da mesma natureza que ele.” (The Translator´s New Testament) De acordo com essas traduções, o Verbo não é o próprio Deus. Em vez disso, devido à sua elevada posição entre as criaturas de Jeová, o Verbo (ou a palavra) é chamado de “um deus”. O termo “deus” aqui significa “poderoso”.

Para desmentir essa palhaçada que a seita faz ainda neste mesmo parágrafo, devemos salientar que embora a bíblia ter sido escrito em grego isso não refuta a ideia da Trindade nesta passagem, e por outra a seita afirma que muitos tradutores da bíblia não usaram a frase “ o Verbo era Deus” e que com base em seus conhecimentos do grego bíblico esses tradutores concluíram que a frase o verbo era Deus devia ser traduzida de modo diferente como: O Verbo era divino ou que era da mesma natureza que ele. Bem, se exista um TJ que estiver a ler essa matéria e quiser se colocar na posição de rebater isto, gostaria de pedir humildemente que me apresentasse os muitos tradutores da bíblia que não usaram a frase o Verbo era Deus, mas que traduziram de modo diferente como por exemplo o verbo era divino ou que era da mesma natureza. E, para dar a boa nova nesse povo ainda assim mesmo se baseando nessa tradução que a seita afirma que muitos tradutores traduziram de maneira diferente, como o Verbo era divino ou da mesma natureza, não contradiz o ensino da Trindade, afinal, a seita seguindo essa reta só está confirmando que Jesus é Deus, porque ele é da mesma natureza que o pai, isso porque Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: "a Trindade consubstancial". As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: "O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza". "Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a
essência ou a natureza divina". Quanto a frase onde a seita afirma que o Verbo não é o próprio Deus, se for a se referir a Deus pai, é claro que Jesus não é o seu pai, nem o pai o filho, mas cada um deles é Deus por inteiro. Agora o facto de o Verbo ser chamado de um deus como assim se expressa a seita e tradução de suas bíblias ( tradução do novo mundo), não quer meramente dizer que “deus tem sinonimia poderoso”, mas sim que o Verbo é da mesma essência ou natureza divina que o pai!

                                               Obtenha Mais Fatos

“A maioria das pessoas não conhece o grego bíblico. Como, então, você pode saber o que o apóstolo João realmente queria dizer? Pense neste exemplo: um professor explica um assunto aos seus alunos. No final, os alunos entendem a explicação de maneiras diferentes. Como podem resolver o assunto? Talvez pedindo mais informações ao professor. Sem dúvida, aprender fatos adicionais os ajudará a entender melhor o assunto. De modo similar, para entender o sentido de João 1:1, você pode encontrar no Evangelho de João mais informações sobre a posição de Jesus. Aprender fatos adicionais sobre esse assunto o ajudará a chegar à conclusão certa”.

Apesar deste exemplo ser bastante patético, porque exemplos desses nunca se dá a verdades teológicas, vamos tentar averiguar e de certeza rebater as informações adicionais que a seita tenta mostrar do mesmo professor, nesse caso que seria São João!

“Por exemplo, veja o que João escreveu no capítulo 1, versículo 18: “Nenhum homem jamais viu a Deus [ o Todo Poderoso].” No entanto, humanos viram Jesus, o Filho, pois João diz: “O Verbo [Jesus] se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua gloria.” (João 1:14, Al) Como, então, o filho poderia ser parte do Deus Todo-Poderoso? João disse também que o Verbo estava “com Deus”. Mas como pode uma pessoa estar com alguém e ao mesmo tempo, ser essa pessoa? Além do mais, conforme registrado em João 17:3, Jesus faz uma clara distinção entre ele e seu pai celestial. Ele chama seu Pai de “único Deus Verdadeiro”. E, quase no fim de seu Evangelho, João resume o assunto dizendo: “ Estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o filho de Deus.” (João 20:31) Note que Jesus não é chamado de Deus, mas sim de filho de Deus. Essas informações adicionais, fornecidas no Evangelho de João, mostram como João 1:1 deve ser entendido. Jesus, a palavra, é “um deus” no sentido de que ele tem uma alta posição, mas não é o mesmo que o Deus Todo-Poderoso”.

Acho que passarei toda vida a escrever para esses TJ que Jesus e o Pai não são uma única pessoa, mas o mesmo o que aquilo que um é!. Desse modo, os factos supostamente adicionais que a seita mencionou em João, não quer dizer absolutamente nada quanto a negação da Trindade. Por exemplo no capitulo 1, 18 só confirma a crença de que Jesus é Deus. Observe: A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer. João 1,18. No entanto essa citação que a seita mesmo deu, embora outras traduções traduzirem diferente, não aparecendo a palavra Deus para se referir ao Filho, não apoia a descrença na Trindade, mas a apoia, mostrando que o Pai e o Filho cada um é Deus por inteiro! Outra citação que a seita quer contradizer o ensino da Trindade é ainda João 1,14 que diz: 14. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. João 1,14, e ainda a seita questiona: Como, então, o filho poderia ser parte do Deus Todo-Poderoso? João disse também que o Verbo estava “com Deus”. Mas como pode uma pessoa estar com alguém e ao mesmo tempo, ser essa pessoa?

Pois bem, a seita faz confusão, Jesus e o Pai são pessoas totalmente diferentes, com certeza o Verbo se fez carne e habitou entre nós. O Verbo que é Jesus, o Filho Jesus que é Deus esteve no meio de nós, mas o Pai esteve nos céus! Mas a seita continua dizendo que Além do mais, conforme registrado em João 17:3, Jesus faz uma clara distinção entre ele e seu Pai celestial. Ele chama seu Pai de “único Deus Verdadeiro”. E, quase no fim de seu Evangelho, João resume o assunto dizendo: “ Estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o filho de Deus.” (João 20:31). Com certeza que Jesus tem razão ao distinguir-se do Pai, e isso é o que a igreja afirma. Que o Pai e o Filho são distintos! As pessoas divinas são realmente distintas entre si. "Deus é único, mas não solitário". "Pai", "Filho", "Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho". São distintos entre si por suas relações de origem: "E o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede". (CIC 253-254)

Quanto ao facto de Jesus chamar seu Pai de único Deus Verdadeiro é muito normal, afinal ele também era verdadeiro homem e também participou de certa ignorância humana. Jesus como homem igual a nós, pode dizer que a respeito daquela hora ninguém sabe nem mesmo ele (Mc13,32) participando da ignorância humana. E rezou ao Pai (Lc  22,41-42) como nós ainda, podia dizer que o Pai é maior do que eu (Jo14:28) de facto Cristo na sua condição de homem era inferior ao Pai até mesmo aos anjos (Hb2,9) por isso podia chamar a Deus de meu Deus (Mc15,34) (Jo, 20,17). Dizer que em tudo ele foi igual a nós. (homem) excepto no pecado (Hb 4,15). O livro aos Hebreus mostra também que o facto de Jesus chamar a Deus de único Deus, não significa que ele mesmo não seja Deus e igual ao Pai, porque nos diz que o próprio Pai também chama ao Filho de Deus! 8.ao passo que do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade. O cetro do teu Reino é cetro de justiça.
9. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade. Por isso, ó Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais que aos teus companheiros.
10. e ainda: Tu, Senhor, no princípio dos tempos fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos.
11. Eles passarão, mas tu permaneces. Todos envelhecerão como uma veste;
12. tu os envolvas como uma capa, e serão mudados. Tu, ao contrário, és sempre o mesmo e os teus anos não acabarão. (Hb 1,8-12)

Jesus o filho de Deus Pai, é Deus como o Pai, então as informações adicionais que a seita pensou em dar, cai abaixo porque não prova nada de que Jesus não é Deus.

                                               Confirme mais fatos

“Pense de novo no exemplo do professor e dos alunos, digamos que alguns ainda tenham dúvidas, mesmo depois da explicação adicional do Professor. O que poderiam fazer? Poderiam recorrer a outro professor em busca de mais informações sobre o mesmo assunto. Se o segundo professor confirmasse a explicação do primeiro, as dúvidas da maioria dos alunos talvez fossem sanadas. Da mesma forma, se você não tiver certeza sobre o que o escritor bíblico João realmente queria dizer a respeito da relação entre Jesus e o Deus Todo-Poderoso, poderá recorrer a outro escritor bíblico em busca de mais informações. Veja o que foi escrito por Mateus, por Exemplo. A respeito do fim do atual sistema mundial, ele citou as palavras de Jesus: “A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o pai” (Mateus 24:36) De que modo essas palavras confirmam que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso”?
“Jesus disse que o pai sabia mais do que o filho, Se Jesus fosse parte do Deus Todo-Poderoso, no entanto, ele conheceria os mesmos fatos que o pai. Portanto, o Filho e o Pai não podem ser iguais. Ainda assim, alguns dirão: Jesus tinha duas naturezas. Aqui ele falava como humano. Mas, mesmo que isso fosse assim, que dizer do espirito santo? Se o espirirto santo e o Pai são parte do mesmo Deus, por que Jesus não disse que o espírito santo sabia o que o pai sabia”?
“Ao continuar seu estudo da Bíblia, você conhecerá muitos mais textos bíblicos que se aplicam a esse assunto. Eles confirmam a verdade a respeito do Pai, do Filho e do espírito santo. –Salmo 90:2; Atos 7:55; Colossenses 1:15”.  

Desmitificando o antepenúltimo parágrafo, a seita dá um exemplo na busca de um outro narrador bíblico, baseando-se em Mateus 24, 36 onde mostra a ignorância de Jesus frente ao último dia. No entanto, isso não é prova alguma de que Jesus não é Deus e de jeito nenhum Mateus corrobora com o que João mencionou, uma coisa que a seita deve entender de uma vez, “sendo mais uma vez repetitivo” é que Jesus também é um verdadeiro homem, e podemos notar a bíblia dizendo que Deus enviou o seu filho nascido de mulher (Gl 4,4-5: Jo 1:14) para mostrar que ele é verdadeiro homem, a bíblia também nos diz que ele aprendeu a obediência sofrendo (Hb 5,8) ainda lendo os santos evangelhos verificamos que Cristo é igual a nós, ele cansava-se, (Jo, 4:6) dormia, (Mt, 8,24), comovia-se (Jo 11,33.12,27: Mt 26,37)  admirava (Mt 8,10) e até ele chorava (Jo11,35. Lc 19,41).

Jesus como homem igual a nós, pode dizer que a respeito daquela hora ninguém sabe nem mesmo ele (Mc 13,32) participando da ignorância humana. E rezou ao Pai (Lc  22, 41-42) como nós ainda, podia dizer que o pai é maior do que eu (Jo14:28) de facto Cristo na sua condição de homem era inferior ao Pai até mesmo aos anjos (Hb 2,9) por isso podia chamar a Deus de meu Deus (Mc 15,34) (Jo, 20,17). Dizer que em tudo ele foi igual a nós. (homem) excepto no pecado (Hb 4,15).

Entretanto isso não significa que Jesus não é Deus. “Facto corroborado já nos passos anteriores”.

No penúltimo parágrafo, o argumento é furado pois trata-se da mesma coisa com exceção ao Espírito Santo que a seita questiona: “Que dizer do espirito santo? Se o espirirto santo e o Pai são parte do mesmo Deus, por que Jesus não disse que o espírito santo sabia o que o pai sabia”? Lógico que a sociedade torre de vigia anda confusa de acordo com o assunto, Jesus não disse que o Espírito Santo sabia tudo que o Pai sabia, mas o apóstolo São Paulo diz que o Espírito Santo sabe tudo de Deus!

10. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.
11. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou. (1Cor 2,10-12)

“Notamos com esta citação, que a seita não só contesta o que não sabe como também a mesma não tem a interpretação autêntica dela, e ao continuar seu estudo da Bíblia e da Tradição, você conhecerá muitos mais textos bíblicos que se aplicam a esse assunto. Eles refutam o tema a verdade a respeito do Pai, do Filho e do espírito santo ensinada pela sociedade torre de vigia. Gn 1,1-2; Jo 1,3-5; 1Jo 5,7; Gn 1,26; 2cor 13,13; Act 5,1-4; Mt 28,19; Jo 15,26; Lc 12,10; Act19,1-2; Fl 2,6-7; Rm 9,5; Is 9,5; etc”.

Escrito: por Benedictus Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário