quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Uso de velas

    






                                              

Esse é um assunto bastante alarmante para os hereges cismáticos protestantes, o uso de velas nas nossas comunidades religiosas e em nossas casas, jamais foi prática ou rituais supersticioso ou inspiração da mesma como afirmam os chamados evangelicos. Pois bem, acho que carece de um conhecimento e de entendimento acerca do mesmo, porque certamente, lendo a bíblia, perceberemos que não existe algum mal nisso. Aliás a vela, ou seja, a sua luz representa simbolicamente a luz da presença de Deus, a luz do amor, da verdade, do afastamento das trevas, da regeneração dos fiéis no baptismo e da luz de Cristo que ilumina a todos.

Nunca foi maldade apresentar nas comunidades antigas lâmpadas acesas.

2 Ele perguntou: «Que vês tu?» Respondi: «Vejo um candelabro todo de ouro, que tem na ponta um reservatório de azeite e sete lâmpadas nos sete bicos que há na extremidade.(Zacarias 4,2)
20. Ordenarás aos israelitas que tragam para o candelabro, óleo puro de olivas esmagadas, a fim de manter acesa a lâmpada continuamente.(Ex 27,20)

37. Farás sete lâmpadas, que serão colocadas em cima, de maneira a alumiar a frente do candelabro (Ex 25,37)

1. O Senhor disse a Moisés: “Dize a Aarão o seguinte:
2. quando colocares as lâmpadas dispô-las-ás sobre o candelabro de modo que as sete lâmpadas projetem sua luz para a frente do mesmo candelabro.”
3. Aarão assim fez, e colocou as lâmpadas na parte dianteira do candelabro, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
4. O candelabro era feito de ouro batido: seu pé, suas flores, tudo era de ouro batido; e foi feito segundo o modelo que o Senhor tinha mostrado a Moisés.( Nm 8,2-4)

37. o candelabro de ouro puro, suas lâmpadas, as lâmpadas que se deviam dispor nele, todos os seus acessórios e o óleo para o candelabro(Ex 39,37)

8. óleo para o candelabro, aromas para o óleo de unção e para o incenso odorífero(Ex 35,8)

1. O Senhor disse a Moisés:
2. “Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter, continuamente, acesas as lâmpadas do candelabro.
3. Aarão prepará-las-á fora do véu do testemunho, na tenda de reunião, a fim de que elas queimem continuamente, da tarde à manhã, diante do Senhor.
4. Disporá as lâmpadas no candelabro de ouro puro, para que queimem continuamente diante do Senhor.(Lv 24,1-4)

9. Tomarão um pano de púrpura violeta para cobrir o candelabro, suas lâmpadas, suas espevitadeiras, seus cinzeiros e os recipientes de óleo necessários ao seu serviço.(Nm 4,9)

16. Eleazar, filho do sacerdote Aarão, cuidará do óleo do candelabro, o incenso aromático, a oblação perpétua e o óleo para a unção, bem como da vigilância de todo o tabernáculo, com tudo o que contém, e do santuário com todos os seus utensílios.”(Nm 4,16)

A Igreja primitiva também possuía lampadas em suas primeiras comunidades

8. Havia muitas lâmpadas no quarto, onde nos achávamos reunidos.( Act 20,8)

Claramente se vê que a própria bíblia mostra exemplos claros do que sucedia nas comunidades antigas, começando do templo de Jerusalém, possuía muitas lâmpadas, as velas na Igreja Católica refletem essas lâmpadas e o que significava para os fiéis. Ora, se os protestantes recriminam isso da Igreja, o simples facto de a Igreja Católica usar velas nos seus templos e nos momentos oratórios, é claro que eles criticam Deus e os primeiros cristãos. Agora, quem são os protestantes perante Deus? Quem são os protestantes perante os primitivos cristãos? Sendo assim, esse assunto, parte de mais uma perseguição contra a mulher, o dragão nada sabe a respeito das coisas divinas, e seus filhos também.

As velas representam a luz da presença de Deus, porque ele é para os fiéis aquilo que ilumina o mundo e que dissipa as trevas, 2 Samuel 22,29; 1Samuel 3,3), representam a luz do amor, porque foi pelo amor de Deus, que ele nos tirou das trevas para sua luz admirável, 2Pedro 2,9, representa a luz da verdade que é Jesus, João 1,9; 3,19; 8,12; 12,46, representa a luz  da regeneração dos fiéis no batismo, Mateus  5,13-15, e da luz de Cristo que ilumina a todos. Portanto, quando acendemos uma vela em oração, não é acção supersticiosa, mas acendemos como significação da presença da luz que é Jesus no meio de nós, assim, como as lâmpadas representavam no AT a luz da presença de Deus no templo e no seu povo. Agora, dizer que a Igreja Católica usando isso recorda os ritos da macumba é dizer que a bíblia o faz de igual modo. Desse modo, se para os protestantes isso é macumbaria, então para eles o que Jesus fez seria muito mais do que o mesmo.

6. Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego( Jo 9,6)
33. Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.
34. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te!
35. No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente.
36. Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam.
37. E tanto mais se admiravam, dizendo: Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!(Mc 7,33-37)

Se o uso de velas relembra os ritos da macumba para os protestantes, acredito que isso para eles reflete muito mais a mesma coisa, ou seja, estaria acima da macumba .

11. Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos;
12. e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos.(Actos 19,11-12)

Com certeza para os protestantes Deus era  macumbeiro, pois fez até mesmo que os lenços e panos de Paulo, curasse quem tocava neles, isso para não mencionar a sombra de Pedro, que também as pessoas acreditavam que ao menos a sombra de um simples apóstolo os curasse, Actos 5,15-16).

Contudo, podemos ver diante dos factos, que o uso de velas nas comunidades e até em casa nos momentos de orações ou nos santuários não é mal e nunca foi, se assim não fosse, Deus seria o primeiro a cometer esse erro, mas como Deus está certo, nós católicos também estamos.

Por: Benedictus Manuel


1 comentário:

  1. Ótimo texto amigo. Sem dúvida nenhuma, a igreja católica está graus acima de todo "protestantismo" obscuro.

    ResponderEliminar