quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Quem é Jesus Cristo ?


Existe várias explicações e pensamentos sobre quem é Jesus, escutamos as religiões, os ateus, os crentes e as demais denominações cristãs. Essa tentativa de saber quem é Jesus não vem do século XXI, mas desde os tempos da existência do mesmo personagem. Os fariseus, os Judeus, os Samaritanos e os demais também davam suas respostas sobre quem era aquele homem misterioso. Mas, um pescador humilde e seguidor deste homem respondeu corretamente sobre revelação quem era aquele homem Mateus 16,13-16. Afinal quem é Jesus Cristo? Sobre esta particularidade explicarei a verdade a respeito deste homem que foi mais do que um verdadeiro homem na voz da revelação da Igreja, assim como Pedro respondeu na voz da revelação de Deus.Jesus quer dizer em hebraico, "Deus salva". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade e missão. CIC 413. Este é o nome que denota a missão de Jesus, ele é assim o salvador do mundo, é aquele que veio estabelecer a união entre Deus e seus filhos, portanto Jesus é a nossa salvação, é a nossa esperança viva.


Este homem é inteiramente Deus, é um Deus que não se valeu de sua grandeza, se rebaixou assemelhando-se aos homens e pior ainda morrer como um qualquer, como um marginal, um desqualificado, um estrangeiro na sua propria pátria. É comum nós olharmos para as demais religiões e cada uma delas com o seu profeta, mas um só deve ser verdadeiro, um só deve trazer a vida, um só deve unir a humanidade com Deus. Este é Jesus, o Deus do Cristianismo, nascido aproximadamente no século um, tendo uma mãe chamada Maria, uma jovem nobre e humilde, se tornou a mãe do Deus menino. Tinha um homem também que dara testemunho deste Jesus, ele o designou o maior de todos, João Baptista testemunhou que Jesus era o messias que devia vir ao mundo. Então os homens precisam voltar ao maior dos profetas, para aquele que tem a luz perfeita e é capaz de iluminar o mundo inteiro João 1,9. Jesus tem os ensinamentos santos, não ata fardos pesados aos seus seguidores, ao contrário seu mandamento não o beneficia em nada, mas unicamente ao próprio homem, pois quando ele nos diz para amar a Deus é porque os benefícios não serão para Deus, mas para nós mesmo, ou talvez quando ele nos diz para amar o próximo, é para que o bem todo depositado a outrem se volte para nós. Cristo veio nos ensinar que o homem está acima de toda a lei humana, e que a lei só tem sentido com a existência humana, contrariando todos aqueles que quisessem rebaixar a dignidade humana por uma tradição ou mandamento fútil, Jesus nos prometeu e nos deu a liberdade, não uma liberdade aparente, mas aquela de sermos filhos de Deus, de nos sentirmos igual a ele, com plena capacidade de chamar a Deus "Abba" que quer dizer pai, nos fez sentir-se seu irmão e de ficarmos mais próximo do céu. Então é necessário que todos os homens voltem-se a ele, que sejam libertos da escravidão do pecado e das leis infrutíferas. Fazei uma comparação com Maomé, os seguidores destes podem quebrar o amor, os homens tendo várias mulheres, os homicidas também serem mortos e as mulheres serem marginalizadas onde o orgulho masculino fala mais alto. Já Jesus Cristo nos ensina diferente, que desde o principio Deus fez homem e mulher para serem um, Mateus 19,6 e que esta união está acima de qualquer outro preceito humano ou beneficio orgulhoso do próprio homem. As leis destes profetas são uma autêntica fraude, é por isso que ninguém mais pode completar o que Cristo já completou e aperfeiçoou. Mateus 5, 17. Cristo é aquele que é amor, não rejeita ninguém, mesmo quando te sentires que já não tens nada a dar para ele, mesmo se te sentes abandonado pelo mundo ou que ninguém mais te quer, ele te acolhe e te faz provar do seu amor, das suas dóceis palavras e te dá o verdadeiro descanso não distante dele, mas bem próximo dele Mateus 11,28. Estar com este Jesus, poder partilhar da sua presença é um grande alívio da alma, só os que estão com ele podem sentir isto, pois foi este sentimento que o mais velho Simeão teve ao ver aquele que trouxe a vida. Lucas 2, 25-32. 

Jesus veio unir os corações quando o homem não sabia como se reencontrar com o seu criador, é por isto que ele é a esperança dos fiéis, daqueles que o esperam, os falsos profetas vieram e se foram sem nenhuma promessa de volta, mas Jesus é aquele que vai e não nos deixa só, nos envia seu Espírito para que nos console nos momentos de angústias e que permaneça connosco até que ele manifeste a sua parusia, o grande dia. Mas além disto, é alguém que decidiu ficar ainda connosco de outro modo, na eucaristia se fazendo de alimento para nós. Com isto meus amados irmãos quero dizer para não seguirmos mais qualquer profeta, analisemos tudo e procuremos o supremo bem que é Deus Trindade Santa. Portanto, Jesus é o Rei dos reis, Senhor dos senhores, Profeta e salvador dos profetas, acima de tudo Deus Bendito, Louvado pelos Séculos dos Séculos. Amém  

Escrito por: Benedictus Manuel

Esplendor da Verdade Católica 

Sem comentários:

Enviar um comentário